A Prefeitura     Prefeito assina OS para construção de mais dois habitacionais da Via Mangue Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

RSS lista de noticias O que é isso?

A Prefeitura

PREFEITO ASSINA OS PARA CONSTRUÇÃO DE MAIS DOIS HABITACIONAIS DA VIA MANGUE
00:00 Sexta-feira, 7 de Maio de 2010

Fernando Silva
Conjuntos abrigarão famílias carentes da Zona Sul
Fernando Silva
Novos habitacionais terão 640 apartamentos

Nesta sexta-feira (7), durante a entrega do Habitacional 3 da Via Mangue, no bairro da Imbiribeira, o prefeito João da Costa, o ministro das Cidades, Márcio Fortes e a presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Fernanda Coelho,  assinaram a ordem de serviço para a construção dos outros dois habitacionais do projeto. As obras fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

“Em março o programa Minha Casa, Minha Vida completou um ano, com 425 mil casas já contratadas. Atualmente, mais de 800 mil projetos estão sendo analisados pela Caixa Econômica Federal. Acredito que até o final do ano iremos ultrapassar a marca de um milhão de casas entregues à população de baixa renda”, avaliou o presidente Lula.

Juntos, os Habitacionais 1 e 2 terão 640 unidades. As edificações serão construídas no Pina, com orçamento de R$ 29,4 milhões. Esses conjuntos abrigarão famílias das comunidades Beira Rio, Jardim Beira Rio, Pantanal e Deus nos Acuda/Paraíso, todas localizadas na Zona Sul da Cidade. Os serviços possuem estimativa de 18 meses para serem concluídos.  “O projeto Via Mangue engloba habitação, mobilidade e dignidade. Ele vai tirar da miséria muitas famílias, mantendo-as nas regiões em que moram”, afirmou o prefeito João da Costa.

Via Mangue – É um projeto desenvolvido pela Prefeitura do Recife em parceria com o Governo Federal, que conta com recursos do Orçamento Geral da União (OGU), através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Os investimentos são da ordem de mais de R$ 400 milhões.

João da Costa falou sobre a importância do projeto para o crescimento da Cidade. “A Via Mangue irá possibilitar grandes empreendimentos da iniciativa privada. Já estão previstos nove hotéis, um grande shopping, um polo jurídico e um polo imobiliário, com investimentos de R$ 3 bilhões. Isso representa a geração de mais de 20 mil empregos nas áreas da construção civil e de serviços”, disse o prefeito.

Essa é uma obra estratégica para o desenvolvimento econômico, social, turístico e ambiental do Recife. Ela contempla ações de saneamento, habitação e urbanização, trazendo para a Zona Sul da Cidade uma nova alternativa de tráfego com a implantação de uma via que irá do Bairro do Pina (Ponte Paulo Guerra) até Boa Viagem (altura da Rua Antônio Falcão), margeando o manguezal com 4,75 km de extensão.

Uma área de 221 hectares receberá ações de saneamento integrado com a implantação de rede de saneamento, estações elevatórias e emissários de esgoto. A habitação foi priorizada e beneficiará 992 famílias que serão retiradas de palafitas e locais próximos ao trajeto da via e transferidas para os três habitacionais localizados no Pina e na Imbiribeira.

A primeira etapa do complexo viário foi entregue em 2008. Ela contemplou a construção do Túnel Josué de Castro que interligou a Avenida Antônio de Góes à Rua República Árabe Unida, passando por baixo da Avenida Herculano Bandeira; a implantação de passarela sobre a Avenida Herculano Bandeira, além de melhorias em vias próximas. O investimento nesta etapa foi de R$ 30 milhões.

- Lula e João da Costa entregam Habitacional 3 da Via Mangue
- Prefeito acompanha presidente no lançamento do navio João Cândido
- Mutirões limpam galerias em quatro avenidas
- RELAÇÕES INTERNACIONAIS