EMLURB
OPERAÇÃO ERRADICA DEPÓSITO CLANDESTINO DE LIXO EM BOA VIAGEM
00:00 Quinta-feira, 27 de Maio de 2010
A Rua Alzira Gondim, em Boa Viagem, nem parecia mais uma via de pedestres e veículos por causa de centenas de sacos de lixo, material reciclável e carroças depositados ilegalmente por catadores nas calçadas do local. Mas, após quatro horas de uma operação de limpeza e disciplinamento articulada pela Prefeitura do Recife e Polícia Militar, o local voltou a apresentar condições sanitárias dignas. A ação aconteceu na tarde desta quinta-feira (27) e resultou na retirada de 12 toneladas de lixo da via, que tem aproximadamente 100 metros de extensão.
Iniciada por volta das 14h30, o primeiro passo da atividade foi a remoção de toneladas de lixo comum. Ao mesmo tempo, foram demarcadas dezenas de bolsões carregados com resíduos recicláveis que ocupavam irregularmente as calçadas e a pista de rolamento da rua. Todo o material reciclável foi encaminhado para um depósito da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), onde os catadores poderão comercializar os produtos sem trazer transtorno para a comunidade. Ao final, a Emlurb fez uma varrição e a lavagem completa da via.
Antes de executar a operação, a equipe de Coleta Seletiva da Emlurb advertiu pelo menos cinco vezes os catadores sobre os problemas causados por conta do depósito ilegal de lixo e recicláveis na área. A situação estava fugindo do controle e já estava virando uma questão de saúde pública. Além de sujar a rua, o acúmulo de lixo estava se transformando em foco para surgimento de doenças, explicou o gerente de Coleta Seletiva da Emlurb, André Pena.
O gerente informou, ainda, que todos os catadores da Rua Alzira Gondim serão convidados a participar dos núcleos de triagem da Prefeitura. O trabalho do catador é importante para o meio ambiente. Mas se não for disciplinado, pode trazer muitos problemas. Por isso, na próxima semana, vamos nos reunir com os representantes deste grupo e tentar convencê-los a participar dos núcleos de triagem. Lá, eles passarão por uma série de capacitações e poderão trabalhar de forma digna e organizada, finalizou.
Para a operação, a Prefeitura do Recife mobilizou aproximadamente 50 funcionários da Emlurb, Dircon, Brigada Ambiental, CTTU e Vigilância Ambiental, além de contar com o apoio de duas equipes da Polícia Militar. Na ação, também foram utilizados sete caminhões-caçamba, um caminhão compactador, duas viaturas da Brigada Ambiental e duas da CTTU.

- - Dircon prossegue com a remoção de barracas e quiosques para obras do HR
- - PCR faz mutirão para limpar galerias no Centro e na Zona Sul
- - Loquipe vence Gari Copa
- - Mutirão de limpeza de galerias atua na Boa Vista
- - PCR faz mutirão para combater alagamentos no Centro e na Zona Oeste
- - Calçadão de Boa Viagem recebe limpeza especial
- - REGIONAIS DA CODECIR
- - Mutirão limpa galerias no Centro e Arruda
- - Representantes de Salvador vêm ao Recife conhecer Lei de Publicidade
- - Afogados, Boa Vista e Ipsep recebem mutirão de limpeza de galerias
- - Prefeitura faz mutirão para limpar galerias em Casa Forte
- - Dircon retira propaganda irregular no centro do Recife
- - Concerto emociona coveiros de Santo Amaro
- - Prefeitura altera horários de coleta de lixo em seis bairros
- - Emlurb comemora Dia internacional da Mulher
- - Mutirão vai limpar galerias em 31 vias dos Torrões
- - PCR faz mutirão para limpar galerias em Nova Descoberta
- - Prefeitura do Recife estimula a coleta seletiva durante Carnaval
- - Emlurb garante ruas limpas para o folião
- - Prefeitura intensifica limpeza no roteiro da folia
|