Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Assistência Social

ASSISTÊNCIA SOCIAL APLICA QUESTIONÁRIO PARA TRAÇAR O PERFIL DAS PROFISSIONAIS DO SEXO
00:00 Segunda-feira, 17 de Maio de 2010

A Secretaria de Assistência Social, em parceria com a Associação Pernambucana das Profissionais do Sexo (APPS), iniciou, nesta segunda-feira (17), um trabalho de abordagem que busca traçar o perfil dessas mulheres. A ação segue até a quinta-feira (20) e vai percorrer os locais de maior concentração das profissionais do sexo.

Através da aplicação de um questionário, serão abordados temas como saúde, grau de escolaridade, situação sócioeconômica, segurança e direitos humanos. A equipe é composta por três funcionários da Secretaria de Assistência Social e por três representantes da APPS. O trabalho começou nas Praças do Diário e Joaquim Nabuco, no Centro do Recife.

“É a primeira vez que realizamos esse trabalho, com uma abrangência tão grande. Nossa expectativa é a melhor possível. Queremos ter acesso a dados mais detalhados sobre as vidas dessas mulheres, para poder orientá-las da maneira mais adequada”, disse a coordenadora geral da Associação Pernambucana das Profissionais do Sexo (APPS), Nanci Feijó.

De acordo com Genivaldo Francisco, assessor de gabinete da Secretaria de Assistência Social, o trabalho é de fundamental importância e poderá ajudar a inserir essas mulheres em programas e projetos sociais desenvolvidos pela Prefeitura do Recife. A ação segue um modelo da gestão, o do trabalho integrado. “Iremos atuar na redução de danos e orientação sobre DSTs, em parceria com a Secretaria de Saúde; incentivar o retorno à escola, a partir do Alfabetizar; orientar sobre a Lei Maria da Penha e também incentivar o desenvolvimento de habilidades que muitas delas relataram, como a culinária e o artesanato”, explicou.
 
Outro fator importante constatado a partir da pesquisa, é o de que muitas dessas mulheres reconhecem sua ocupação como uma profissão, que precisa ser regulamentada e organizada. Também foi identificado o desejo, naquelas que são mães, de que os filhos não vivenciem esse ambiente de prostituição e de que tenham um futuro diferente do delas.
 
Trabalhando nas ruas desde os 15 anos, R.F.S. reconhece que a inconstância da renda e a exposição prejudicam bastante. “Isso aqui não é vida para ninguém. Tem semanas que lucramos muito, mas tem dias que não ganhamos nada”, disse. Hoje, aos 39 anos, o sonho dela é sair das ruas. “Gostaria muito de conseguir um trabalho ou um companheiro que me ajudasse a deixar vida”, falou a profissional. 
 
Durante a tarde e a noite desta terça-feira (18), o formulário será aplicado no bairro da Imbiribeira. Na quarta-feira (19), à noite, será a vez das profissionais que atuam na Avenida Conselheiro Aguiar, em Boa Viagem, responderem ao questionário. Já na quinta-feira (20), à noite, a equipe atende às mulheres que atuam no Posto Padre Cícero, no Ibura. O resultado desse trabalho será apresentado no I Encontro Municipal das Profissionais do Sexo, que acontece no Hotel Jangadeiro, no dia 02 de junho, no horário das 9h às 18h. 
 

Matérias Relacionadas
- PCR participa de panfletagem contra exploração sexual de crianças e adolescentes
- Assistência Social apoia trabalho para traçar perfil das profissionais do sexo
- Posto do Bolsa Família atende aos sábados
- Aumenta procura por Carteira do Idoso
- Últimos dias para inscrição na seleção para o Projeto Casa Brasil Peixinhos
- Inscrições para cursos de novas tecnologias em Peixinhos
- Iasc entrega donativos às vítimas do incêndio no Pina
- Iasc entrega donativos nas comunidades do Bode e Beira Rio
- Assistência Social amplia horário de atendimento aos beneficiários do Bolsa Família
- Assistência Social realiza reunião para Plenária Temática do OP
- População em situação de rua é tema de seminário promovido pela PCR
- Assistência Social promove capacitação sobre o CadÚnico
- Assistência Social inicia capacitação da segunda turma para uso do Novo Formulário do CadÚnico
- Assistência Social promove seminário sobre população em situação de rua
- Conselho Municipal de Assistência Social realiza reunião
- Iasc arrecada mais de 1 tonelada de alimentos
- Prefeitura promove arrecadação de doações para vítimas de incêndio
- Prefeitura abre inscrições para o Projovem Adolescente 2010
- Começa o pagamento do Bolsa Família referente ao mês de abril
- Programa Municipal de Medidas Socioeducativas é lançado no Recife


Enviar    Imprimir