A Prefeitura     Prefeito acompanha evento sobre a fiscalização das obras da Copa 2014 Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

RSS lista de noticias O que é isso?

A Prefeitura

PREFEITO ACOMPANHA EVENTO SOBRE A FISCALIZAÇÃO DAS OBRAS DA COPA 2014
00:00 Terça-feira, 11 de Maio de 2010

Prefeito em evento sobre controle do investimento da Copa 2014

Cumprindo agenda de dois dias em Brasília, o prefeito João da Costa participou, na manhã desta terça (11), da abertura do evento Parcerias Estratégicas e o Modelo de Fiscalização da Copa 2014. O seminário aconteceu no auditório Ministro Pereira Lira, na sede do Tribunal de Contas da União (TCU), situada no Setor de Administração Federal Sul (SAFS). O objetivo foi apresentar aos gestores estaduais e municipais como será feito o controle do uso do dinheiro público investido na Copa 2014, que terá 12 sedes, entre elas o Recife.

Para o prefeito, “é importante estabelecer regras claras de acompanhamento e fiscalização, para que os gestores saibam quais projetos serão fiscalizados pelo tribunal de contas da União e quais pelos tribunais estaduais. Da nossa parte, vamos apresentar os editais das obras relativas à Copa previamente, antes da publicação, aos orgãos de controle”, destaca João da Costa. Ele ressalta que o portal de fiscalização dos gastos, lançado pelo TCU, é uma ferramenta fundamental para que a população possa acompanhar o processo.

A solenidade foi prestigiada por diversas autoridades, como os ministros dos Esportes. Orlando Silva; do Planejamento, Paulo Bernardo; e da Controladoria Geral da União, Jorge Hage; o procurador-geral da República, Roberto Gurgel; governadores como Jacques Wagner (Bahia) e Cid Gomes (Ceará); os prefeitos de Fortaleza, Luizianne Lins; São Paulo, Gilberto Kassab; e Salvador, João Henrique Carneiro. Representando o governador Eduardo Campos, compareceu o secretário estadual da Casa Civil, Ricardo Leitão. Diversos representantes dos tribunais de contas estavam presentes, entre eles o presidente do TCU, Ubiratan Aguiar, e o relator dos assuntos ligados à Copa 2014, Valmir Campelo.

O ministro Orlando Silva elogiou a iniciativa e disse que ela se soma a outras medidas, como o decreto, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que exige transparência em todos os gastos com a Copa. “São portos, aeroportos e dezenas de intervenções de mobilidade urbana, que deixarão um legado permanente para a população, além das novas instalações esportivas”, afirmou. “Queremos uma Copa que flua normalmente dentro e fora de campo”, acrescentou o presidente Ubiratan Aguiar.

- Ação educativa da PCR beneficia moradores do Arruda
- PCR participa de reunião da Rede Mercocidades
- Encontro de Adultos e Idosos dos Círculos Populares começa com passeios
- João da Costa participa de reuniões sobre Copa do Mundo e PAC-2 em Brasília