Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

MUSEUS OFERECEM AÇÕES VOLTADAS À ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL
11:49 Quarta-feira, 19 de Maio de 2010

Numa vivência voltada ao tema da 8ª Semana Nacional dos Museus, “Museus para a harmonia social”, o Museu de Arte Popular (MAP) e o Memorial Luiz Gonzaga (MLG) programaram ação conjunta integrada à política de acessibilidade e inclusão social. Os equipamentos da Prefeitura do Recife situados no Pátio de São Pedro prepararam uma recepção especial para públicos de vulnerabilidade social ou problemas de mobilidade.

Na manhã desta quarta-feira (19), passaram pelo MAP e pelo MLG grupos da Penitenciária Agroindustrial São João, da Funase (Fundação de Atendimento Socioeducativo) e da Colônia Penal Feminina de Abreu e Lima. Os reeducandos, em geral uma platéia que tem pouca intimidade com museus, foram recepcionados com ações artísticas integradas, para que a visita se tornasse ainda mais atraente e acessível. O Museu de Arte Popular oferece performances cênicas enquanto o Memorial Luiz Gonzaga opta por mediação musical e declamação.

No MAP, enquanto os grupos acompanhavam o monitor da exposição “Caminhos do santo”, que une arte e religiosidade, um grupo de estudantes de dança da UFPE realizava uma performance representativa a missionários e beatos. Após cada apresentação, acontecia um jogo de perguntas sobre a temática da mostra e os visitantes eram convocados a responder as questões.

Fazia mais de 10 anos que eu não ia a um museu, e mesmo assim, do que me lembrava, tinha achado chato. Desta vez foi muito bom, com toda essa interação que nos leva a pensar sobre o assunto, a olhar as obras de outro jeito, me diverti muito. Sempre que tiver oportunidade, pretendo vir outras vezes e ainda conhecer outros museus”, conta Adalberto o apenado da Penitenciária Agroindustrial São João.

Já no Memorial Luiz Gonzaga, cujo grande atrativo é o conjunto da obra do Rei do Baião, a música é o carro-chefe da ação. Portando uma sanfona, o monitor Diviol Lima explica a biografia de Gonzagão e ainda entoa algumas canções populares de seu repertório, acompanhado por Marcos Leite Jr. na zabumba e um voluntário da platéia no triângulo.

Um adolescente da Funase de 14 anos arriscou tocar triângulo e saiu empolgado da experiência. “Adorei a música e poder brincar um pouco. Eu pensava que ia ser uma coisa muito sem graça, visitar museu, olhar umas coisas, e ir embora, mas foi bem mais legal do que eu imaginava. Visitar museu é bacana”, ressaltou.

Ainda dentro do projeto de harmonia social, no encerramento das ações na sexta-feira (21), o MAP e o MLG promovem no Teatro Hermilo Borba Filho uma mesa de debates para discutir políticas efetivas a respeito de acessibilidade e inclusão em museus e outras instituições culturais.

Matérias Relacionadas
- Sopros de Vida é o espetáculo desta quinta no Santa Isabel
- Cine Design 2010 abre inscrições gratuitas para oficinas
- Bibi Ferreira brilha no Teatro de Santa Isabel
- Museus discutem acessibilidade e inclusão
- São João é tema de oficina promovida pelo Programa Multicultural
- Teatro de Santa Isabel é homenageado na Casa José Mariano
- Teatros municipais estão recheados de atrações nesta semana
- Nathalia Timberg e Rosamaria Murtinho concedem coletiva à imprensa no Santa Isabel
- Ana Lisboa lança livro no Mamam
- Bibi Ferreira promete surpreender público no Santa Isabel
- Teatro de Santa Isabel lança selo e carimbo comemorativos
- Lucila Nogueira lança Cordão Encarnado no Porto das Letras
- Poesia e cinema nas bibliotecas municipais
- Terça Negra tem reggae e rap no Tributo a Bob Marley
- Prefeito anuncia homenageados do Ciclo Junino 2010
- PCR comemora 160 anos do Teatro de Santa Isabel
- PROGRAMAÇÃO
- Achados arqueológicos são objetos de exposição no Sítio Trindade
- Fundação de Cultura realiza sorteio do Concurso de Quadrilhas Juninas 2010
- O Circo do Seu Bolacha anima o domingo no Sítio Trindade


Enviar    Imprimir