Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

CAMPANHA DE NOTIFICAÇÃO DA VIOLÊNCIA É LANÇADA NO RECIFE
16:55 Quinta-feira, 29 de Abril de 2010

Foi lançada, na tarde desta quinta-feira (29), a 3ª edição da Campanha de Notificação da Violência – notificar é um ato de cidadania, promovida pela Prefeitura do Recife, por meio da Coordenação de Prevenção de Acidentes e Violência (Copav). O evento, que reuniu cerca de 200 agentes comunitários, gerentes de território e profissionais de saúde, aconteceu no Nascedouro de Peixinhos, na RPA-02, e teve como finalidade discutir e melhorar a notificação da violência contra crianças, mulheres, adolescentes e idosos no Recife.

A notificação é um instrumento de saúde que visa a registrar casos de violência interpessoal (física, psicológica, sexual e negligência) relatados por pacientes vítimas de violência e é emitida pelo setor de Saúde e outras entidades, com a finalidade de promover cuidados sócio-sanitários e proteger as vítimas. “É preciso que as pessoas tenham um instrumento e um sistema eficazes e que os profissionais sejam capacitados, para que as pessoas saibam da importância que é notificar os casos de violência interpessoal, não com o caráter de denúncia, mas como uma forma de cuidar das vítimas”, disse Carmelita Maia, coordenadora da Copav.

Compondo a mesa que lançou a campanha, as secretárias especiais da Mulher do Recife, Rejane Pereira; e do Governo do Estado, Cristina Buarque; além de representantes das secretarias de Saúde, Assistência Social e Educação, Esporte e Lazer. Cristina Buarque parabenizou a PCR por ser pioneira no Estado em ações que visam à erradicação da violência interpessoal. “Recife dá um passo grande com essa campanha, que queremos levar para todos os 184 municípios de Pernambuco”, declarou.

Durante o evento, foi realizado o Seminário Assistência Integral às Vítimas de Violência: notificar é um ato de cidadania, onde foram abordados os tipos de violências, a importância da notificação e os encaminhamentos realizados. Também foi distribuído um boletim com o levantamento feito sobre os casos de violência na rede municipal referente ao ano de 2009.

Saiba Mais - A notificação é realizada nas unidades da rede municipal de saúde, local onde os usuários buscam auxílio quando sofrem algum tipo de violência. Essa violência pode ser de várias formas (sexual, física, psicológica). Lá, os profissionais atendem, tratam, medicam e fazem o acompanhamento dos casos e seus desdobramentos, de acordo com a complexidade, sempre garantindo o sigilo, dentro dos princípios legais que orientam o trabalho.

A notificação não se trata de uma denúncia. É um instrumento de saúde que contém informações necessárias para intervenções, como profilaxia das DSTs, no caso de violência sexual; contracepção de emergência, para os casos de estupro; redução de danos, para os casos de violência física e psíquica, além de proteção às vítimas.

Matérias Relacionadas
- Prefeitura lança Campanha de Notificação da Violência
- Vacinação contra a Gripe A no Recife ultrapassa índices nacionais
- PCR participa de atividades do Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho
- PCR contrata temporariamente profissionais para a Saúde
- Idosos do Recife serão vacinados a partir de 8 de maio
- Academia da Cidade cria programa de atividades físicas para guardas municipais do Recife
- Idosos do Recife serão vacinados a partir de 8 de maio
- PCR participa de congresso estadual de secretarias de Saúde
- Dia de Promoção de Qualidade de Vida movimenta a praia do Pina
- Desafios da política de saúde mental são debatidos em Conferência no Recife
- Saúde realiza Dia D contra a Gripe A
- PCR e Governo Federal comemoram Dia da Promoção da Qualidade de Vida
- Recife sedia 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental
- PCR e Governo Federal comemoram Dia da Promoção da Qualidade de Vida
- PROGRAMAÇÃO
- 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental é realizada no Recife
- PCR e MS apresentam programação do Dia de Promoção da Qualidade de Vida
- Prefeitura inicia terceira etapa da vacinação contra Gripe A
- Saúde inscreve voluntárias para curso de formação de doulas
- XIV CURSO DE FORMAÇÃO PARA DOULA COMUNITÁRIA VOLUNTÁRIA


Enviar    Imprimir