Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

PCR PROMOVE DEBATE SOBRE ACIDENTE DE TRABALHO
00:00 Terça-feira, 27 de Abril de 2010

Cerca de 300 pessoas estiveram reunidas nesta terça-feira (27), no auditório da Fundacentro, no Torreão, para discutir questões relacionadas à segurança e a saúde de trabalhadores. O encontro faz parte da programação montada pela Prefeitura do Recife, junto com outras entidades, por ocasião do Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho, celebrado nesta quarta-feira, 28 de abril.

Desde o início da semana, palestras e debates sobre o tema vêm acontecendo para dar maior visibilidade ao assunto. Todos os anos, centenas de pessoas morrem ou adoecem em consequência de más condições de trabalho, sejam elas físicas ou de cunho psicológico. Para se ter uma ideia, chega a 63 mil o número de pessoas que trabalham em empresas de call center que desenvolvem algum tipo de doença todos os anos, no País.

As discussões deste ano giram em torno da construção civil. Nos primeiros quatro meses de 2010, no Grande Recife, já foram registradas seis mortes em canteiros de obras ou na cadeia produtiva do setor. A expectativa é que o número seja bem maior do que no ano passado, quando foram identificados cinco óbitos durante os 12 meses. “Exatamente por causa da grande quantidade de obras e do número de acidentes que a construção civil foi escolhida como tema central”, contou a gerente Operacional do Centro Especializado em Saúde do Trabalhador do Recife, Andrea La Grega.

O Recife, assim como o resto do Estado, vive um momento de crescimento econômico. É crescente a oferta de emprego graças aos novos empreendimentos que estão acontecendo aqui. Isso é ótimo. Mas não queremos trabalho de qualquer forma, ele tem que ser decente e seguro. As pessoas não podem adoecer no trabalho”, disse o representante da Fundacentro, entidade parceira na atividade, José Hélio Gomes.

Construções estão sendo erguidas em várias partes da Cidade, especialmente por causa da Copa do Mundo. Tudo muito bem vindo, mas tem que se avançar muito para garantir a segurança dos operários. Equipamentos de proteção com qualidade, evitar o excesso de carga horária são alguns exemplos”, afirmou o representante do Sindicato da Construção Civil, Luiz Carlos Beltrão.

A programação termina nesta quarta (28), com uma Audiência Pública na Assembléia Legislativa de Pernambuco. Durante a sessão deverá ser criada uma comissão permanente de discussão sobre as doenças ocupacionais.

28 de abril - Há 41 anos, em 1969, cerca de 80 operários que trabalhavam em uma mina, localizada no estado da Virgínia, Estados Unidos, morreram em decorrência de uma enorme explosão no local. Todos foram vítimas das más condições de trabalho e da falta de cuidado com a segurança dos operários. O caso teve grande repercussão na época e ainda é lembrado a cada dia 28 de abril. A data ficou marcada como Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho, instituído, em 2003, pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Desde então, a Prefeitura do Recife, em parceria com diversas instituições governamentais e não governamentais, fundou o Movimento 28 de Abril, que tem, entre as suas atribuições, a função de dar maior visibilidade às questões relacionadas à segurança e a saúde nos locais de trabalho.

Matérias Relacionadas
- Moradores da Macaxeira são orientados sobre o inverno
- Começa ciclo de debates do estande da PCR no Cine PE
- Prefeitura inaugura Praça da Convenção requalificada
- Prefeito prestigia abertura do Cine PE
- José Bertotti participa de audiência pública sobre Mercado de Trabalho
- Prefeito participa de assinatura de protocolo para ações de prevenção na RMR
- Prefeitura do Recife antecipa o salário de abril
- PCR lança o 4º Encontro dos Adultos e Idosos dos Círculos Populares
- Ação educativa é levada para os moradores da Macaxeira
- Secretaria de Juventude promove reuniões para mapear ações da PCR voltadas ao segmento
- Prefeitura e Observatório do Recife assinam convênio para subsidiar políticas públicas
- 2º Norte/Nordeste de Voleibol Sentado movimentou o Geraldão
- Prefeitura e Observatório do Recife assinam convênio nesta segunda-feira
- Prefeito dá a partida para o 1º Festival de Leitura e Escrita
- Encontro homenageia cinqüentenário do Movimento de Cultura Popular
- PCR participa de Congresso Internacional de Cidadania Empresarial
- Artesãos expõem em bairros do Recife neste fim de semana
- Ação de Descarte e Limpeza no Mercado de Afogados
- João da Costa lança 1º Festival de Leitura e Escrita da Rede Municipal de Ensino
- Prefeitura oferece serviços gratuitos no Mercado de Afogados


Enviar    Imprimir