Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Gabinete do Prefeito

JOÃO DA COSTA RECEBE JORNALISTAS DE GUANGZHOU
00:00 Segunda-feira, 24 de Maio de 2010

Na tarde desta segunda-feira (24), o prefeito João da Costa recebeu os jornalistas Zhao Jie, Huang Lan, Zhu Yang Chao e Zhou Luo Yi, do Diário de Guangzhou e do Canal Concorrência (televisão da cidade), na sala de reuniões do seu gabinete. Os jornalistas realizaram algumas entrevistas no Recife, que serão exibidas em uma série especial. Guangzhou tem 22 cidades-irmãs. Recife é a única brasileira.

Durante o encontro com o prefeito, foram abordadas as semelhanças culturais e econômicas e a preparação das duas cidades para sediar grandes torneios esportivos: um, a Copa do Mundo de 2014, e o outro, os Jogos Asiáticos deste ano. “Grandes eventos como esses causam muito impacto nas cidades que os recebem. O mais importante é que a transformação que se dá na infraestrutura da cidade favoreça os seus moradores”, avaliou João da Costa.

A colonização do Recife e sua importância histórica para o Brasil também foram assunto do encontro. “O Recife é uma cidade cosmopolita, fundada a partir de um porto comercial e reconhecida por receber povos de diversos países ao longo de sua existência, que contribuem para o seu crescimento. É famosa também por possuir uma cultura e uma identidade muito próprias, com uma música e uma dança só dela, que é o frevo”, disse o prefeito. Assim como Recife, Guangzhou também tem o aspecto portuário muito presente em sua história e economia.

Os jornalistas visitam o Brasil pela primeira vez e se mostraram encantados com a beleza do Recife e a maneira acolhedora com que estão sendo recebidos. Indagado sobre o potencial turístico da Cidade, João da Costa falou sobre um dos principais aspectos para fortalecer essa vertente. “Uma cidade é boa para quem a visita quando é boa para quem mora nela. Os moradores precisam estar satisfeitos para receber bem quem chega. Isso é o que marca o visitante e o faz dizer a muitas outras pessoas que vale a pena vir ao Recife. Por isso a Prefeitura vem realizando um trabalho intenso e integrado para melhorar a infraestrutura da cidade e valorizar cada vez mais o seu potencial turístico”, disse.

De acordo com a editora do Departamento de Suplemento do Diário de Guangzhou, Huang Lan, as semelhanças entre o Recife e a sua cidade são muitas. “O aspecto portuário para a economia local das duas cidades é bastante presente, assim como o clima, a receptividade da população e a cultura plural. Gostamos bastante de vários costumes do Brasil. Desejamos que esses laços sejam cada vez mais estreitos e que haja sempre essa cooperação entre as duas cidades”, disse a jornalista.

Em setembro, o prefeito irá visitar a China, durante a Expo Xangai 2010 e falou da vontade de conhecer Guangzhou. “Temos todo o interesse em desenvolver o intercâmbio cultural e aprofundar ainda mais as relações com nossa cidade-irmã. O Brasil e a China são países que representam um importante papel no cenário de crescimento mundial e fico muito satisfeito que nosso intercâmbio vá além das relações econômicas”, disse João da Costa.

Para finalizar a visita, o prefeito presenteou os jornalistas com artigos relacionados ao Carnaval Multicultural, como CDs e camisas, deixando-os bastante empolgados. João da Costa também recebeu presentes dos chineses. As secretárias Ceça Britto (Relações com a Imprensa e Comunicação) e Evelyne Labanca (Gestão e Planejamento), e o coordenador de Relações Internacionais, Roberto Trevas, acompanharam o encontro, que teve a tradução de Vera Liu.

Matérias Relacionadas
- Prefeitura traça perfil das trabalhadoras dos mercados públicos
- Comitê Intersetorial de Juventude realiza mais uma reunião
- Recife recebe moderna pista de esportes radicais no Parque Dona Lindu
- Prefeito acompanha Game Show Recife Te Quer
- Prefeitura do Recife prestigia ações na MIT-PE
- Assistência Social promove reunião preparatória para plenária temática do OP
- Comitê Intersetorial de Juventude realiza mais uma reunião
- Via Mangue muda a vida de famílias carentes na Zona Sul
- PCR discute o trabalho das mulheres nos mercados públicos
- Prefeito acompanha abertura do 6º Feirão da Casa Própria
- Secretaria da Mulher avalia artesanato que será comercializado na Fenneart
- Imprensa chinesa vem ao Recife conhecer relação entre cidades irmãs
- Prefeito entrega pista de esportes radicais do Parque Dona Lindu
- PCR e Fundaj promovem oficina de roteiro de cinema
- Manutenção paralisa serviços pela internet neste fim de semana
- Prefeito João da Costa visita comunidade da Xuxa
- Motoristas entregam mais uma cadeira de rodas em ação solidária
- Prefeitura paga Auxílio-Moradia de maio
- Escola de Gestão oferece cursos aos servidores municipais
- Secretaria da Mulher reativa feirinha da RPA 6 com muito frevo


Enviar    Imprimir