Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

SAÚDE RECEBE PROFESSORES AMERICANOS PARA VISITA TÉCNICA AO ACADEMIA DA CIDADE
09:51 Segunda-feira, 17 de Maio de 2010

A Prefeitura do Recife recebe, nesta segunda-feira (17), a visita de uma equipe da Universidade de San Diego, nos Estados Unidos, responsável pela implantação de atividades físicas em comunidades latinas que vivem na Califórnia e que chega à capital pernambucana para uma visita técnica sobre o Programa Academia da Cidade.

Desembarcam no Recife dois professores, um especializado em Saúde Pública e outro em Educação Física e Nutrição, além da coordenadora do projeto na cidade americana, que tem reunião marcada para as 14h30, com o secretário de Saúde do Recife, Gustavo Couto, no edifício-sede da Prefeitura, onde serão apresentados formalmente ao programa.

A programação segue até a quarta-feira (19). Durante os dias da visita, o grupo de professores conhecerão alguns dos pólos do programa, como o do Ibura e Ilha do Joaneiro; visitarão a Universidade de Pernambuco, instituição que promoverá a intervenção nos Estados Unidos; e acompanharão o trabalho realizado no Guilherme Abath, que associa atividades à práticas integrativas.

O propósito da viagem é conhecer mais profundamente o Academia da Cidade, da Prefeitura do Recife, que se destacou em pesquisa realizada pelo Centro Americano de Controle de Prevenção de Doenças (CDC). Durante quatro anos, o órgão realizou estudos sobre atividades físicas e promoção de saúde no Brasil. Entre os projetos realizados no país, está o Academia da Cidade, que obteve 80% de aprovação naquele país e, devido à sua atuação, acabou também sendo destaque em publicação sobre Saúde Pública dos EUA.

De acordo com o secretário de Saúde do Recife, Gustavo Couto, “toda a estrutura da Saúde do Recife será apresentada ao grupo, que também acompanhará as intervenções em alguns polos e, principalmente, ficarão inteirados sobre a relação da Prefeitura do Recife com a Universidade de San Diego. O Academia da Cidade será o primeiro programa de saúde pública brasileiro, implementado nos EUA, com um investimento de aproximadamente US$ 1,1 milhão e a previsão de início das obras é para 2011. Essa é mais uma oportunidade de servirmos como exemplo e compartilharmos uma experiência tão exitosa como esta”, avalia o secretário.

Programa – O Academia da Cidade foi implantado em 2002 pela Secretaria de Saúde do Recife com forma de incentivar a prática de atividades físicas, estímulo ao lazer e à alimentação saudável, dessa forma, melhorando a qualidade de vida da população recifense. Por meio de uma política de promoção à saúde, o projeto visa potencializar espaços públicos de lazer requalificados e equipamentos de saúde.

Atualmente o projeto vem sendo expandido para outros locais do Estado e conta com 21 polos implantados e 80 profissionais nas áreas de educação Física e nutrição. Além disso, são desenvolvidos trabalhos nos CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) junto aos seus usuários. As atividades do Programa Academia da Cidade são gratuitas, dirigidas a pessoas de todas as idades, e acontecem de segunda a sexta, das 5h30 às 8h30 e das 17h às 20h.

Serviço:
O quê: Saúde recebe professores americanos para visita técnica ao Academia da Cidade
Quando: nesta segunda-feira (17)

Matérias Relacionadas
- Recife promove atividades para campanha de vacinação contra a Gripe Sazonal
- Idosos se informam sobre osteoporose em palestra
- Recife promove Dia D de vacinação contra a Gripe Sazonal
- Saúde promove palestra sobre osteoporose
- Recife inicia vacinação contra Influenza A e gripe comum
- Municípios vacinam idosos contra a gripe sazonal no dia 15 de maio
- João da Costa entrega novas ambulâncias ao Samu Metropolitano
- PCR encerra inscrições para contratos temporários da Saúde
- Saúde investirá R$ 100 mil na reforma do CAPSad Renée Ribeiro
- Vacinação contra a Gripe A em gestantes do Recife ultrapassa a meta nacional
- PCR inicia troca de medicamento para hipertensão na rede municipal
- PCR vacina idosos acamados contra a gripe sazonal
- PCR abre inscrições para vagas temporárias na Saúde
- Secretaria de Saúde presenteia trabalhador com programação especial
- Prefeitura do Recife vacinará contra a Gripe A no Dia do Trabalho
- .
- Campanha de notificação da violência é lançada no Recife
- Prefeitura lança Campanha de Notificação da Violência
- Vacinação contra a Gripe A no Recife ultrapassa índices nacionais
- PCR participa de atividades do Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho


Enviar    Imprimir