Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Secretaria Especial de Relações com a Imprensa

JOÃO DA COSTA PRESTIGIA FINAL BRASILEIRA DA IMAGINE CUP 2010
18:31 Quarta-feira, 26 de Maio de 2010

O prefeito do Recife, João da Costa, participou, na tarde desta quarta-feira (26), da cerimônia de premiação dos campeões nacionais da Imagine Cup 2010. O evento, promovido anualmente pela Microsoft, aconteceu no Teatro de Santa Isabel, e premiou jovens talentos brasileiros que desenvolveram projetos na área da tecnologia da informação, com soluções para os reais problemas que desafiam a humanidade. Também prestigiaram o evento o governador Eduardo Campos, secretários municipais e estaduais e representantes das empresas parceiras do evento.

Entre os mais de 80 mil inscritos em todo o País, Pernambuco marcou forte presença na premiação. Em meio aos seus 16 mil projetos participantes, os dois finalistas do Estado conquistaram o primeiro e segundo lugar na categoria Software. O vice-campeão foi o projeto Multi-Education, desenvolvido pela equipe LevelUP Team, da Escola de Tecnologia Agamenon Magalhães (Etepam/PE). O grande campeão foi o Proativa Team, de estudantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Com o projeto Pro@Edu, eles irão concorrer à final mundial, na cidade de Varsóvia, na Polônia.

Pela primeira vez, desde a sua criação em 2003, a final brasileira da Imagine Cup acontece fora da cidade de São Paulo. Recife foi a capital escolhida para representar este momento. “Uma cidade que, pela sua história, foi sempre cosmopolita e sempre teve a curiosidade em produzir conhecimento, através de uma cultura e identidade próprias, ao longo dos seus 473 anos, que marcam nossa tradição, sempre ancorada no diálogo permanente com o conhecimento produzido no mundo, do ponto vista cultural, científico e tecnológico”, declarou o prefeito João da Costa.

Para o governador Eduardo Campos, os investimentos realizados em educação e tecnologia no Recife são os responsáveis por alçar a capital pernambucana ao posto de um dos mais importantes polos de inovação no País. “Vocês estão numa cidade que abriga belíssimas universidades na área da tecnologia da informação, todas elas com cursos que estão no padrão efetivo de qualidade global no ponto de vista da formação dos seus quadros”, disse Eduardo Campos.

Segundo Michel Levy, presidente da Microsoft Brasil, Pernambuco tem sempre dado mostras de sua importância na área da tecnologia. “Dos 300 mil candidatos no mundo inteiro, o Brasil inscreveu 80 mil. Isso mostra o viés da tecnologia e a vontade de fazer parte desse novo mundo que está aí. E as equipes pernambucanas têm tido uma participação de destaque. Em 2007 e 2008, ficaram classificados os três primeiros lugares. E em 2009, ficou em 1º lugar na categoria Interoperabilidade. Por isso, é um prazer trazer a final da Imagine Cup para o Recife”, ressaltou Levy.

E confirmando o favoritismo pernambucano, a equipe Proativa Team, da UFPE, tirou o 1º lugar na categoria Software. Ela foi responsável pelo projeto Pro@Edu, um conjunto de aplicações e serviços interligados que terão a finalidade de melhorar a experiência do usuário de ensino à distância, além de resolver os principais problemas encontrados nesse nicho. “Eu sou um cara muito sortudo por ter a oportunidade de fazer parte de uma equipe como essa. Eu já estou com saudades, pois daqui a dois meses irei viajar para fora do País, mas já sei que encontrarei meus amigos, em breve, na Polônia”, disse um dos integrantes da Proativa Team, Lucas Mello, referindo-se à final mundial da Imagine Cup 2010, em Varsóvia, que contará com pernambucanos representando o Brasil.

Matérias Relacionadas
- Prefeitura mapeia trabalhadoras do Mercado de São José
- Prefeito participa do lançamento do Plano de Ações de Enfrentamento ao Crack
- Fórum construirá cédula de votação da Plenária de Mulheres do OP
- PCR participa do 7º Fórum de Educação Física da Universo
- PCR promove 2ª plenária regional do OP Criança
- Reunião de Comitê Intersetorial da Juventude debate ações municipais
- Prefeito do Recife anuncia programação do São João 2010
- João da Costa recebe jornalistas de Guangzhou
- Prefeitura traça perfil das trabalhadoras dos mercados públicos
- Comitê Intersetorial de Juventude realiza mais uma reunião
- Recife recebe moderna pista de esportes radicais no Parque Dona Lindu
- Prefeito acompanha Game Show Recife Te Quer
- Prefeitura do Recife prestigia ações na MIT-PE
- Assistência Social promove reunião preparatória para plenária temática do OP
- Comitê Intersetorial de Juventude realiza mais uma reunião
- Via Mangue muda a vida de famílias carentes na Zona Sul
- PCR discute o trabalho das mulheres nos mercados públicos
- Prefeito acompanha abertura do 6º Feirão da Casa Própria
- Secretaria da Mulher avalia artesanato que será comercializado na Fenneart
- Imprensa chinesa vem ao Recife conhecer relação entre cidades irmãs


Enviar    Imprimir