Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Secretaria Especial de Relações com a Imprensa

JOÃO DA COSTA ASSINA ACORDO DE COOPERAÇÃO COM CIDADE PORTUGUESA
00:00 Segunda-feira, 3 de Maio de 2010

O prefeito do Recife, João da Costa, teve uma agenda concorrida nesta segunda-feira (3), em Barcelos (Portugal), onde realiza missão internacional. João da Costa participou da solenidade de assinatura do acordo de cooperação técnica entre os dois municípios, prestigiou a missa oficial da festa da cidade, visitou a sede da prefeitura/Paço do Conselho e esteve presente na entrega dos diplomas aos contemplados da Sexta Mostra de Arte Jovem de Barcelos.

Durante a cerimônia de assinatura do acordo de cooperação técnica, o prefeito João da Costa ressaltou a importância da comunidade portuguesa no Recife. “É um momento novo, em que buscamos cada vez mais integração. O Brasil tem desenvolvido uma cooperação descentralizada importante e temos um bom caminho para nos desenvolver ainda mais. O Recife tem relações de cooperação no mundo inteiro e é fundamental que possamos estreitar acordos com cidades semelhantes”, afirmou.

Para o prefeito, na era da globalização é importante aprofundar os intercâmbios econômicos. “Temos muito com o que contribuir. Estou muito feliz em ampliar o relacionamento com Barcelos, fortalecendo os laços com o Norte de Portugal”, concluiu. Já o presidente da Câmara Municipal de Barcelos (cargo equivalente ao de prefeito), Miguel Costa Gomes, destacou o significado especial deste momento. “Conheço o Recife há 12 anos e sempre persegui esta ideia. O Brasil e o Recife podem nos ensinar muito e este protocolo será frutífero para ambas as partes”, declarou.

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Antonio Braga, reforçou a importância do fortalecimento dos laços entre os países de língua portuguesa. “A assinatura do protocolo é estratégica, pois Pernambuco cresce a 10% ao ano e a Europa não apresenta a mesma velocidade de crescimento. Portugal é um enorme mercado e temos muito com o que trabalhar, especialmente a cultura, que é hoje um forte elemento econômico”, ressaltou.

Acordo - O acordo de cooperação técnica entre o Recife e Barcelos inclui a troca de experiências em diversas áreas. Por parte da capital pernambucana, os portugueses irão conhecer as ações nas áreas de Tecnologia da Informação, as políticas culturais, as ações de erradicação de endemias, a participação popular e as políticas de gênero. Já a cidade de Barcelos se comprometeu em apresentar à comitiva recifense as ações e programas desenvolvidos no setor têxtil, no artesanato, saneamento básico, construção civil (habitação) e na requalificação dos centros urbanos. Além da visita a Barcelos, a comitiva conheceu as instalações da Casa Pernambuco, que fica na Cidade do Porto. Acompanham o prefeito a primeira-dama, Marília Bezerra; a secretária de Relações com a Imprensa e Comunicação, Ceça Britto; e o coordenador de Relações Internacionais, Roberto Trevas.

Matérias Relacionadas
- Alunos da rede municipal recebem orientação sobre o inverno
- Fórum de Gênero já inscreveu mais de 200 pessoas
- Passeio ciclístico comemora Dia do Trabalhador
- PCR inicia comemorações ao Mês do Trabalhador
- João da Costa visita Casa de Pernambuco em Portugal
- Preparação para o inverno chega às escolas do Recife
- VI Copa Recife Open agita o Geraldão no final de semana
- Procon realiza oficina que prolonga o tempo de vida útil de computadores
- Feirinhas da PCR oferecem produtos artesanais no fim de semana
- PCR tem proposta aprovada em seleção pública
- Secretaria da Mulher tem programação extensa
- .
- Prefeitura comemora mês do trabalhador
- PCR divulga abre e fecha no feriado de 1° de Maio
- Prefeitura cria grupo de trabalho para disciplinar comércio informal no Recife
- Prefeito João da Costa assina acordo de cooperação em Portugal
- Recife terá mais um mercado público
- Prefeitura moderniza a manutenção de mercados públicos
- Marcos Mazoni ministra palestra no Programa Quintas Técnicas da Emprel
- Comunidade do Pilar escolhe ações prioritárias na plenária do OP Recife


Enviar    Imprimir