Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Serviços Públicos

RECIFE TERÁ MAIS UM MERCADO PÚBLICO
13:02 Quinta-feira, 29 de Abril de 2010

O prefeito João da Costa assinou, na manhã desta quinta-feira (29), o decreto de desapropriação do Mercado de Areias. A iniciativa atende a uma reivindicação antiga da comunidade e vai beneficiar os 169 comerciantes que trabalham no centro comercial. O mercado, que pertencia à iniciativa privada, encontra-se em péssimas condições e nenhuma ação concreta de recuperação foi realizada por seu antigo dono, o que levou o município a assumir a responsabilidade pelo equipamento. Agora, a PCR inicia o processo de formalização para obter a propriedade definitiva da área, indenizando o dono do centro de negócios e os comerciantes que são donos do espaço em que atuam.

Assim como o Mercado do Cordeiro, o novo Mercado Público de Areias será concebido a partir das reivindicações dos moradores do bairro. Uma comissão foi formada, com representantes da comunidade, delegados do Orçamento Participativo e comerciantes, para discutir a possibilidade de tornar o centro comercial um empreendimento público. Depois disso, foi iniciado o estudo de desapropriação do imóvel, sendo avaliado seu valor, dívidas do proprietário junto ao município e a viabilidade financeira da iniciativa.

Para o prefeito João da Costa, a reconstrução do Mercado de Areias é o cumprimento de um compromisso assumido ainda durante a campanha. “A Prefeitura do Recife tem compromisso com a população e fico feliz em poder realizar esse projeto do novo mercado. Mas essa é apenas a primeira etapa e contamos com a participação da comissão para que possamos atender a reivindicação do povo”.

Mesmo sendo um bem privado, a Prefeitura chegou a realizar intervenções no mercado para garantir a segurança dos comerciantes e o abastecimento local. Em 2006, devido a problemas na estrutura do imóvel, o proprietário foi notificado pelo município para fazer reparos no teto. Como o dono não atendeu à determinação, por via judicial, a PCR executou a retirada do telhado que ameaçava desabar, possibilitando a reabertura do mercado e evitando mais prejuízos aos comerciantes.

O serviço custou R$ 114 mil aos cofres municipais. Para o representante da comissão da reforma do mercado, Valmiro da Paixão, mais conhecido por Jeremias, o trabalho começa agora. “Agradeço ao prefeito João da Costa, que honrou com a sua promessa e hoje concluiu a primeira etapa da nossa luta. Espero que em pouco tempo todos que estão aqui possam voltar para a inauguração do novo Mercado de Areias”.

A estrutura arquitetônica do mercado será preservada realçando o projeto original e mantendo o arco da fachada, que segue o mesmo padrão do Mercado de Água Fria e tem valor histórico. Estavam presentes no ato de assinatura os secretários Cláudio Duarte (Educação, Esporte e Lazer), Isabel Viana (Serviços Públicos) e Rejane Pereira (Especial da Mulher), além do coordenador do OP, Augusto Miranda e representantes da CTTU, Emlurb, Guarda Municipal e Csurb.

Histórico - Construído em 1959, o Mercado de Areias possui 229 boxes na área interna e outros 21 na parte externa. Atualmente, há 169 comerciantes atuando em diversos ramos de atividades, como bar, açougue e venda de cereais, frutas e frios. Até a década de 70, o mercado foi um dos maiores centros de abastecimento da região, atendendo aos moradores dos bairros de Areias, Estância, Jardim São Paulo, Barro e Vila Cardeal.

Matérias Relacionadas
- Prefeitura moderniza a manutenção de mercados públicos
- Marcos Mazoni ministra palestra no Programa Quintas Técnicas da Emprel
- Comunidade do Pilar escolhe ações prioritárias na plenária do OP Recife
- Prefeito anuncia a desapropriação do Mercado de Areias
- PCR realiza debate sobre “A Periferia no Cinema” no Cine PE
- Emprel promove palestra do Programa Quintas Técnicas
- João da Costa prestigia 2ª plenária regional do OP 2010 em Campo Grande
- Prefeito entrega praça revitalizada em Beberibe
- Comite Intersetorial de Juventude se reúne no Geraldão
- Motoristas entregam outras duas cadeiras em ação solidária
- Prefeitura inicia implantação das alças no viaduto Capitão Temudo
- PCR promove debate sobre acidente de trabalho
- Moradores da Macaxeira são orientados sobre o inverno
- Começa ciclo de debates do estande da PCR no Cine PE
- Prefeitura inaugura Praça da Convenção requalificada
- Prefeito prestigia abertura do Cine PE
- José Bertotti participa de audiência pública sobre Mercado de Trabalho
- Prefeito participa de assinatura de protocolo para ações de prevenção na RMR
- Prefeitura do Recife antecipa o salário de abril
- PCR lança o 4º Encontro dos Adultos e Idosos dos Círculos Populares


Enviar    Imprimir