Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

PREFEITURA REALIZA AÇÃO EDUCATIVA NO ARRUDA
18:30 Segunda-feira, 10 de Maio de 2010

Para tornar a população uma aliada no combate aos alagamentos e na preservação dos canais limpos, a Prefeitura do Recife fará, nesta terça-feira (11), uma grande ação educativa nas imediações do Canal do Arruda, na Zona Norte da Cidade. Serão realizadas diversas atividades, das 8h às 16h, como a visitação às casas próximas ao canal e uma feira com prestação de serviços de saúde, informações ecológicas, exposições, palestras, teatro e apresentações culturais. A iniciativa, que é fruto de uma ação integrada por várias secretarias municipais, também contará com a participação de estudantes de escolas da rede municipal.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Roberto Arrais, o canal do Arruda será o primeiro a receber esta campanha por ser um dos sistemas de drenagem mais afetados pela ação dos moradores. “Infelizmente, muitas pessoas não respeitam o dia da coleta e jogam o lixo na margem ou até dentro do canal. Existe também a ação de catadores que fazem a separação do material reciclável do não- reciclável ali. Tudo isso acaba dentro do canal, aumenta a poluição, dificulta o escoamento das águas, contribuindo para a formação de alagamentos e o aparecimento de doenças”, disse Arrais.

Com o objetivo de sensibilizar os moradores da área, agentes de saúde, de meio ambiente e 30 estudantes que fazem parte do projeto Agente de saúde escolar vão percorrer as casas nas imediações do sistema de drenagem, distribuindo panfletos e informando os dias de coleta de lixo, a importância de não se jogar lixo no canal nem nas ruas, além dos problemas e doenças geradas pelo descarte errado do material. A população também será orientada sobre a forma de fazer coleta seletiva e os cuidados com a criação de animal para evitar que sejam recolhidos.

No campo ao lado do Santa Cruz, na Avenida Professor José dos Anjos, ainda será montada uma feira que disponibilizará serviços na área de saúde e prestará mais informações sobre a preservação do meio ambiente. Lá, a população poderá se vacinar contra hepatite B, tétano/difteria e Gripe A; aferir a pressão, medir a taxa de glicose, ter orientações sobre escovação, câncer de colo do útero e mama, tabagismo, filariose, anemia falciforme, dengue, tuberculose e hanseníase. Técnicos da vigilância sanitária também vão falar sobre os cuidados com a manipulação de alimentos e validade dos produtos.

A feira terá ainda estandes com demonstração de como dar nova utilidade ao material que acabaria nas lixeiras. As pessoas poderão conferir brinquedos (carrinho, porta-joias, cofrinhos, cestinhas) e objetos decorativos (jarros, arranjos de flores) confeccionados artesanalmente com garrafas PET, espumas, borrachas e tampinhas de refrigerante. Os moradores também poderão aproveitar para tirar documentos (primeira via de CPF, Carteira de Trabalho etc). Enquanto os adultos são atendidos na feira, as crianças poderão ficar na brinquedoteca ou assistir ao teatro de bonecos. Outra opção é participar da aula de dança movida pelo Grupo Pé no Chão.

Além dos moradores, a feira receberá a visita de alunos das escolas municipais da Mangabeira e Antônio Heráclio do Rêgo, assim como de beneficiários do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). Os estudantes vão percorrer os estandes educativos, assistir a vídeos e peça, além de fazer apresentações de Hip Hop, capoeira e maracatu.


Programação - 11/05/10

Abordagem dos moradores

Feira de serviços de saúde

Exposição e demonstração da Oficina Reaproveita com Arte

Brinquedoteca Participativa

Teatro de Bonecos Sobre o Lixo

Aula de dança com o Grupo Pé no Chão.

Oficina de papel reciclável

Retirada de documentação

Exposição de fotos do Canal do Arruda

Apresentação de Capoeira e Hip Hop dos estudantes da Escola Municipal Antônio Heráclio do Rêgo, Rua Manoel da Silva, Fundão;

Apresentação de percussão dos estudantes da Escola Municipal da Mangabeira;

Visita de estudantes do Peti à feira

Matérias Relacionadas
- Prefeito e primeira-dama entregam cheque do 46º Baile Municipal ao Hospital Maria Lucinda
- Oficina de Linguagem é temporariamente suspensa
- Prefeito e primeira-dama entregam cheque do 46º Baile Municipal ao Hospital Maria Lucinda
- 2º Encontro Pré Esporte do Mangue agita CSU Afrânio Godoy
- Moradores dos habitacionais Zeferino Agra e Vila Imperial recebem chaves das novas casas
- Prefeito assina OS para construção de mais dois habitacionais da Via Mangue
- Lula e João da Costa entregam Habitacional 3 da Via Mangue
- Prefeito acompanha presidente no lançamento do navio João Cândido
- Mutirões limpam galerias em quatro avenidas
- RELAÇÕES INTERNACIONAIS
- I Fórum de Gênero do Recife é aberto na Unicap
- Equipamento de sucção é usado para combater alagamentos no Recife
- Alto Santa Terezinha recebe 2º Encontro Pré Esporte do Mangue
- João da Costa entrega novas ambulâncias ao Samu Metropolitano
- Prefeito prestigia posse dos novos desembargadores do TRE
- Secretaria da Mulher instala feira de artesanato na Macaxeira
- Guardas municipais fazem curso de defesa pessoal
- Procon registra 341 queixas de consumidores em abril
- Coral Novo Milênio participa do 8º Religare Canticus
- PCR promove I Fórum de Gênero do Recife na Unicap


Enviar    Imprimir