Atalhos de navegação:

    PROCON     Procon realiza oficina que prolonga o tempo de vida útil de computadores Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

PROCON

PROCON REALIZA OFICINA QUE PROLONGA O TEMPO DE VIDA ÚTIL DE COMPUTADORES
11:23 Sexta-feira, 30 de Abril de 2010

Carlos Augusto
As aulas são totalmente gratuitas
As aulas são totalmente gratuitas

Placa Mãe, memória, cabo de vídeo, drives, HD e Floppy são termos do universo da computação e um mistério para a maioria dos usuários. Para diminuir essa distância e fazer com que as pessoas conheçam as pequenas partes que compõem as máquinas e como elas funcionam, o Procon-Recife, em parceria com a associação de voluntários Universo Cidadão, está oferecendo, desde o último dia 26, a oficina de Meta Reciclagem de Computadores, no Sindicato dos Bancários, na Boa Vista.

Duas das quatro turmas encerraram suas aulas nesta sexta-feira (30). O objetivo é que conhecendo as peças do computador e seu funcionamento, os usuários possam utilizar os equipamentos por mais tempo, reduzindo a quantidade de lixo tecnológico. “Nossa finalidade é fazer com que as pessoas tenham um conhecimento mais aprofundado sobre os riscos do descarte incorreto do computador, e que isso pode causar danos ao meio ambiente. Então, reutilizando a máquina, o usuário não só economiza em dinheiro como não agride a natureza”, disse.

O curso tem carga horária de 8 horas/aula, de segunda a quinta-feira (excepcionalmente, as duas primeiras turmas encerraram nesta sexta). As aulas são totalmente gratuitas, mas se o aluno quiser levar qualquer peça de um computador antigo, as doações são sempre bem vindas, já que a associação Universo Cidadão, que luta, desde 2004, pela garantia do direito a informação, está sempre transformando sucata em computadores ativos, que podem ajudar muita gente a ter acesso à tecnologia.

Júlio César é estudante e já tinha feito curso de montagem, também através de curso promovido pelo Procon-Recife. Seu interesse pelo assunto o estimulou a também procurar o de metareciclagem. “Tive vontade de aprofundar mais meus conhecimentos e ter mais experiência e, com isso, ter uma maior credibilidade nessa área, pois trabalho como freelancer”, disse. Hoje, Júlio é voluntário e age como uma espécie de monitor, multiplicando o seu conhecimento para os novos alunos, como é o caso do estudante Paulo Gomes, que soube do curso de metareciclagem e tratou logo de se inscrever. “Eu vi algo sobre o curso em matéria no jornal e resolvi fazer. Achei excelente, pois aprendi a mexer com várias partes do computador e saber reutilizá-las da melhor forma, pois todo conhecimento é válido”, declarou Paulo.

As aulas seguem com as outras duas turmas, na próxima semana, de segunda (03) a quinta-feira (05) de maio, no período da manhã (10h às 12h) e à tarde (14h às 16h).

Matérias Relacionadas
- VI Copa Recife Open agita o Geraldão no final de semana
- Feirinhas da PCR oferecem produtos artesanais no fim de semana
- PCR tem proposta aprovada em seleção pública
- Secretaria da Mulher tem programação extensa
- .
- Prefeitura comemora mês do trabalhador
- PCR divulga abre e fecha no feriado de 1° de Maio
- Prefeitura cria grupo de trabalho para disciplinar comércio informal no Recife
- Prefeito João da Costa assina acordo de cooperação em Portugal
- Recife terá mais um mercado público
- Prefeitura moderniza a manutenção de mercados públicos
- Marcos Mazoni ministra palestra no Programa Quintas Técnicas da Emprel
- Comunidade do Pilar escolhe ações prioritárias na plenária do OP Recife
- Prefeito anuncia a desapropriação do Mercado de Areias
- PCR realiza debate sobre “A Periferia no Cinema” no Cine PE
- Emprel promove palestra do Programa Quintas Técnicas
- João da Costa prestigia 2ª plenária regional do OP 2010 em Campo Grande
- Prefeito entrega praça revitalizada em Beberibe
- Comite Intersetorial de Juventude se reúne no Geraldão
- Motoristas entregam outras duas cadeiras em ação solidária


Enviar    Imprimir