Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

PROFESSORES RECÉM-CONTRATADOS DA REDE MUNICIPAL PASSAM POR CURSO DE FORMAÇÃO
19:06 Sexta-feira, 23 de Abril de 2010

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, realizou um Curso de Formação voltado para os 98 professores recém-contratados da rede municipal de ensino. O encerramento das oficinas aconteceu nesta sexta-feira (23), na Diretoria Geral de Tecnologia para Cidadania (DGTEC), no bairro da Boa Vista.

O curso tem o objetivo de melhor capacitar os profissionais, que, a partir desta segunda-feira (26), passam a trabalhar nas unidades de ensino. “Essa formação vem oferecer mais subsídios aos professores, procurando articular saberes e competências, oferecendo instrumentos que permitam a eles chegar melhor preparados à sala de aula”, informou a gerente de 1º e 2º ciclos de Aprendizagem, Mariza Augusta.

Foram sete encontros, iniciados no último dia 14 – um dia após a nomeação dos profissionais – onde foram tratadas diversas temáticas, como a organização do Sistema de Ensino em ciclos de aprendizagem, questões de gênero, sexo, identidade, cultura e relação étnico-racial, além da importância da leitura e das novas mídias no processo de ensino e aprendizagem.

Segundo Mariza, “a utilização da tecnologia no processo educacional foi uma novidade no curso de formação, pois, além de a rede disponibilizar notebooks para os professores, queríamos que os profissionais soubessem a importância da utilização dessas ferramentas no dia a dia da sala de aula”. Além disso, a mediação de leitura, que foi ministrada por profissionais do Programa Manuel Bandeira, “ganha uma nova dimensão, uma nova funcionalidade, trazendo componentes que propiciem uma melhor utilização da leitura em sala, a oralidade e o estímulo também aos alunos”, completa a gerente.

O desenrolar dos encontros do curso de formação foi bastante benéfico, dizem os professores. É o caso de Patrícia Barreto Campello, que há 26 anos é professora da rede particular e agora encara um novo desafio. “Espero que a minha bagagem me possibilite abrir caminhos para a prática nessa nova experiência, com um trabalho diferenciado. Eu fiquei maravilhada em encontrar uma rede muito preparada, com uma capacitação de excelente nível e um acervo indiscutível na escola onde eu estou lotada”, disse a professora, que, nesta segunda-feira, começa a lecionar na Escola Municipal Alto Santa Terezinha, na RPA-02.

Já Sandra Anacleto agora se efetiva na condição de professora, função que já exerce há 18 anos, na Escola Municipal Anita Paes Barreto, no Fundão, também RPA-02. “Eu fiz questão de fazer a capacitação porque a Educação muda a cada dia e é preciso se atualizar, conhecer novas discussões. Parece que tudo é novidade quando a gente gosta de fazer o que faz e eu considerei bastante positivo”, declarou.

Matérias Relacionadas
- Centro Profissionalizante Vila dos Milagres comemora seis anos
- Secretário participa de encontro sobre os 50 anos do MCP
- PCR inaugura biblioteca na Escola Municipal Divino Espírito Santo
- Inauguração de biblioteca escolar abre semana do livro infantil
- Alunos da Rede Municipal de Ensino conhecem de perto cultura indígena
- PCR participa de teleconferência para expansão do Programa Bolsa Família em 2010
- PCR promove Semana do Livro Infantil
- PCR promove Semana dos Povos Indígenas
- João da Costa inaugura requalificação da creche Dr. Albérico Dornelas
- João da Costa entrega diplomas do programa Lição de Vida
- Alunos vinculados ao Bolsa Escola Participam de evento cultural
- RELAÇÃO DAS 32 ESCOLAS-NÚCLEO E DOIS POLOS
- Inscrições para o ProJovem Urbano seguem até sexta
- Professores de Educação infantil participam de seminário na Unicap
- Prefeitura promove seminário para professores de educação infantil
- Cursos Profissionalizantes atraem milhares de recifenses
- PCR inicia formação continuada dos dirigentes e vice-dirigentes escolares
- Inscrições para o ProJovem Urbano do Recife serão até dia 12
- RELAÇÃO DAS 32 ESCOLAS-NÚCLEO E DOIS POLOS
- Teatro de Santa Isabel recebe mães do Bolsa Escola


Enviar    Imprimir