Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

I FÓRUM DE GÊNERO DO RECIFE É ABERTO NA UNICAP
12:12 Sexta-feira, 7 de Maio de 2010

Ao abrir, nesta sexta-feira (7), o I Fórum de Gênero do Recife, no auditório do Bloco-J da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), a secretária Especial da Mulher da Prefeitura do Recife, Rejane Pereira, frisou que estava renovando os compromissos políticos do prefeito João da Costa ao levar a questão de gênero para ser discutida em todos os segmentos interessados em aprofundar a temática. “O prefeito será um dos primeiros no país a criar o Fórum de Gestão de Gênero”, garantiu.

Rejane Pereira falou para uma atenta platéia de aproximadamente 300 pessoas, entre professores e alunos universitários dos cursos de Direito, Serviço Social, Letras e Psicologia, pós-graduados e mestrados. Ao encontro também compareceram integrantes dos fóruns regionais e temáticos do OP, dos conselhos de direitos e do movimento de mulheres.

A Unicap é a principal parceira da gestão municipal na realização do evento e esteve representada pelo pró-reitor Comunitário, Pe. Miguel Martins, e pela professora Andréa Campos, coordenadora do Núcleo de Estudos de Gênero da Unicap, órgão criado em 2008. Padre Miguel destacou a importância da parceria ao assinalar que “a Unicap abre espaço para a discussão de gênero na expectativa de formar cidadãos conscientes que irão integrar esse mutirão de enfrentamento da violência e pelo fim da discriminação contra a mulher”.

Essa linha de raciocínio foi reforçada pela professora Andréia Campos, ao frisar que as mulheres têm poder de construir sua própria história e lutar por mudanças e mais espaços, se contrapondo a personagem central do filme Vida Maria, que foi exibido antes da abertura do fórum. No filme a Maria, uma mulher nascida no sertão do Nordeste, cresce, casa, tem filhos e envelhece sem nenhuma perspectiva de mudança. Apenas aprende a escrever o nome.

Evento - O I Fórum de Gênero do Recife ocorrerá em três outros momentos distintos, nos meses de julho (dia 22); setembro (dia 24), e novembro (dia 26), quando serão enfocados os temas Enfrentamento da violência, Plano Municipal de Políticas Públicas e seus desafios. Na sua abertura a primeira mesa dos trabalhos esteve formada pela secretária Rejane Pereira, pelo pró-reitor Comunitário da Unicap, Pe. Miguel Martins, Andréa Campos, coordenadora do Núcleo de Estudos de Gênero da instituição, e Irani Brito, coordenadora do Fórum Temático de Mulheres do OP.

Já a mesa de debates teve as participações de Tereza Farias, do Grupo de Trabalho e Orientação e Orientação Sexual da secretária de Educação, Lazer e Esportes, além de Piedade Marques, da Articulação Negra. Elas debateram o tema “Dimensão de Gênero na Educação Formal e Informal”.

Matérias Relacionadas
- Equipamento de sucção é usado para combater alagamentos no Recife
- Alto Santa Terezinha recebe 2º Encontro Pré Esporte do Mangue
- João da Costa entrega novas ambulâncias ao Samu Metropolitano
- Prefeito prestigia posse dos novos desembargadores do TRE
- Secretaria da Mulher instala feira de artesanato na Macaxeira
- Guardas municipais fazem curso de defesa pessoal
- Procon registra 341 queixas de consumidores em abril
- Coral Novo Milênio participa do 8º Religare Canticus
- PCR promove I Fórum de Gênero do Recife na Unicap
- Codecir capacita homens do Exército para atuar nos morros do Recife
- Lula e João da Costa entregam moradias do PAC no Recife
- Publicada instrução normativa que regulamenta instrutorias da Escola de Gestão
- PCR divulga esquema de serviços para o 16º Festival Nacional da Seresta
- Lula e João da Costa entregam habitacionais nesta sexta-feira (07)
- Exército reforça Operação Inverno 2010 no Recife
- Secretaria da Mulher reativa feirinhas da Economia Popular e Solidária
- Secretaria lança Mapeamento do Trabalho da Mulher
- Teatro de Santa Isabel recebe mães e pais do Bolsa Escola
- João da Costa assina acordo de cooperação com cidade portuguesa
- Alunos da rede municipal recebem orientação sobre o inverno


Enviar    Imprimir