Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

PREFEITURA E OBSERVATÓRIO DO RECIFE ASSINAM CONVÊNIO PARA SUBSIDIAR POLÍTICAS PÚBLICAS
00:00 Segunda-feira, 26 de Abril de 2010

O prefeito João da Costa assinou, nesta segunda-feira (26), convênio de cooperação técnica com o Observatório do Recife para criar um sistema de indicadores que subsidiem a formulação e a implementação das políticas públicas municipais. O ato de assinatura aconteceu na Sala de Reunião do Gabinete do Prefeito, no 9º andar do edifício-sede da PCR, e contou com a presença de diversos secretários municipais e representantes do Observatório do Recife.

O convênio de cooperação técnica e administrativa firmado visa à obtenção, construção e divulgação de indicadores sociais relativos a temas considerados prioritários para a administração pública, como: Saúde, Educação, Espaço Urbano e Mobilidade, Acessibilidade, Meio Ambiente, Conservação, Moradia e Saneamento, Segurança, Trabalho, Renda e Desigualdade, Juventude, Receita e Despesa e Governança. O acompanhamento desses indicadores subsidiará a PCR no desenvolvimento de políticas públicas eficazes para a melhoria da qualidade de vida e ações de combate à desigualdade social.

Para o prefeito do Recife, o momento é de grande alegria, pois esse convênio traduz o slogan da gestão, como filosofia e opção de governo. “As ações para cuidarmos da nossa cidade não envolvem apenas o poder público, mas também a participação de forma articulada da sociedade civil”, afirmou. Ainda segundo João da Costa, a gestão usará os indicadores dos problemas da Cidade como nova forma de pensar o governo. “Por meio do conhecimento, dos indicadores e da informação, a sociedade e o governo poderão, juntos, construir pontes para buscar aquilo que há de melhor para a sociedade. O objetivo desse convênio resultará em políticas públicas para melhorar a vida dos recifenses”, concluiu.

Segundo a secretária especial de Planejamento e Gestão do Recife, Evelyne Labanca, o primeiro contato entre o governo municipal e o Observatório do Recife foi realizado em maio de 2009, já tendo em vista a importância da parceria para a Cidade. “Os números e indicadores servem para auxiliar o gestor público a melhor avaliar os resultados. Essa parceria vem auxiliar a gestão a fazer mais, contribuindo com o conhecimento e ajudando o governo a fazer um Recife cada vez melhor. Medir a realidade é a única forma de melhorá-la cada vez mais”, afirmou a secretária. Para a representante do núcleo executivo do Observatório Recife, Carmem Cardoso, “a intenção do convênio não é apenas apresentar um levantamento de reivindicações, mas também trazer novas proposições e agregar o conhecimento dos especialistas do Observatório do Recife para a gestão”.

Um Plano de Trabalho foi desenvolvido em parceria entre a PCR e o Observatório do Recife, a partir de uma visão estratégica que considera pontos importantes destacados do Programa de Governo e do Plano Plurianual, com base na adoção de uma sistemática de monitoramento de indicadores por Eixos Temáticos: Desenvolvimento Econômico; Desenvolvimento Urbano e Ambiental; Gestão Democrática e Eficiente; e Políticas Sociais. Esses eixos se subdividem em dez objetivos estratégicos que já norteiam a ação municipal.

Observatório do Recife - É um projeto que reúne 28 instituições não governamentais da capital e integrante da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, organização que congrega 21 cidades do país. O trabalho do Observatório consiste em agrupar e avaliar os índices sociais da cidade, bem como formular e acompanhar um conjunto de metas de curto, médio e longo prazo. Posteriormente, serão agregados novos dados estratégicos, que podem trazer detalhamento das informações por região ou bairro, e análises comparativas com outras cidades do país. O Observatório do Recife acompanha tendências de experiências de sucesso realizadas por sociedades civis organizadas no Brasil e em outros países da América Latina.

Matérias Relacionadas
- 2º Norte/Nordeste de Voleibol Sentado movimentou o Geraldão
- Prefeitura e Observatório do Recife assinam convênio nesta segunda-feira
- Prefeito dá a partida para o 1º Festival de Leitura e Escrita
- Encontro homenageia cinqüentenário do Movimento de Cultura Popular
- PCR participa de Congresso Internacional de Cidadania Empresarial
- Artesãos expõem em bairros do Recife neste fim de semana
- Ação de Descarte e Limpeza no Mercado de Afogados
- João da Costa lança 1º Festival de Leitura e Escrita da Rede Municipal de Ensino
- Prefeitura oferece serviços gratuitos no Mercado de Afogados
- Prefeitura do Recife lança Ciclo do Orçamento Participativo 2010
- Técnicos da Codecir orientam moradores do Jordão
- Mulheres escolhem ações no fórum de prioridades na RPA3
- Ações educativas chegam ao bairro do Jordão
- Parceria entre Prefeitura e Governo garante investimentos de R$ 60 milhões
- PCR divulga abre e fecha no feriado de Tiradentes
- Prefeitura presta assistência a moradores atingidos por incêndio
- Secretaria de Serviços Públicos dá continuidade a seminário de integração
- Programação pelo Dia Mundial da Voz vai envolver mais seis escolas da rede
- Csurb participa de Seminário de Integração
- João da Costa prestigia posse da nova diretoria da Ademi-PE


Enviar    Imprimir