Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Assistência Social

ASSISTÊNCIA SOCIAL PROMOVE CAPACITAÇÃO SOBRE O CADÚNICO
00:00 Terça-feira, 27 de Abril de 2010

Começou nesta terça-feira (27), a capacitação da segunda turma dos profissionais da Secretaria de Assistência Social que atuam no Programa Bolsa Família. O curso visa orientar sobre a utilização do novo formulário do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). As aulas seguem até a sexta-feira (30), e acontecem no Instituto de Assistência Social (Iasc), das 8h às 18h.

A secretária de Assistência Social, Karla Menezes, participou da abertura do curso. Representantes do Governo do Estado e do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) também estiveram presentes. “O cadastro realizado por esses profissionais possibilita que as famílias tenham acesso ao Programa Bolsa Família. Por isso, é tão importante que o trabalho seja realizado de maneira qualificada e unificada, para que se possa atender às necessidades da população”, disse a secretária.

A primeira capacitação aconteceu de 12 a 16 de abril e a última será de 18 a 21 de maio. Cada turma é composta por 30 profissionais. As aulas são ministradas por técnicos que participaram de um curso oferecido pelo Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), em Brasília, no mês de janeiro.

Durante as aulas, serão apresentadas as mudanças do questionário a todos os técnicos que trabalham diretamente com o cadastro de famílias de baixa renda que moram no Recife. A partir de 31 de maio o novo formulário já estará disponível para consultas e a previsão é de que a partir do próximo semestre o município já trabalhe com o novo instrumento. Atualmente, o CadÚnico totaliza, no Recife, 197 mil famílias. Dessas, 132 mil estão inseridas no Programa Bolsa Família.

“A partir das informações contidas no formulário, será possível termos uma realidade mais precisa das famílias cadastradas. Além disso, as mudanças no questionário irão atender mais especificamente a população em situação de rua e as famílias quilombolas”, explicou o gerente de Benefícios de Transferência de Renda da Assistência Social, Emerson Silva.

CadÚnico – O Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), disciplinado pelo Decreto n° 6.135, de 36 de junho de 2007 e regulamentado pela Portaria nº 376, de 16 de outubro de 2008, é um instrumento de coleta de dados e informações com o objetivo de identificar todas as famílias de baixa renda existentes no País com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa. As informações obtidas permitem que sejam feitos diagnósticos da população e criadas políticas públicas específicas para cada segmento.

No formulário, existem perguntas como características da residência (n° de cômodos, tipo de construção, saneamento, entre outras), composição familiar, qualificação escolar, qualificação do trabalho e situação no mercado de trabalho, entre outras informações.

Matérias Relacionadas
- Assistência Social inicia capacitação da segunda turma para uso do Novo Formulário do CadÚnico
- Assistência Social promove seminário sobre população em situação de rua
- Conselho Municipal de Assistência Social realiza reunião
- Iasc arrecada mais de 1 tonelada de alimentos
- Prefeitura promove arrecadação de doações para vítimas de incêndio
- Prefeitura abre inscrições para o Projovem Adolescente 2010
- Começa o pagamento do Bolsa Família referente ao mês de abril
- Programa Municipal de Medidas Socioeducativas é lançado no Recife
- Prefeitura lança Programa Municipal de Medidas Socioeducativas
- Secretaria de Assistência promove capacitação sobre o uso do CadÚnico
- Motoristas são foco da Campanha Doação Cidadã
- PCR realiza concurso público para o Iasc
- Projeto Casa Brasil seleciona bolsistas
- Assistência Social promove capacitação sobre uso do CadÚnico
- SAS proporciona tarde cultural para usuários de programas assistenciais
- Secretaria de Assistência se reúne com moradores do Casarão do Cordeiro
- Secretaria de Assistência Social lança projeto nesta sexta-feira
- Técnicos da Assistência Social participam de seminário sobre OP 2010
- Aberta temporada de apresentações para mães e pais de alunos do Bolsa Escola
- Programa Lição de Vida forma primeiras turmas


Enviar    Imprimir