Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

PROGRAMAÇÃO PELO DIA MUNDIAL DA VOZ VAI ENVOLVER MAIS SEIS ESCOLAS DA REDE
12:42 Sexta-feira, 16 de Abril de 2010

Cerca de 1.300 alunos e 110 professores de seis escolas municipais do Recife vão participar, da próxima segunda (19) a quarta-feira (21), da programação educativa do Dia Mundial da Voz, que está sendo comemorado nesta sexta-feira (16). As atividades integram a campanha “Seja amigo de sua voz”, que é realizada nacionalmente pela “Sociedade Brasileira de Laringologia e Voz”, com coordenação local do Conselho Regional de Fonoaudiologia.

Na capital pernambucana a campanha está envolvendo as secretarias municipais de Saúde e Educação, Esporte e Lazer, o Hospital do Câncer e as universidades Católica (Unicap) e Federal de Pernambuco (UFPE). “Cada instituição envolvida está fazendo a sua parte, em suas respectivas sedes. No nosso caso, as ações estão sendo levadas para sete escolas, com apresentações culturais e distribuição de maças, garrafinhas com água mineral, marcadores de livros e cartilha educativa”, explica a diretora de Gestão de Pessoas da Secretaria de Educação, Laura Fragoso.

A abertura dos trabalhos na rede municipal aconteceu na manhã desta sexta-feira (16), na Escola Municipal Rozemar de Macedo Lima, em Casa Amarela, e contou com a presença do secretário de Educação, Esporte e Lazer, Cláudio Duarte. Ele falou com as crianças, entre quatro e sete anos, de forma descontraída, perguntando o que faltava na escola e que evitassem gritar e falar muito alto para preservar a voz. “Se vocês abusarem vão ficar roucos e não poderão falar direito com os coleguinhas, os professores, papai e mamãe em casa”, aconselhou.

A abertura da campanha também foi acompanhada pela gerente de Atendimento ao Servidor, Gicélia Lyra, a gerente de Acompanhamento Funcional, Isabel Barros, e o diretor da escola, Antônio Carlos Figueiroa, além de professores e funcionários. Já a parte lúdica do encontro foi comandada pelos animadores culturais da rede de ensino, José Ramos e Rodrigo Félix.

Programação - Na rede municipal, as atividades da campanha “Seja amigo de sua voz” serão repetidas na próxima segunda-feira (19), a partir das 9h, na Escola Sede da Sabedoria, em Santo Amaro, e às 15h, na Municipal Campina do Barreto. Em Cajueiro. Na terça (20), o evento prossegue nas escolas Nilo Pereira, em Casa Amarela (às 9h) e Senador José Ermírio de Moraes, na Várzea (a partir das 15h). No dia 22, último dia do evento, serão contempladas as escolas municipais Miguel Arraes de Alencar (Estância) e Henoch Coutinho (Pina), às 9h e 15h, respectivamente.

Saiba mais - Considerando a voz um instrumento básico de trabalho do professor e a ocorrência de distúrbios vocais entre esses profissionais, a Secretaria de Educação implantou em 2001 o Programa Educando com Voz Saudável. Esse programa era realizado através de palestras educativas no Centro Administrativo Pedagógico, na Ilha do Leite.

A partir de 2009, o programa foi reestruturado com a promoção de oficinas nas próprias escolas da rede. No ano passado as atividades envolveram 760 professores de 35 unidades de ensino. Ainda neste 1º semestre de 2010 as oficinas serão retomadas, com a ampliação do número de escolas atendidas.

Matérias Relacionadas
- Csurb participa de Seminário de Integração
- João da Costa prestigia posse da nova diretoria da Ademi-PE
- João da Costa assina decreto que beneficia pequenos empreendedores
- ExpoAgro recebe artesãos do Prodarte até domingo
- Prefeitura paga Auxílio-Moradia de abril
- PCR comemora o Dia Mundial da voz
- João da Costa entrega obras de contenção no Alto Santa Terezinha
- Prefeito visita obras de requalificação no prédio da PCR
- Procon inscreve alunos para oficina de Metareciclagem
- PCR reforça sinalização no pavimento de importantes avenidas
- João da Costa entrega obras de contenção no Alto Santa Terezinha
- Prefeito do Recife assina decreto que regulamenta Empreendedor Individual
- Prefeito entrega reforma de creche e visita obras do edifício-sede
- João da Costa lança Operação Inverno 2010
- Filmes para as mulheres são exibidos em Santo Amaro
- Prefeito entrega certificados do programa “Lição de Vida”
- PCR participa de Seminário sobre Políticas Públicas de Juventude
- João da Costa lança Operação Inverno 2010
- Conselho Municipal da Juventude realiza primeira reunião ordinária
- Prefeito apresenta Projeto de Lei para viabilizar Polo Jurídico na Ilha Joana Bezerra


Enviar    Imprimir