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Educação, Esporte e Lazer

FÓRUM DOS DIRIGENTES ESCOLARES DISCUTE O ORÇAMENTO PARTICIPATIVO
18:33 Quarta-feira, 28 de Abril de 2010

Objetivos e metodologias do Orçamento Participativo da Prefeitura do Recife. Este foi o tema central do encontro de abril do Fórum Regional de Dirigentes Escolares, que foi encerrado nesta quarta-feira (28), no Centro de Educação, Tecnologia e Cidadania (Cetec) da rede municipal de ensino, no bairro da Boa Vista. O evento contou com a participação de cerca de 500 dirigentes e vice-dirigentes das escolas municipais, incluindo as unidades de tecnologia, e foi aberto na manha de terça-feira (27) pelo secretário de Educação, Esporte e Lazer, Cláudio Duarte.

Também participaram o coordenador geral do Orçamento Participativo, Augusto Miranda; o coordenador do OP Criança, Petrônio Filho; e a coordenadora Temática, também do OP municipal, Rosana Soares. E foi Rosana quem comandou a palestra de encerramento, na tarde desta quarta-feira. Ela explicou todos os ciclos do programa, lembrando aos dirigentes escolares que o OP é o principal instrumento democrático de participação popular da gestão João da Costa.

É através dele que os recifenses escolhem como e onde a Prefeitura do Recife deve investir os recursos públicos municipais”, recordou. A coordenadora Temática também aproveitou o encontro para convocar os dirigentes das unidades de ensino a se engajarem no processo de escolha das prioridades apontadas pela população.

“Em nossa cidade, a escola municipal não é apenas um espaço dos alunos e professores. É também um local de convivência comunitária e vocês dirigentes são pessoas de referência que podem estimular a participação cada vez mais ativa dos moradores”, observou Rosana, aproveitando para distribuir material de trabalho entre os dirigentes.

Para Viviane Times, diretora da Escola Municipal Engenheiro Edinaldo Miranda, a criação do Fórum Regional de Dirigentes Escolares foi um gol de “placa” marcado pela atual gestão. “Acho este fórum um instrumento indispensável, principalmente quando levanta questões importantes para o dia a dia da comunidade escolar”, frisou.

Na sua opinião, a maioria dos colegas não têm tempo para discutir e aprofundar temas de interesse comum, e o fórum acaba sendo um espaço privilegiado para essas discussões. “Outro ponto positivo é a oportunidade de encontrar e socializar experiências com os dirigentes de outras escolas”, elogiou.

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