Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

IDOSOS SE INFORMAM SOBRE OSTEOPOROSE EM PALESTRA
00:00 Sexta-feira, 14 de Maio de 2010

Cerca de cem idosos compareceram ao pátio da Policlínica Waldemar de Oliveira (Rua do Pombal, 115, Santo Amaro) para conhecer um pouco mais e tirar dúvidas a respeito da osteoporose, doença que causa a redução da massa óssea.

A palestra foi organizada pela geriatra Dra. Ana Catarina Pereira, que atende aos maiores de 60 anos da unidade, em ação semelhante a uma série de encontros ao público da terceira idade com temas como diabetes, sexualidade e promoção da qualidade de vida.

A policlínica apresenta como diferencial em relação às demais unidades, o atendimento a um grande número de idosos com a especialidade em geriatria. Por mês, são recebidas aproximadamente 600 pessoas com 60 anos ou mais de idade.

Jefferson Valença, gerente do centro de saúde analisa: “não adianta apenas tratar o idoso, é preciso orientá-lo para tornar a prevenção mais eficaz, e esses encontros também ganham uma conotação de evento social, eles ficam à vontade, e isso humaniza ainda mais a relação médico x paciente o que é um grande ganho para o tratamento”.

Josefa Lins da Silva, 72 anos conta que, mesmo morando em Dois Unidos, não perde um encontro: “É muito bom vir pra cá, a gente aprende a se cuidar e descobre coisas que não conhecia, eu não sabia, por exemplo, que fazer exercício ajudava, achava que prejudicava, hoje em dia sofro bem menos com as dores. Venho sempre aqui para acompanhar tudo, ajuda muito”, conta

Osteoporose no Brasil – Segundo levantamento do Ministério da Saúde, o percentual de pessoas com mais de 60 anos diagnosticadas com osteoporose passou de 10%, em 1994, da população idosa a 25%.

Como reflexo do problema, de 2005 a 2008, aumentou em 8% o número de internações por fratura de fêmur – bastante comum em pessoas com osteoporose. Há dois anos, o tipo de fratura foi responsável por 32.908 internações hospitalares na rede do Sistema Único de Saúde (SUS), a um custo total de R$ 58,6 milhões.

A fratura de fêmur também aparece como motivo relevante de morbidade e mortalidade dos idosos. Entre as causas externas, as quedas são responsáveis por 24% dos óbitos. No entanto, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem) reconhece que não há dados exatos sobre a incidência da osteoporose no Brasil.

Saiba mais - Enfermidade silenciosa, a osteoporose diminui a massa óssea a tal ponto que fraturas passam a ocorrer espontaneamente em atividades comuns do cotidiano, como o ato de sentar-se com rapidez, que pode causar fratura no quadril. A característica pode fazer com que a doença passe completamente despercebida se não forem realizados exames para detectá-la. Bastante associada ao envelhecimento, ela também causa redução de estatura, encolhimento das vértebras, ossos doloridos e costas corcundas.

Prevenção – A osteoporose é uma doença que pode ser prevenida. Para reduzir o risco de desenvolver o problema, basta adotar algumas medidas simples, que devem ser tomadas o mais cedo possível. Confira algumas dicas:

• Ingerir alimentos ricos em cálcio:
A substância está presente em peixes, vegetais verde-escuros (couve, brócolis, espinafre etc.) e leite e derivados (queijo e iogurte).

• Prevenir quedas:
Instalar suportes em espaços da casa como banheiro e quarto; Evitar tapetes, que possam deslizar e provocar a perda do equilíbrio; Afixar borrachas ou escolher pisos antiderrapante em escadas e dentro do chuveiro.

• Realizar exercícios físicos:
Aderir a atividades como caminhada, corrida, subir e descer degraus, musculação e dança.

• Exposição ao sol:
Tomar sol até 10h auxilia na produção e absorção da vitamina D pelos ossos.

• Evitar álcool e tabaco:
Reduzir o consumo de bebidas alcoólicas e cigarro ajuda a prevenir a osteoporose e outras doenças.

Matérias Relacionadas
- Recife promove Dia D de vacinação contra a Gripe Sazonal
- Saúde promove palestra sobre osteoporose
- Recife inicia vacinação contra Influenza A e gripe comum
- Municípios vacinam idosos contra a gripe sazonal no dia 15 de maio
- João da Costa entrega novas ambulâncias ao Samu Metropolitano
- PCR encerra inscrições para contratos temporários da Saúde
- Saúde investirá R$ 100 mil na reforma do CAPSad Renée Ribeiro
- Vacinação contra a Gripe A em gestantes do Recife ultrapassa a meta nacional
- PCR inicia troca de medicamento para hipertensão na rede municipal
- PCR vacina idosos acamados contra a gripe sazonal
- PCR abre inscrições para vagas temporárias na Saúde
- Secretaria de Saúde presenteia trabalhador com programação especial
- Prefeitura do Recife vacinará contra a Gripe A no Dia do Trabalho
- .
- Campanha de notificação da violência é lançada no Recife
- Prefeitura lança Campanha de Notificação da Violência
- Vacinação contra a Gripe A no Recife ultrapassa índices nacionais
- PCR participa de atividades do Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho
- PCR contrata temporariamente profissionais para a Saúde
- Idosos do Recife serão vacinados a partir de 8 de maio


Enviar    Imprimir