Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Secretaria Especial de Relações com a Imprensa

JOÃO DA COSTA ENTREGA NOVAS AMBULÂNCIAS AO SAMU METROPOLITANO
00:00 Quinta-feira, 6 de Maio de 2010

Na tarde desta quinta-feira (6), o prefeito do Recife, João da Costa, entregou, no estacionamento do edifício-sede da administração municipal (antigo terreno da Petrobras), um lote de dez novas ambulâncias, das quais quatro serão utilizadas pelo Samu Recife e mais seis destinadas a municípios da Região Metropolitana: Jaboatão, Olinda, Paulista, Vitória de Santo Antão, Cabo de Santo Agostinho e Goiana.
 
Firmamos o comprometimento de priorizar em nossa gestão a qualificação da estrutura competente em vigor. Não é fácil transformar ideias em realidade, mas estamos aqui cumprindo a primeira fase da ação concebida para salvar ainda mais vidas, porque faz parte do nosso compromisso de cuidar bem das pessoas”, avaliou o prefeito. 
 
Além das dez unidades distribuídas hoje, e outras duas já entregues aos municípios de Itapissuma e Ipojuca, mais 19 ambulâncias vão integrar a rede do Samu metropolitano até agosto. O Samu, que atualmente conta com 49 veículos, passará a 80 carros. Só no Recife, a frota aumenta de 15 para 30 e isso inclui mais três unidades avançadas (UTI móvel), além das três já atuantes.
 
A cidade do Recife, coordenadora do Samu no Estado, está fazendo sua parte no grande desafio de oferecer à população pernambucana uma rede metropolitana integrada do sistema de urgência e emergências. Tanto que na hora de pensar a expansão do serviço, pleiteamos novas unidades não só para a Capital como para outras cidades circundantes”, comentou João da Costa. 
 
O Samu tem um papel fundamental na triagem para toda a rede pública e isso vai acarretar um melhor atendimento e distribuição a novos empreendimentos do setor como UPAs e o hospital Miguel Arraes. Faz parte das incumbências municipais contribuir para que o público disponha de adequado e eficiente sistema metropolitano e isso precisa ser melhor articulado”, concluiu o prefeito.
 
Ainda faz parte da melhoria do Samu a expectativa de descentralização das unidades. Futuramente, pelo menos três ambulâncias estarão alocadas em instituições municipais de saúde: Amauri Coutinho (Campina do Barreto), Barros Lima (Casa Amarela) e Arnaldo Marques (Ibura), que trará maior mobilidade ao atendimento.
 
A cada mês o programa do Samu atende a cerca de 10 mil chamados e realiza pronto-atendimento pré-hospitalar em pelo menos 3 mil das ocorrências. Quase o dobro de atendimento oferecido quando o programa surgiu em 2001.  A manutenção mensal do serviço é superior a R$ 1 milhão.
 
O objetivo é retomar os índices de qualidade que tínhamos quando o Samu foi criado. O tempo médio de atendimento que já foi de 12 a 15 minutos chega em dias atuais a 20 ou 25 minutos. A demanda aumentou consideravelmente e não tínhamos condições de acompanhar com a mesma qualidade e celeridade”, avalia o secretário municipal de educação Gustavo Couto.
 
Com a implantação dos novos veículos, o número da capacidade de atendimento deverá incorrer num acréscimo de mais de 30%, passando para quase 14 mil e a quantidade de profissionais também aumentará, com a chegada de mais 21 médicos, 18 enfermeiros e 130 socorristas. Atualmente, a equipe do serviço conta com aproximadamente 500 funcionários, sendo 87 médicos, que prestam atendimento pré-hospitalar 24 horas.
 
Histórico - O processo de requalificação e expansão do Samu Recife teve início em 2009, a partir de uma apresentação do projeto ao Ministério da Saúde, em Brasília, feita pelo prefeito João da Costa e pelo secretário Gustavo Couto. A partir de então, foram realizados outros encontros com as participações da gestão metropolitana junto à Secretaria Estadual de Saúde e demais municípios, discussões que reforçaram a importância da melhoria do serviço para a população.
 
Com decisão favorável à ampliação, no último mês de março, em solenidade no município de Tatuí, interior de São Paulo, o presidente Lula fez a entrega do primeiro lote de ambulâncias para o reforço das frotas em todo o País. A partir da modernização da frota, o serviço na assistência pré-hospitalar será mais eficiente e de qualidade e será possível otimizar ainda mais o atendimento da demanda, contemplando mais cidadãos.
 
O Samu é um serviço pioneiro, que foi inaugurado no Recife e serviu de modelo para a implantação em todo o País. Atualmente, o Samu da capital conta com 15 ambulâncias, sendo 12 unidades básicas e três de suporte avançado com UTI. A equipe do serviço conta com aproximadamente 500 funcionários, sendo 87 médicos, que prestam atendimento pré-hospitalar 24 horas.
 
A ampliação do SAMU integra uma série de ações municipais voltadas à saúde como ampla rede de mais de 200 equipes do programa Saúde da Família, a melhoria do fornecimento de medicamentos, o ajuste de remuneração dos servidores, lançamento de policlínicas, entre outros programas.

Matérias Relacionadas
- Guardas municipais fazem curso de defesa pessoal
- Prefeito prestigia posse dos novos desembargadores do TRE
- Secretaria da Mulher instala feira de artesanato na Macaxeira
- Guardas municipais fazem curso de defesa pessoal
- Procon registra 341 queixas de consumidores em abril
- Coral Novo Milênio participa do 8º Religare Canticus
- PCR promove I Fórum de Gênero do Recife na Unicap
- Codecir capacita homens do Exército para atuar nos morros do Recife
- Lula e João da Costa entregam moradias do PAC no Recife
- Publicada instrução normativa que regulamenta instrutorias da Escola de Gestão
- PCR divulga esquema de serviços para o 16º Festival Nacional da Seresta
- Lula e João da Costa entregam habitacionais nesta sexta-feira (07)
- Exército reforça Operação Inverno 2010 no Recife
- Secretaria da Mulher reativa feirinhas da Economia Popular e Solidária
- Secretaria lança Mapeamento do Trabalho da Mulher
- Teatro de Santa Isabel recebe mães e pais do Bolsa Escola
- João da Costa assina acordo de cooperação com cidade portuguesa
- Alunos da rede municipal recebem orientação sobre o inverno
- Fórum de Gênero já inscreveu mais de 200 pessoas
- Passeio ciclístico comemora Dia do Trabalhador


Enviar    Imprimir