Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

INAUGURAÇÃO DE BIBLIOTECA ESCOLAR ABRE SEMANA DO LIVRO INFANTIL
19:16 Segunda-feira, 19 de Abril de 2010

A Semana do Livro Infantil na rede municipal de ensino foi aberta, nesta segunda-feira (19), com dois eventos culturais na Escola Municipal André de Melo, na Estância. Pela manhã, cerca de 200 alunos, entre sete e 12 anos, participaram, entre 9h e 11h, de rodas de leitura com as presenças dos escritores de obras infantis Luciano Pontes e Jeane Siqueira. À tarde, a partir das 15h, os alunos e professores comemoraram a entrega das obras de requalificação da biblioteca Valdeci Rabelo Álvares Camello, dentro das ações do Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores.

A semana, que prossegue até sexta-feira (exceto o dia 21), presta uma homenagem ao Dia Internacional do Livro Infantil e aniversário de nascimento de Monteiro Lobato, comemorados neste domingo (18), além do aniversário de nascimento de poeta Manuel Bandeira e 5º ano de criação do Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores, que transcorrem hoje (19). Nesta terça-feira (20), às 9h, será a vez dos alunos da Escola Municipal Divino Espírito Santo (Caxangá) comemorarem a entrega da biblioteca da unidade de ensino. Ainda na escola, às 15h, acontece mais uma roda de leitura, também com a presença da escritora Jeane Siqueira.

Após o feriado, no dia 22, a programação da Semana do Livro Infantil será levada para a Escola Municipal Professora Maria da Paz Brandão (Sancho), com roda de leitura, a partir das 9h, com a escritora Lenice Gomes, seguida, às 15h, da inauguração da biblioteca escolar. Na sexta-feira (23), às 9h, será inaugurada a biblioteca da Escola Municipal Almirante Soares Dutra (Cabanga), enquanto às 15h, a escritora Jeane Siqueira promove e os alunos da unidade participam de mais uma roda de leitura.

Ainda na Soares Dutra, durante a solenidade de inauguração da biblioteca, haverá o lançamento oficial do 1º Festival de Leitura e Escrita da Rede Municipal do Recife, além da nova fase do Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores. Na ocasião, serão divulgados os detalhes da nova fase do programa e o cronograma de atividades do festival.

FESTA - Com investimentos de R$ 18 mil repassados diretamente pela Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, a Biblioteca da Escola André de Melo ganhou novos móveis, como mesinhas, cadeiras e estantes, novos equipamentos, como computador, TV e datashow, e melhoria e ampliação do acervo, que duplicou de mil para 2 mil o número de exemplares, principalmente obras paradidáticas de autores consagrados, como Manuel Bandeira e Monteiro Lobato.

A festa, com direito a declamação de poesias, leitura de cordel e músicas infantis, foi acompanhada pela diretora da unidade, Cláudia Lucy Silva, vice-diretora, Josete Souza e o coordenador do Programa Manuel Bandeira, Conrado Falbo, além da escritora Jeane Siqueira. A diretora Cláudia Lucy ressaltou a importância do novo espaço para motivação e desenvolvimento escolar de seus 925 alunos, da educação infantil às turmas de Educação de Jovens e Adultos. “Valeu a espera, pois nossa biblioteca está bem mais atraente e com muito mais opções de estudo e pesquisa para nossos alunos”, afirmou.

Já entre os alunos, a alegria estava em cada rosto. Era o caso de Rafael Domingues, de 14 anos, que costuma frequentar a biblioteca diariamente. “Antes nossa biblioteca estava um pouco fraca, mas mesmo assim eu sempre ia buscar alguns livros. Agora ela está bonita e mais completa. Com certeza, tanto eu quanto meus colegas vamos ler muito mais a partir de agora”, frisou, com um grande sorriso.

Matérias Relacionadas
- Alunos da Rede Municipal de Ensino conhecem de perto cultura indígena
- PCR participa de teleconferência para expansão do Programa Bolsa Família em 2010
- PCR promove Semana do Livro Infantil
- PCR promove Semana dos Povos Indígenas
- João da Costa inaugura requalificação da creche Dr. Albérico Dornelas
- João da Costa entrega diplomas do programa Lição de Vida
- Alunos vinculados ao Bolsa Escola Participam de evento cultural
- RELAÇÃO DAS 32 ESCOLAS-NÚCLEO E DOIS POLOS
- Inscrições para o ProJovem Urbano seguem até sexta
- Professores de Educação infantil participam de seminário na Unicap
- Prefeitura promove seminário para professores de educação infantil
- Cursos Profissionalizantes atraem milhares de recifenses
- PCR inicia formação continuada dos dirigentes e vice-dirigentes escolares
- Inscrições para o ProJovem Urbano do Recife serão até dia 12
- RELAÇÃO DAS 32 ESCOLAS-NÚCLEO E DOIS POLOS
- Teatro de Santa Isabel recebe mães do Bolsa Escola
- Olimpíada de Matemática vai contar com a participação de 21.258 alunos da rede
- Lição de Vida forma primeiras turmas de alfabetização
- Prefeitura oferece 3.381 vagas em cursos profissionalizantes
- Cursos:


Enviar    Imprimir