Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

PCR E FUNDAJ PROMOVEM OFICINA DE ROTEIRO DE CINEMA
08:56 Sexta-feira, 21 de Maio de 2010

Começa na segunda (24), o workshop para roteiro de longas e/ou curtas-metragens de ficção, ministrado pelo especialista argentino radicado na França, Gualberto Ferrari. A oficina, promovida pela Prefeitura do Recife e Fundaj, é gratuita e acontece no período das 16h às 21h, até 28 de maio de 2010, e das 9h às 13h, do dia 29 de maio, na sala João Cardoso Ayres e/ou no Cinema da Fundação Joaquim Nabuco.

Serão selecionados entre seis e 12 projetos que estejam em desenvolvimento. Devem ser projetos de produtores pernambucanos ou nordestinos com reconhecido perfil profissional. Os diretores podem ser iniciantes no longa-metragem (no máximo dois longas), mas devem ter dirigido algum curta ou documentário.

Os projetos concorrentes serão avaliados pelo especialista e por ele selecionados para usufruir do workshop gratuitamente. Os candidatos selecionados que residam fora da cidade do Recife são responsáveis pelas despesas com sua estadia, transporte e traslado na cidade durante o workshop.

SOBRE O CURSO/LABORATÓRIO
A ideia central é realizar um curso/laboratório de roteiro de curta ou longa-metragem de ficção. O curso terá entre 4 e 5 horas diárias de duração. Será divido em duas partes: uma parte teórica de análise de roteiros exemplares do cinema mundial, principalmente europeu e norte-americano; e outra parte prática, um laboratório com os trabalhos selecionados.

Os filmes projetados na primeira parte do curso são clássicos norte-americanos dos anos 1950 até os dias de hoje. Após a projeção, haverá uma análise quando serão comentadas, de forma aprofundada, a estrutura dramática e os personagens da história.

Na segunda parte, será trabalhado, por dia, um roteiro de cada participante. No inicio, o professor analisa e comenta impressões técnico/artísticas do roteiro, e depois todos os participantes também falam e comentam o projeto do colega. Todos os roteiros serão lidos pelos participantes.

Desta maneira, o curso não é só “dirigido” pelo professor, mas os participantes funcionam como parte importante na dinâmica criativa. Todos são beneficiados pelo intercambio técnico/artístico e compreendem que a escritura de um roteiro se fortalece e se constrói de forma dialética, dentro de um trabalho de equipe (diretor / roteirista / produtor) delicado, com tempo e paciência.

Mais que um curso de formação de roteiro se trata de um laboratório intenso de reflexão sobre a escritura partindo da base que os participantes já tenham intimidade na tarefa de desenvolver um roteiro. Clique aqui para ver currículo de Gualberto Ferrari.

Matérias Relacionadas
- Manutenção paralisa serviços pela internet neste fim de semana
- Prefeito João da Costa visita comunidade da Xuxa
- Motoristas entregam mais uma cadeira de rodas em ação solidária
- Prefeitura paga Auxílio-Moradia de maio
- Escola de Gestão oferece cursos aos servidores municipais
- Secretaria da Mulher reativa feirinha da RPA 6 com muito frevo
- Começam inscrições para Oficinas Cidadãs
- PCR paga Benefício Eventual para famílias vítimas de incêndio
- João da Costa garante recursos de R$ 1,2 milhão para o Recife
- PCR apresenta projetos para o Centro em audiência na Câmara
- Prefeitura envia Projeto de Lei com reajuste salarial para os servidores
- João da Costa participa da Marcha de Prefeitos em Brasília
- João da Costa lança programa de qualificação para trabalhadores de obras do OP
- Secretária da Mulher participa do Fórum de Gênero e Pesca na UFRPE
- Prefeito lança programa de qualificação para trabalhadores
- Humberto Teixeira e Anastácia são homenageados do Ciclo Junino 2010
- Sobre os homenageados
- Projeto “Nosso bairro é a gente quem faz” chega à Ilha do Joaneiro
- Praça de Casa Forte reúne 497 pessoas em plenária do OP
- Palestra para gestores aborda Intervenção Apreciativa


Enviar    Imprimir