Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Direitos Humanos e Segurança Cidadã

DIREITOS HUMANOS PRESTIGIA SEMINÁRIO DE PREPARAÇÃO PARA CAMINHADA
00:00 Terça-feira, 27 de Abril de 2010

Com intuito de estruturar a 4ª Caminhada dos Terreiros de Matriz Africana e Afro Brasileira de Pernambuco, os fiéis estão participando do Seminário de Preparação do evento, que acontece nesta terça-feira (27), no Auditório Tabocas, no Centro de Convenções. O encontro está sendo prestigiado pela secretária de Direitos Humanos e Segurança Cidadã do Recife, Amparo Araújo, que representa o prefeito João da Costa no evento. A partir das 16h, a titular da pasta participa do lançamento do catálogo voltado para o segmento negro “Direito à Memória e à Verdade”.

Cerca de 350 representantes de Terreiros pernambucanos e convidados da Bahia, Paraíba, Rio Grande do Norte, Pará e Ceará estão discutindo as necessidades do evento, como, por exemplo, o tema. “Esse é um momento diferenciado, de construção, planejamento, organização e integração entre todos os terreiros. Por isso que a Caminhada do Recife cresce a cada dia e hoje é uma das maiores do País”, disse a secretária de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Amparo Araújo.

Para o presidente do Grupo de Ativação Cultural (Grac) e organizador do seminário, Marco Pereira, o momento é, também, uma oportunidade de discutir outras questões. “Principalmente sobre a intolerância religiosa, a visibilidade da religião de terreiros e as agressões que os terreiros de candomblé vêm sofrendo”, exemplificou.

Agendada para o dia quatro de novembro, na Caminhada, os fiéis vão percorrer pouco mais de dois quilômetros, do Marco Zero até o Memorial Zumbi, na Praça do Carmo, no Bairro de Santo Antônio. A expectativa é que o evento deste ano reúna 20 mil pessoas, superando a edição de 2009, quando, segundo a Polícia Militar, participaram 11 mil.

Catálogo – Extraído do livro-relatório “Direito à Memória e à Verdade – Comissão Especial Sobre Mortos e Desaparecidos Políticos”, editado pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, em 2007, a publicação traz um breve histórico de vida dos guerrilheiros negros, que participaram da resistência contra a ditadura militar, em Pernambuco e no País, nos anos 70. “Muitos deles procuravam os terreiros para se esconder do governo”, explicou a secretária. O catálogo é também, uma homenagem a João Cândido, “O Almirante Negro”, líder da revolta da Chibata, ocorrida em 1910. A edição pernambucana – que conta com o apoio do Governo do Estado e da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) – está disponível em todas as unidades de ensino das redes municipal e estadual.

Matérias Relacionadas
- Secretária participa de seminário realizado por terreiros de matriz africana
- Secretária de Direitos Humanos participa de lançamento de catálogo sobre guerrilheiros negros
- Santo Amaro recebe oficina do V Fórum de Direitos Humanos
- V Fórum de Direitos Humanos do Recife tem início nesta quarta-feira
- Mapeamento das Comunidades Tradicionais de Terreiro é lançado no Recife
- GGIM realiza mais uma reunião no Recife
- PCR lança Mapeamento das Comunidades Tradicionais de Terreiro
- PCR promove lançamento do livro Dossiê Ditadura: Mortos e Desaparecidos Políticos no Brasil
- Filmes exibidos nas comunidades têm a mulher como tema
- Secretaria de Direitos Humanos participa do Projeto Paralelos
- Quintas da Diversidade Descentralizado inicia as atividades em 2010
- SDHSC participa de audiência pública em João Pessoa
- Prefeitura apoia debate Pelo Direito à Memória e à Verdade
- Recife receberá encontro nacional de segurança pública
- SDHSC divulga campanha contra exploração sexual no Marco Zero
- Amparo Araújo integra conselho editorial da FNP
- Gestoras da PCR recebem diploma Mulheres que Mudaram a História de Pernambuco
- PCR atende mulheres vítimas de violência neste Carnaval
- Diversidade toma conta do Pátio de São Pedro
- Bloco Me Segura Se Não Eu Caio sai nesta quarta-feira


Enviar    Imprimir