Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

RECIFE PROMOVE ATIVIDADES PARA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE SAZONAL
00:00 Sexta-feira, 14 de Maio de 2010

Para marcar o Dia D de Vacinação contra a Gripe Sazonal (gripe comum), voltada para os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, a Prefeitura do Recife, por meio do Programa Municipal de Imunização, Academia da Cidade e a Coordenação do Idoso, organizou, para este sábado (15), diversas atividades nos seis distritos sanitários da Capital para estimular a população a se imunizar contra a enfermidade.
Um dos locais do evento será o polo do Academia da Cidade, no segundo Jardim de Boa Viagem. Lá, a partir das 6h, será oferecido um café da manhã aos participantes. Em seguida, os instrutores do programa iniciarão, nas duas tendas que foram montadas para o evento, aulas de alongamento, aeróbica e ginástica. No mesmo local, haverá aulas de ioga, tai chi chuan e os presentes também dançarão ao som da Frevioca, que vai aumentar a animação.
Em seguida, a partir das 8h, será feita a abertura oficial do evento, com a presença do secretário de Saúde do Recife, Gustavo Couto, que ministrará a primeira dose da vacina e dando sequência às atividades do dia.

Também estarão presentes no evento a coordenadora do Programa de Imunização do Recife, Elizabeth Azoubel, o cantor e compositor Getúlio Cavalcanti (homenageado do Carnaval Multicultural 2010 do Recife) e a ex-BBB Ana Marcela Massa, que foi convidada pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, no mês de abril, no Rio de Janeiro, para participar da abertura oficial da campanha de vacinação contra a Gripe A (H1N1).

Outro local na capital pernambucana que estará mobilizado com imunização contra a gripe comum é o Centro de Saúde Francisco Pignatari, no bairro de Casa Amarela (Estrada do Arraial, s/nº, Casa Amarela, além de mais de 200 pontos de vacinação, entre PSFs, policlínicas e postos montados em supermercados, hipermercados e shoppings centers.

Durante o dia, também serão imunizadas contra a Gripe H1N1 as demais populações que constam no calendário do Ministério da Saúde (idosos portadores de doenças crônicas, gestantes, crianças a partir de 6 meses de vida a menos de dois anos de idade, adultos a partir dos 29 anos aos 39 anos de idade).

Para a iniciativa, a Secretaria de Saúde do Recife mobilizará aproximadamente três mil pessoas, entre funcionários e voluntários, que ministrarão as doses a partir das 8h, seguindo até as 17h.

Segundo o secretário de Saúde do Recife, Gustavo Couto, “é importante ressaltar que, além do esforço em promover um momento como esse, é preciso que a população também se preocupe em cuidar da saúde. Por isso, a Secretaria de Saúde do Recife leva aos moradores da Capital a imunização e serviços para o bem-estar das pessoas”, avalia.

Ainda de acordo com o secretário, “desde a última segunda-feira (10), 164 mil doses da vacina vêm sendo utilizadas para imunizar o público idoso contra a gripe comum. Por causa de uma estratégia que foi, ao longo da campanha, sendo fortalecida, o Município tem conseguido ultrapassar as metas nacionais e pretendemos alcançar um número ainda maior de pessoas vacinadas”, afirma.

Campanha – Desde o início da mobilização, no dia 8 de março, a Prefeitura do Recife tem conseguido alcançar índices de imunização acima da média nacional para a população de 20 a 29 anos (85,9% - 70%), gestantes (106% - 62%) e crianças de seis meses e menores de dois anos de idade (105 – 100%).

A imunização reduz em mais de 50% as doenças relacionadas à gripe nos idosos vacinados, diminui ainda as mortes hospitalares por pneumonia e gripe e as relacionadas às outras doenças respiratórias. Hoje, a vacina contra a Influenza A é a arma mais eficaz contra a enfermidade e, por isso, a campanha também serve como um alerta para que a sociedade procure o serviço municipal de saúde para receber as doses.

As pessoas que tiverem dúvidas a respeito da vacinação devem ligar para a Ouvidoria Municipal da Saúde, pelo telefone 0800.281.1520. O serviço funciona de segunda a sexta, das 7h às 19h e a ligação é gratuita.

Serviço:

O quê: Recife promove Dia D de vacinação contra a Gripe Sazonal
Quando: neste sábado (15), a partir das 8h.
Onde: Polo do Academia da Cidade do segundo Jardim de Boa Viagem e no Centro de Saúde Francisco Pignatari, no bairro de Casa Amarela (Estrada do Arraial, s/nº, Casa Amarela)

Matérias Relacionadas
- Idosos se informam sobre osteoporose em palestra
- Recife promove Dia D de vacinação contra a Gripe Sazonal
- Saúde promove palestra sobre osteoporose
- Recife inicia vacinação contra Influenza A e gripe comum
- Municípios vacinam idosos contra a gripe sazonal no dia 15 de maio
- João da Costa entrega novas ambulâncias ao Samu Metropolitano
- PCR encerra inscrições para contratos temporários da Saúde
- Saúde investirá R$ 100 mil na reforma do CAPSad Renée Ribeiro
- Vacinação contra a Gripe A em gestantes do Recife ultrapassa a meta nacional
- PCR inicia troca de medicamento para hipertensão na rede municipal
- PCR vacina idosos acamados contra a gripe sazonal
- PCR abre inscrições para vagas temporárias na Saúde
- Secretaria de Saúde presenteia trabalhador com programação especial
- Prefeitura do Recife vacinará contra a Gripe A no Dia do Trabalho
- .
- Campanha de notificação da violência é lançada no Recife
- Prefeitura lança Campanha de Notificação da Violência
- Vacinação contra a Gripe A no Recife ultrapassa índices nacionais
- PCR participa de atividades do Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho
- PCR contrata temporariamente profissionais para a Saúde


Enviar    Imprimir