Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

MARC RIBOUD EM EXPOSIÇÃO NO RECIFE
12:57 Quinta-feira, 6 de Maio de 2010

Em 50 anos de carreira, o francês Marc Riboud conseguiu registrar mais do que imagens. Produzidas ao acaso, suas fotos, que revelam emoção e arte, poderão ser conferidas pelos pernambucanos na exposição montada na Torre Malakoff, Recife Antigo a partir desta sexta-feira (07).

A mostra, que leva seu nome, é uma promoção da Aliança Francesa do Recife e Ímpar Produções, em parceria com a Prefeitura do Recife, Fundarpe, Secretaria de Educação do Governo do Estado de Pernambuco, e Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Conta com apoio da Ambassade de France au Brésil e Ministério da Cultura e Governo Federal; além do apoio cultural da Sherwin Williams, tem o patrocínio da Câmara de Commercio França-Brasil, Societe Generale e UTE Norte Fluminense.

Quem for conferir a exposição vai poder ver 60 fotos, consideradas das mais representativas na carreira de Marc Riboud, cujo estilo marcou, reconhecidamente, a forma de representar o mundo durante o século XX. Integrante da tradicional escola francesa de fotografia – grupo que fundou o estilo conhecido como humanista –, Marc Riboud, hoje com 85 anos, terá seus trabalhos expostos na Torre Malakoff, até o dia 20 de junho. Depois do Recife, a exposição segue para Salvador, Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro.

Nascido em Lyon, Marc Riboud é autor de algumas das imagens mais inspiradoras do fotojornalismo mundial e considerado um dos três grandes fotógrafos ao lado do brasileiro Sebastião Salgado e do franco brasileiro Pierre Verger. Repletas de elegância e crítica social, suas fotos se propagaram pelo mundo a partir da Agência Magnum, na qual trabalhou por três décadas, realizando reportagens pelos quatro continentes.

Sua primeira foto famosa foi clicada em Paris, na primeira visita que fez à cidade. Nela podemos ver um pintor sem nenhum equipamento de segurança na Torre Eiffel. Essa imagem, aliás, tornou-se bastante familiar dos pernambucanos, após ter sido apropriada por Aloísio Magalhães – considerado pela crítica como um dos mais importantes designers gráficos brasileiros do século XX – na construção de um de seus famosos cartemas.

A imagem do Cristo do Rio de Janeiro também foi captada pela lente de Riboud, bem como o colorido e as histórias de vida das comunidades das favelas cariocas. “Mais ainda do que a beleza da paisagem e das cidades, pude apreciar o calor e a elegância das relações humanas. Esse sentimento que, tão longe da França, a compreensão é imediata, profunda, assim como é imenso o apetite pelos intercâmbios culturais. A fotografia pode ocupar um lugar invejável nesses intercâmbios”, destacou o fotógrafo, em sua passagem pelo Brasil.

Biografia – Marc Riboud nasceu em 1923. Durante a Exposição Universal de Paris em 1937, ele realizou suas primeiras fotografias com o pequeno Vest-Pocket que seu pai lhe deu por ocasião de seus 14 anos. Em 1944, participou dos combates de Vercors. De 1945 a 1948, estudou engenharia na Ecole Centrale de Lyon e trabalhou em uma fábrica antes de resolver dedicar-se à fotografia. Em 1953, conseguiu publicar na Revista Life a foto de um pintor da Torre Eiffel. Convidado por Henri Cartier-Bresson e Robert Capa, integrou a equipe da Agência Magnum.

Em 1955, passando pelo Oriente Médio e Afeganistão, foi por terra até a Índia, onde ficou um ano antes de ir para China, em 1957. Depois de uma estada de três meses na antiga URSS, em 1960, fez a cobertura das independências da Argélia e na África Negra. Entre 1968 e 1969, realizou reportagens no Vietnã do Sul e também no Vietnã do Norte, onde foi um dos poucos fotógrafos a poder entrar. Nos anos 80, viajou regularmente pelo Oriente e pelo Extremo Oriente e realizou a exposição em Paris, Londres, Nova Iorque, Beijing, Hong Kong, Bilbao...

Marc Riboud publicou vários livros sobre a China, o Tibete e o Camboja. Em 2009, ele lançou “Algérie, indépendance”, pela editora Le Bec em l’air. Foram organizadas duas importantes retrospectivas: em 2004 – na Maison Européenne de la Photographie de Paris – e uma terceira está prevista no Shanghai Art Museum em março de 2010.

Seu trabalho foi exposto em diversos museus. Ele recebeu entre outras recompensas, dois prêmios do Overseas Press Club, o Time-Life Achievement, o Lucie Award, o ICP Infinity Award, e, recentemente, o Sony World Photography Award.

Serviço:
Exposição Marc Riboud
Onde: Torre Malakoff - Praça do Arsenal, s/nº - Recife Antigo
De 07 de maio a 20 de junho de 2010
Horário de visitação:
• De Terça a Sexta – Das 9h30 às 17h
• Sábados e Domingos – Das 14h às 17h

Matérias Relacionadas
- Imagem e imaginário da fé é tema de palestra na Livraria Cultura
- Biblioteca de Afogados instala projeto Escritor de Plantão
- Teatros municipais com programação diversificada nesta semana
- Recife sedia 16º Festival Nacional da Seresta
- Dança ao alcance de todos é o novo projeto da Escola de Frevo
- A Vida é Bela em exibição na Biblioteca de Afogados
- Eita! promove encontro sobre publicações independentes na Saraiva
- Religiosidade no Nordeste é tema de debate no Museu de Arte Popular
- PCR apoia seminário sobre escravidão e a contribuição africana na civilização brasileira
- Concurso de quadrilhas juninas inscreve grupos dia 11
- Terça Negra de maio rende Tributo a Bob Marley
- Paulo Caldas e Daniel Bandeira discutem a relação do Recife com o cinema
- PCR encerra Dia do Trabalho com grande espetáculo
- As funções do Cinema em debate no estande da PCR no Cine PE
- Patrimônio da Humanidade: Frevo concorre ao título concedido pela Unesco
- Sítio Trindade apresenta espetáculo Circo Rataplan
- Cultura pernambucana é foco do VII Festim
- Prefeitura comemora Dia do Trabalho com grande concerto da OSR
- Alunos do curso de Cidade, Cultura e Cotidiano visitam pontos do Recife
- PCR divulga situação de projetos inscritos no SIC 2010


Enviar    Imprimir