Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

PCR PROMOVE TERCEIRA EDIÇÃO DE CURSO SOBRE A HISTÓRIA DA CIDADE
18:20 Terça-feira, 20 de Abril de 2010

Imagine conhecer a história do Recife desde a época em que era uma vila, até alcançar a configuração atual, passando pela origem dos pontos turísticos mais importantes e de bairros do centro e do subúrbio. Além disso, saber as minúcias das famílias tradicionais, das ordens religiosas que ditavam as normas da política e de como a sociedade devia se comportar. Pois bem, esses e outros temas estão sendo abordados na terceira edição do curso ‘Cultura, Cidade e Cotidiano’, promovido pela Gerência de Formação Cultural da Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR), desta terça-feira (20), até o próximo dia 30 deste mês, na Faculdade Maurício de Nassau.

As aulas são um verdadeiro convite ao universo histórico e cultural da Cidade. Devido à grande demanda de interessados em saber como nasceu e como o Recife foi evoluindo até os dias atuais, mais de 200 pessoas se dividem em duas salas de aula. As orientações são repassadas pelos historiadores Mário Ribeiro, da FCCR, e por Carlos André Silva de Moura, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). “No início, há dois anos, pensamos em criar um encontro onde seriam discutidos dados históricos da Cidade. Mas a demanda aumentou e o evento foi crescendo e gerando muito interesse pelo público-alvo. E esse interesse nós comprovamos aqui, vendo duas salas de aula repletas de gente”, complementa Mário.

Ainda de acordo com o historiador, a ideia é abordar a configuração dos espaços dos bairros centrais do Recife e alguns subúrbios, quais as suas metamorfoses, o diálogo com as expressões culturais e as festas populares como o São João, o Carnaval e os festejos natalinos. “Vamos fazer aulas expositivas, exibição de filmes e discussão de textos teóricos, mas teremos também aulas práticas, com um city-tour pelas ruas do centro histórico do Recife, uma visita ao acervo do Museu do Homem do Nordeste e uma visita à sede do Maracatu Estrela Brilhante, onde teremos uma palestra com Dona Marivalda, que é rainha daquela agremiação”, explica.

O foco do curso, que acontece das 14h às 17h30, é despertar a sensibilidade por meio de um olhar crítico para a valorização e preservação cultural do Recife. Para a guia em Turismo Elaine Batista, a oportunidade é ímpar. “Tive a sorte de participar pela segunda vez deste curso. Este ano, a carga horária está bem maior, ao contrário dos cinco dias da edição passada. Este curso é ideal para quem quer realmente conhecer a história do Recife. Ainda contamos com explicações bem ‘mastigadinhas’ por parte de Mário, um excelente professor”, ressalta.

Matérias Relacionadas
- Festival de Dança seleciona espetáculos para 2010
- Prefeitura apresenta projeto do Paço do Frevo à sociedade civil
- PCR e Fundarpe anunciam vencedores do Ary Severo / Firmo Neto
- Líder messiânico é tema de evento do Museu de Arte Popular
- Jornalismo e literatura em debate no Porto das Letras
- Mamam e Cfav abrem inscrições para workshop gratuito de Crítica de Arte
- Abertas inscrições do I Fórum de Gênero do Recife
- 10ª edição do Festival Pernambuco em Dança movimenta o Recife
- Terça Negra é opção de lazer na véspera do feriado de Tiradentes
- Exposição de Braz Marinho leva comerciantes ao museu
- Estudantes do Bolsa Escola acompanham apresentação cultural
- Avatar continua em cartaz no Cinema do Parque
- Frevoteca é inaugurada na Escola de Frevo Maestro Fernando Borges
- Sexta-feira de muito rock no Pátio de São Pedro
- A peça As Novas Aventuras dos Três Porquinhos volta ao Sítio Trindade
- Braz Marinho em exposição no Mamam no Pátio
- PCR divulga resultado das Bolsas de Incentivo à Formação do CFAV
- Prefeitura inaugura biblioteca da Escola de Frevo
- Governos Municipal, Federal e comunidades discutem propostas para equipamentos culturais
- Produtores Culturais formados pelo Programa Multicultural participam de Seminário


Enviar    Imprimir