Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

PCR PROMOVE 2ª PLENÁRIA REGIONAL DO OP CRIANÇA
19:01 Terça-feira, 25 de Maio de 2010

A Prefeitura do Recife, por intermédio da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, promove, nesta quarta-feira (26), das 8h às 12h, na Escola Municipal Paulo VI, na Linha do Tiro, a 2ª plenária regional do ciclo 2009/2011 do Orçamento Participativo da Criança (OP Criança). Vão participar do evento 70 delegados-mirins de 35 escolas municipais localizadas nos bairros da RPA 2, na Zona Norte da Cidade, além dos estudantes e professores da Escola Paulo VI. Também estarão presentes cinco assessores técnicos indicados pela Secretaria de Educação, Esporte e Lazer e 35 coordenadores de apoio escolhidos pelos dirigentes das escolas que formam a RPA 2.

Eleitos pelos colegas durante as plenárias nas escolas, realizadas em 2009, os 70 estudantes - na faixa etária dos quatro aos 16 anos - vão apresentar, durante a plenária, cartazes descrevendo as obras e ações escolhidas pelos alunos das 35 escolas como sugestões para melhorias nas próprias unidades de ensino e nos bairros onde elas se localizam. O material será sistematizado, juntamente com as prioridades escolhidas em todos os bairros (seis RPAs), para ser apresentado à Prefeitura do Recife como contribuição ao orçamento do Município para 2011.

Na plenária desta quarta-feira, os delegados-mirins ainda vão eleger os conselheiros regionais que vão representar a RPA 2 no Fórum dos Conselheiros do OP Criança. Os conselheiros de todas as seis RPAs que compõem a Cidade serão empossados pelo prefeito João da Costa no mês de setembro. O número de conselheiros varia conforme o número de delegados por RPA, na proporção de 10 delegados para um conselheiro, ficando a RPA 2 com direito a sete conselheiros. A eleição desses conselheiros será feita na parte final da plenária, quando os 70 delegados-mirins serão divididos em três grupos de trabalho de acordo as microrregiões que compõem a RPA 2 (microrregiões 1, 2 e 3).

O trabalho nos três grupos também vai incluir a sistematização e escolha final das quatro prioridades que vão representar toda a RPA 2 (duas para as 35 escolas e duas para as respectivas comunidades). A última tarefa de cada grupo será a apresentação do desenho de três mascotes, ficando um deles como indicação da RPA 2 para escolha definitiva do mascote do ciclo do OP Criança 2009/2011, em substituição ao atual (uma menina com tranças coloridas).

Programação - A programação desta quarta-feira (26) terá início às 8h, com boas-vindas da direção da escola anfitriã e coordenação de apoio do OP Criança. Logo depois está prevista a abertura festiva, com a exibição da banda marcial formada por alunos da Escola Paulo VI. A programação prossegue com a apresentação dos delegados-mirins e os coordenadores de apoio (dizendo nome e escola), execução do Hino Nacional Brasileiro e leitura dos “Direitos das Crianças e Adolescentes”.

Um pouco antes do pronunciamento das autoridades presentes, haverá a apresentação de um grupo de rap, integrado por alunos e comunidade local. Após a fala das autoridades, todos cantam o Hino da Cidade do Recife. A programação festiva será encerrada por volta das 9h30, com mais uma apresentação cultural oferecida pelos alunos da Escola Paulo VI. Por volta das 9h30, os estudantes convidados se retiram, ficando apenas os 70 delegados-mirins que formaram os três grupos de trabalho, dando prosseguimento à plenária até as 12h.

Iniciadas no dia 18 de maio pela RPA 1, as plenárias regionais do OP Criança prosseguem no dia 09 de junho, com a RPA 3, na Escola Presbítero José Bezerra, em Apipucos.

A Escola Municipal Paulo VI fica na Rua Guaíra, 200 – Linha do Tiro – fone: 3355.3964/3965. Mais informações com o coordenador geral do OP Criança, Petrônio Filho (8532.2301).

Confira o calendário das próximas plenárias regionais do ciclo do OP Criança 2009/2011:

RPA-3, dia 09 de junho na Escola Presbítero José Bezerra (Apipucos)
RPA-4, dia 30 de junho na Escola Divino Espírito Santo (Caxangá)
RPA-5, no dia 28 de julho Escola Municipal Dom Bosco (Jardim São Paulo)
RPA-6, no dia 11 de agosto na Escola Carlúcio Castanha (Ibura)

Matérias Relacionadas
- Reunião de Comitê Intersetorial da Juventude debate ações municipais
- Prefeito do Recife anuncia programação do São João 2010
- João da Costa recebe jornalistas de Guangzhou
- Prefeitura traça perfil das trabalhadoras dos mercados públicos
- Comitê Intersetorial de Juventude realiza mais uma reunião
- Recife recebe moderna pista de esportes radicais no Parque Dona Lindu
- Prefeito acompanha Game Show Recife Te Quer
- Prefeitura do Recife prestigia ações na MIT-PE
- Assistência Social promove reunião preparatória para plenária temática do OP
- Comitê Intersetorial de Juventude realiza mais uma reunião
- Via Mangue muda a vida de famílias carentes na Zona Sul
- PCR discute o trabalho das mulheres nos mercados públicos
- Prefeito acompanha abertura do 6º Feirão da Casa Própria
- Secretaria da Mulher avalia artesanato que será comercializado na Fenneart
- Imprensa chinesa vem ao Recife conhecer relação entre cidades irmãs
- Prefeito entrega pista de esportes radicais do Parque Dona Lindu
- PCR e Fundaj promovem oficina de roteiro de cinema
- Manutenção paralisa serviços pela internet neste fim de semana
- Prefeito João da Costa visita comunidade da Xuxa
- Motoristas entregam mais uma cadeira de rodas em ação solidária


Enviar    Imprimir