Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

SAÚDE RECEBE PROFESSORES AMERICANOS PARA VISITA TÉCNICA AO ACADEMIA DA CIDADE
20:00 Sexta-feira, 21 de Maio de 2010

A Prefeitura do Recife recebeu, durante esta semana, a visita de uma equipe da Universidade de San Diego, nos Estados Unidos, responsável pela implantação de atividades físicas em comunidades latinas que vivem na Califórnia. A equipe veio à capital pernambucana para uma visita técnica ao Programa Academia da Cidade.
 
Desembarcaram no Recife dois professores, um especializado em Saúde Pública e outro em Educação Física e Nutrição, além da coordenadora do projeto na cidade americana. Já no primeiro dia, participaram de reunião com o secretário de Saúde do Recife, Gustavo Couto, momento em que conheceram mais sobre o funcionamento do Programa.
 
O propósito da viagem foi conhecer mais profundamente o Academia da Cidade, da Prefeitura do Recife, que se destacou em pesquisa realizada pelo Centro Americano de Controle de Prevenção de Doenças (CDC) que, durante quatro anos, realizou estudos sobre atividades físicas e promoção de saúde no Brasil. Entre os projetos brasileiros estudados está o Academia da Cidade, que obteve 80% de aprovação americana e que, devido à sua atuação, acabou também sendo destaque em publicação sobre Saúde Pública dos EUA.
 
De acordo com o secretário de Saúde do Recife, Gustavo Couto,  “toda a estrutura da Saúde do Recife foi apresentada ao grupo, que também ficou inteirado sobre a relação da Prefeitura do Recife com a Universidade de San Diego. O Academia da Cidade será o primeiro programa de saúde pública brasileiro implementado nos EUA, com um investimento de aproximadamente US$ 1,1 milhão e a previsão de início das obras é para 2011. Esta é mais uma oportunidade de servirmos como exemplo e compartilharmos uma experiência tão exitosa como esta”, avalia o secretário.
 
Durante os dias da visita, o grupo de professores conheceu alguns dos polos do programa, como o do Ibura e Ilha do Joaneiro; visitaram a Universidade de Pernambuco, instituição que promoverá a intervenção nos Estados Unidos; acompanharam o trabalho realizado na Unidade de Cuidados Integrais à Saúde Guilherme Abath, que associa atividades a práticas integrativas; e também puderam acompanhar de perto as intervenções realizadas em um dos Centros de Atenção Psicosocial da Prefeitura, no bairro da Imbiribeira. 
 
Simon Marshall, especialista em Educação Física e Nutrição da Universidade de San Diego, elogiou o trabalho da Prefeitura do Recife, e declarou estar impressionado com a relação de confiança entre os moradores das comunidades e os instrutores dos polos. “Foi impressionante perceber que existe um elo entre todos os que fazem e os que participam do programa. Encontramos dificuldades em fortalecer laços com a comunidade latina da nossa comunidade, em San Diego. Estamos aprendendo cada vez mais com o programa e esperamos que, em breve, com a visita dos integrantes do Academia da Cidade aos Estados Unidos, possamos trocar experiências que resultem em uma iniciativa que, pelo menos, fique próxima do exemplo que o Recife é para a nossa Universidade”, avaliou o professor.
 
Programa – O Academia da Cidade foi implantado em 2002 pela Secretaria de Saúde do Recife, como forma de incentivar a prática de atividades físicas, estímulo ao lazer e à alimentação saudável, desta forma, melhorando a qualidade de vida da população recifense. Por meio de uma política de promoção à saúde, o projeto visa a potencializar espaços públicos de lazer requalificados e equipamentos de saúde.
 
Atualmente o projeto vem sendo expandido para outros locais do Estado e conta com 21 polos implantados e 80 profissionais nas áreas de Educação Física e Nutrição. Além disso, são desenvolvidos trabalhos nos CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) junto aos seus usuários. As atividades do Programa Academia da Cidade são gratuitas, dirigidas a pessoas de todas as idades, e acontecem de segunda a sexta-feira, das 5h30 às 8h30 e das 17h às 20h.

Matérias Relacionadas
- Mães têm manhã de beleza e lazer nos Coelhos
- Saúde realiza feira de serviços nos Coelhos
- Saúde participa do dia Nacional da Luta Antimanicomial
- Saúde comemora o Dia Nacional da Luta Antimanicomial
- Campanha de vacinação contra a gripe comum é iniciada no Recife
- Saúde recebe professores americanos para visita técnica ao Academia da Cidade
- Recife promove atividades para campanha de vacinação contra a Gripe Sazonal
- Idosos se informam sobre osteoporose em palestra
- Recife promove Dia D de vacinação contra a Gripe Sazonal
- Saúde promove palestra sobre osteoporose
- Recife inicia vacinação contra Influenza A e gripe comum
- Municípios vacinam idosos contra a gripe sazonal no dia 15 de maio
- João da Costa entrega novas ambulâncias ao Samu Metropolitano
- PCR encerra inscrições para contratos temporários da Saúde
- Saúde investirá R$ 100 mil na reforma do CAPSad Renée Ribeiro
- Vacinação contra a Gripe A em gestantes do Recife ultrapassa a meta nacional
- PCR inicia troca de medicamento para hipertensão na rede municipal
- PCR vacina idosos acamados contra a gripe sazonal
- PCR abre inscrições para vagas temporárias na Saúde
- Secretaria de Saúde presenteia trabalhador com programação especial


Enviar    Imprimir