Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Assistência Social

POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA É TEMA DE SEMINÁRIO PROMOVIDO PELA PCR
11:47 Quarta-feira, 28 de Abril de 2010

“Conhecendo a população de rua: a realidade do Recife e Jaboatão dos Guararapes”. Esse é o nome do seminário que a Prefeitura do Recife promove, por meio da Secretaria de Assistência Social, nestas quarta (28) e quinta-feira (29), no Auditório Ribeiro, no Centro de Convenções, em Olinda. A realização é do Comitê Intersetorial de Políticas para População em situação de Rua da PCR, com apoio da Secretaria Municipal de Promoção Humana e Assistência Social da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, do Governo do Estado de Pernambuco e do Governo Federal.

No encontro, os 150 participantes, entre eles, servidores municipais do Recife e de Jaboatão dos Guararapes e do Governo do Estado, delegados e delegadas do OP de Assistência Social, além de representantes de Fortaleza e de Minas Gerais, estão discutindo os conceitos sobre população em situação de rua. “Entendemos que o significado vai além da higienização e alimentação, por isso, buscamos entender que essas situações têm causas e conseqüências. Portanto nossa intenção é qualificar os trabalhos já realizados, atuando sempre em conjunto”, disse a secretária municipal de Assistência Social, Karla Menezes. A secretária de Promoção Humana e Assistência Social de Jaboatão dos Guararapes, Socorro Araújo, concorda e garante: “esse é o grande legado. Definir estratégias de enfrentamento em parcerias é a melhor saída para buscar as ações que possam diminuir a situação dessas pessoas”.

Dentre os trabalhos já realizados pela Prefeitura do Recife, existe o Serviço de Educação Social de Rua (SESR), que tem como objetivo construir, junto com os usuários e a partir do desejo deles, a saída do espaço de rua ou uma melhor forma de viver. Ao todo são disponibilizadas pela rede municipal dez casas de acolhidas, sendo três para crianças e adolescentes, sete para adultos e duas para pessoas idosas. “Os desafios são muitos, pois, a demanda é muito grande. Então, é importante que se garanta o atendimento mesmo quando a pessoa ainda está na rua e não apenas quando inserida em algum programa ou casa de acolhida. Por isso a troca de informações com outras secretarias, órgãos municipais e estaduais são tão importantes”, falou a gerente de Convívio do Iasc, Cíntia Albuquerque.

Encerrando a programação desse primeiro dia do evento, haverá um debate sobre “Viver em situação de rua”. Na ocasião, o representante do Movimento Nacional de População de Rua, Samuel Rodrigues e dois/duas usuários/as acompanhados/as pelo Iasc vão expor as respectivas experiências. “Sempre digo para as pessoas discutirem as políticas públicas e pararem de aceitar os serviços oferecidos como caridade, pois, eles são direitos”, aconselhou Samuel Rodrigues, que vive há dois anos fora das ruas.

No segundo dia, os trabalhos serão realizados em subgrupos, que discutirão as diversas temáticas. À tarde, eles serão apresentados aos demais.

Matérias Relacionadas
- Assistência Social promove capacitação sobre o CadÚnico
- Assistência Social inicia capacitação da segunda turma para uso do Novo Formulário do CadÚnico
- Assistência Social promove seminário sobre população em situação de rua
- Conselho Municipal de Assistência Social realiza reunião
- Iasc arrecada mais de 1 tonelada de alimentos
- Prefeitura promove arrecadação de doações para vítimas de incêndio
- Prefeitura abre inscrições para o Projovem Adolescente 2010
- Começa o pagamento do Bolsa Família referente ao mês de abril
- Programa Municipal de Medidas Socioeducativas é lançado no Recife
- Prefeitura lança Programa Municipal de Medidas Socioeducativas
- Secretaria de Assistência promove capacitação sobre o uso do CadÚnico
- Motoristas são foco da Campanha Doação Cidadã
- PCR realiza concurso público para o Iasc
- Projeto Casa Brasil seleciona bolsistas
- Assistência Social promove capacitação sobre uso do CadÚnico
- SAS proporciona tarde cultural para usuários de programas assistenciais
- Secretaria de Assistência se reúne com moradores do Casarão do Cordeiro
- Secretaria de Assistência Social lança projeto nesta sexta-feira
- Técnicos da Assistência Social participam de seminário sobre OP 2010
- Aberta temporada de apresentações para mães e pais de alunos do Bolsa Escola


Enviar    Imprimir