Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

PLENÁRIAS REGIONAIS DO OP CRIANÇA SÃO ABERTAS COM ENTUSIASMO
15:25 Terça-feira, 18 de Maio de 2010

Entusiasmo, alegria e participação do cidadão marcaram, na manhã desta terça-feira (18), a primeira plenária regional do ciclo do OP Criança em 2010, dedicada às escolas municipais da RPA1, na região central da Cidade. A festa aconteceu na quadra de esportes da Escola Municipal José da Costa Porto, na Ilha Joana Bezerra, e reuniu cerca de duas mil crianças e adolescentes, entre seis e 16 anos, incluindo os 32 delegados-mirins eleitos pelos colegas das 16 escolas participantes, além de um coordenador de apoio por escola.

A parte cultural do evento teve como atrações a apresentação musical da Orquestra Cidadã Meninos do Coque, que trouxe um grupo de seis instrumentistas que estudam na Municipal Costa Porto, além do grupo de percussão e dançarinos da própria unidade de ensino, ligados ao programa Mais Educação. Eles apresentaram números de maracatu, afoxé e maculelê, para delírio dos colegas e convidados.

O Secretário de Educação, Esporte e Lazer, Cláudio Duarte, foi representado pela diretora de Gestão Escolar, Socorro Assunção. Também compareceram o coordenador do OP Criança, Petrônio Filho; a diretora da Escola Costa Porto, Ângela Pedrosa; e dezenas de professores e pais de alunos. O evento foi aberto por Socorro Assunção, que explicou aos pequenos delegados a importância do OP Criança para a gestão do prefeito João da Costa.

Vocês estão aqui porque são delegados eleitos nas suas escolas e terão a responsabilidade de defender as principais obras e ações escolhidas pelos seus colegas, tanto para melhoria na escola, quanto para a comunidade”, ressaltou Socorro. Logo depois, os estudantes cantaram o Hino Nacional e foram apresentados aos coordenadores de apoio. Já a apresentação dos 32 delegados-mirins foi acompanhada da exposição de cartazes com desenhos e textos justificando as ações mais votadas durante as plenárias do OP Criança nas escolas, realizadas em 2009.

Para as 16 escolas, as duas principais ações escolhidas pela RPA1 e que serão encaminhadas como sugestões ao prefeito, no final do ciclo do OP, foram a reforma e melhoria das condições físicas e aumento das áreas de lazer. Para a comunidade, os alunos querem mais áreas de esporte, como quadras esportivas e mais áreas de lazer, como praças e academias da cidade.

Após as apresentações culturais, os pequenos delegados e os coordenadores de apoio permaneceram na quadra, dando início às atividades previstas. Divididos em três grupos de trabalho, eles sistematizaram as melhorias escolhidas e elegeram, pelo voto direto, os conselheiros-mirins que vão representar a RPA1 no Fórum de Conselheiros do OP Criança, que será empossado pelo prefeito João da Costa, em setembro deste ano.

O número de conselheiros varia conforme o número de delegados por RPA, na proporção de 10 delegados para um conselheiro. Como a RPA1 tem 32 delegados, terá direito a três conselheiros.

Braynner Gabriel tem 13 anos e é delegado da Escola Municipal Costa Porto. Bastante à vontade na quadra da sua unidade de ensino, ele conta que ficou muito feliz em poder representar todos os colegas. “Através do OP nós podemos opinar sobre o que bom pra nossa escola e comunidade. Esse processo acaba unindo ainda mais toda comunidade escolar”, ressalta. Já Adelice Soares, de nove anos, escolhida para representar a Escola Municipal Almirante Soares Dutra (Cabanga), pretende acompanhar todas as etapas do OP Criança. “Eu fui eleita porque sou bastante falante e não tenho medo de pedir as coisas para os adultos”, explicou, ressaltando que o OP Criança também serve para fazer novos amigos e discutir os problemas das crianças.   .

Confira o calendário das plenárias regionais do ciclo do OP Criança 2009/2011:
RPA-2, dia 26 de maio na Escola Alto Santa Terezinha (Linha do Tiro)
RPA-3, dia 09 de junho na Escola Presbítero José Bezerra (Apipucos)
RPA-4, dia 30 de junho na Escola Divino Espírito Santo (Caxangá)
RPA-5, no dia 28 de julho Escola Municipal Dom Bosco (Jardim São Paulo)
RPA-6, no dia 11 de agosto na Escola Carlúcio Castanha (Ibura)

Matérias Relacionadas
- Reunião do Orçamento Participativo no Sítio Trindade
- Moradores de Afogados e Tamarineira comparecem às plenárias do OP
- OP promove plenárias regionais na Vila Tamandaré e na Joana Bezerra
- Prefeitura inicia plenárias regionais do Orçamento Participativo da Criança
- Microrregião 2.2 do Recife recebe urnas eletrônicas do OP
- Plenária do Orçamento Participativo em Jardim São Paulo
- Santo Amaro e Bomba do Hemetério recebem plenárias do OP Recife
- Alto Santa Terezinha reúne mais de 600 pessoas em plenária do OP
- Caranguejo Tabaiares abre plenárias do OP da microrregião 5.1
- Encerradas plenárias regionais OP Recife na Microrregião 2.3
- OP promove plenárias regionais na Vila Brasil e na Linha do Tiro
- População reforça votação de prioridades com Urnas eletrônicas do OP
- Plenária regional do OP em Santo Amaro prioriza implantação de policlínica
- Orçamento Participativo do Recife promove plenária no bairro do Fundão
- OP Recife 2010 inicia nova etapa com votação nas urnas eletrônicas
- Moradores de Dois Unidos elegem ações prioritárias em plenária do OP Recife
- Comunidade do Coque participa de plenária do OP Recife 2010
- Alto do Capitão, em Dois Unidos, recebe plenária regional do OP
- Encerradas plenárias regionais do OP na microrregião 2.1 do Recife
- Prefeito João da Costa abre 1ª plenária regional do OP Recife 2010


Enviar    Imprimir