Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Secretaria Especial de Relações com a Imprensa

PREFEITO PRESTIGIA ABERTURA DO CINE PE
09:34 Terça-feira, 27 de Abril de 2010

Ao longo desta semana, o cinema estará no foco das atenções dos pernambucanos. É que na noite desta segunda-feira (26), foi aberta a 14ª Edição do Cine-PE Festival do Audiovisual, no Centro de Convenções de Pernambuco (Olinda), onde as exibições de curtas e longas-metragens prosseguem até 1º de maio. O prefeito João da Costa prestigiou a primeira noite do festival acompanhado do governador Eduardo Campos.

Antes de assistirem à exibição do longa “O bem Amado”, de Guel Arraes, o prefeito e o governador cumprimentaram o diretor na sala VIP, onde também passaram os atores Marco Nanini, Caio Blat, Andréa Beltrão e Maria Flor. Este ano, o cineasta pernambucano é um dos homenageados do festival, que também presta tributo a Tony Ramos e Júlia Lemmertz. “O Bem Amado”, mais novo filme de Guel Arraes (responsável pelo sucesso de “O Auto da Compadecida”), baseado em texto de Dias Gomes que já foi novela da Rede Globo nos anos 70, foi escolhido para ser o filme de abertura do Cine PE. Como Guel é um dos homenageados do festival, decidiu-se manter o filme fora da competição. Sua estreia nos cinemas está prevista para julho.

Na maratona cinematográfica, inclusas Mostras Competitivas, Mostra Especial e Mostra Infantil, no Teatro Guararapes/Cecon, e Mostra Pernambuco e encerramento, no Cine São Luiz, serão exibidos, ao todo, 62 filmes, sendo 46 curtas e 16 longas-metragens. Apenas na grade nobre do Cecon, o público poderá conferir, por noite, de seis a sete filmes, entre curtas e longas.

Segundo João da Costa, o evento é estratégico para a cidade do Recife. “O Cine PE é um importante evento da cena cultural não só de Pernambuco, mas do Brasil. A Prefeitura do Recife tem procurado contribuir para o sucesso desse festival que é importante para a cidade tanto do ponto de vista turístico quanto cultural”, comentou.

Em seu agradecimento por ter recebido o troféu Calunga de Ouro, Guel Arraes falou sobre a evolução da indústria cinematográfica pernambucana. “Eu comecei a me apaixonar por cinema vendo filmes de aventura no São Luiz e na época nunca imaginei que pudesse assistir a uma sessão de filme brasileiro por aqui. Muitos anos depois tive a oportunidade de assistir não só uma sessão de um filme brasileiro, mas de um filme meu. Isso mostra o quanto o cinema pernambucano avançou”, falou.

Os preços do bilhete eletrônico para as exibições no Teatro Guararapes custam o mesmo valor das edições anteriores: R$ 8 (inteira) e R$ 4 (meia) e, durante o festival, podem ser adquiridos nas bilheterias do Centro de Convenções. Os guichês estarão abertos a partir das 17h. Já a noite de premiação do Cine PE (2/5), que ocorrerá no Cine São Luiz, será destinada a convidados e ficarão disponíveis 200 ingressos para o público geral. Em vez de dinheiro, o acesso será mediante a troca de dois quilos de alimentos não-perecíveis. Os interessados poderão fazer a troca no período de 26 de abril a 2 de maio, nas bilheterias do Teatro Guararapes/Cecon.

PCR no Cine PE - No Festival, a Prefeitura do Recife instalou um estande que mede 42m² e está ambientado tal e qual um set de cinema. Quem visitar o local vai se sentir realmente dentro de uma produção cinematográfica. Além da exibição de filmes. Nesta primeira noite, o stand foi visitado pelos secretários Renato L (Cultura), Cláudio Duarte (Educação, Esporte e Lazer) e Amparo Araújo (Direitos Humanos); pelo secretário das Cidades, Humberto Costa e por sua esposa, a presidente da Fundação de Cultura do Recife, Luciana Félix. Segundo Renato L, o festival é importante na questão da formação de público. “É um espaço privilegiado para a população tomar conhecimento da produção local e interagir com a cinematografia de outros estados”, disse.

Na programação do estande, alem da exibição de filmes, estão previstos debates com importantes cineastas, sempre das 18h30 às 19h30, com temas como “Periferia no cinema”, “Composição de trilha sonora para cinema”, “Por trás das câmeras: as funções num set”, “O Recife como locação cinematográfica” e “Animação – Tendências e mercado”. Como convidados, já foram confirmados Leo Falcão (músico, cineasta, professor), Júlio Cavani (jornalista e realizador), Daniel Aragão (cineasta, fotógrafo, diretor de Uma vida e outra e Não me deixe só), Marcelo Pedroso (cineasta, fotógrafo, montador, diretor de Balsa, Pacific e KFZ-1348), Paulo Caldas (cineasta e roteirista, diretor de Baile perfumado e Deserto Feliz), William P e Leo D (cineastas, designers, produtores musicais) e Guttie (produtor do Animage – Festival de Animação).

Serviço:

Cine PE

Programação completa em: www.cine-pe.com.br

Matérias Relacionadas
- Prefeitura inaugura Praça da Convenção requalificada
- José Bertotti participa de audiência pública sobre Mercado de Trabalho
- Prefeito participa de assinatura de protocolo para ações de prevenção na RMR
- Prefeitura do Recife antecipa o salário de abril
- PCR lança o 4º Encontro dos Adultos e Idosos dos Círculos Populares
- Ação educativa é levada para os moradores da Macaxeira
- Secretaria de Juventude promove reuniões para mapear ações da PCR voltadas ao segmento
- Prefeitura e Observatório do Recife assinam convênio para subsidiar políticas públicas
- 2º Norte/Nordeste de Voleibol Sentado movimentou o Geraldão
- Prefeitura e Observatório do Recife assinam convênio nesta segunda-feira
- Prefeito dá a partida para o 1º Festival de Leitura e Escrita
- Encontro homenageia cinqüentenário do Movimento de Cultura Popular
- PCR participa de Congresso Internacional de Cidadania Empresarial
- Artesãos expõem em bairros do Recife neste fim de semana
- Ação de Descarte e Limpeza no Mercado de Afogados
- João da Costa lança 1º Festival de Leitura e Escrita da Rede Municipal de Ensino
- Prefeitura oferece serviços gratuitos no Mercado de Afogados
- Prefeitura do Recife lança Ciclo do Orçamento Participativo 2010
- Técnicos da Codecir orientam moradores do Jordão
- Mulheres escolhem ações no fórum de prioridades na RPA3


Enviar    Imprimir