Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Assistência Social

PCR PARTICIPA DE PANFLETAGEM CONTRA EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
12:36 Segunda-feira, 17 de Maio de 2010

Uma ampla distribuição de panfletos contra o abuso sexual de crianças e adolescentes está sendo feita, nesta segunda-feira (17), na Ceasa (Curado), pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Assistência Social, e também no Shopping Center Recife (Boa Viagem), por técnicos da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã. A atividade integra as ações do Dia Nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, comemorado nesta terça-feira (18). O ponto alto das comemorações no Recife é uma caminhada, que acontece às 15h desta terça, entre o Parque Treze de Maio, na Boa Vista, e o Pátio do Carmo, no Bairro de São José.

O tema da campanha deste ano é sobre pornografia. E o panfleto alerta para o “crime de reproduzir ou compartilhar imagens de crianças e adolescentes para fins sexuais”. A planfetagem da Ceasa está sendo feita por uma equipe do Centro de Referência da Criança e do Adolescente (Cerca), localizado na Madalena e ligado à Secretaria de Assistência Social. Já o trabalho no Shopping Center é feito por um grupo do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), da Secretaria de Direitos Humanos.

A programação da campanha foi organizada pela Rede de Combate ao abuso e exploração de menores, formada por um conjunto de organizações públicas e entidades civis comprometidas com a questão, em todo o Estado. As atividades de comemoração a esse Dia Nacional de proteção aos menores se estendem até o final do mês, com participação da equipe municipal, que participa da organização de várias ações, inclusive da realização de um vídeo debate no auditório da Faculdade Maurício de Nassau, à Rua Guilherme Pinto, 400 (Derby), na próxima segunda-feira (24), das 14h30 às 18h30.

Na ocasião, o filme a ser exibido é “Cinderela, Lobos e um Príncipe Encantado”, do cineasta Joel Zito. Um documentário que viaja entre o nordeste brasileiro e a Europa, mostrando o sonho de algumas mulheres que buscam encontrar um marido europeu. A maioria, sem estudo ou formação profissional, se transforma em prostitutas. E apenas uma minoria consegue um final feliz.

O objetivo da campanha é romper com o silêncio em torno da violência sexual cometida contra menores, mobilizando a sociedade para a denúncia de casos, vigilância e proteção de jovens e adolescentes. A data desse Dia Nacional (18 de maio) foi instituído (Lei 9.970/2000) em homenagem à pequena Araceli, de apenas 8 anos, violentada e assassinada, em Vitória, no Espírito Santo.

Matérias Relacionadas
- Assistência Social aplica questionário para traçar o perfil das profissionais do sexo
- Assistência Social apoia trabalho para traçar perfil das profissionais do sexo
- Posto do Bolsa Família atende aos sábados
- Aumenta procura por Carteira do Idoso
- Últimos dias para inscrição na seleção para o Projeto Casa Brasil Peixinhos
- Inscrições para cursos de novas tecnologias em Peixinhos
- Iasc entrega donativos às vítimas do incêndio no Pina
- Iasc entrega donativos nas comunidades do Bode e Beira Rio
- Assistência Social amplia horário de atendimento aos beneficiários do Bolsa Família
- Assistência Social realiza reunião para Plenária Temática do OP
- População em situação de rua é tema de seminário promovido pela PCR
- Assistência Social promove capacitação sobre o CadÚnico
- Assistência Social inicia capacitação da segunda turma para uso do Novo Formulário do CadÚnico
- Assistência Social promove seminário sobre população em situação de rua
- Conselho Municipal de Assistência Social realiza reunião
- Iasc arrecada mais de 1 tonelada de alimentos
- Prefeitura promove arrecadação de doações para vítimas de incêndio
- Prefeitura abre inscrições para o Projovem Adolescente 2010
- Começa o pagamento do Bolsa Família referente ao mês de abril
- Programa Municipal de Medidas Socioeducativas é lançado no Recife


Enviar    Imprimir