Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

BOMBA DO HEMETÉRIO RECEBE CARAVANA DO TRABALHO E RENDA
00:00 Sexta-feira, 28 de Maio de 2010

A população do bairro da Bomba do Hemetério pode usufruir de uma série de serviços públicos entre ações de dez secretarias da Prefeitura do Recife. Na manhã desta sexta-feira (28), aportou na Rua do São Sebastião a Caravana do Trabalho e Renda, projeto piloto integrado de diversas pastas para agilizar o acesso da comunidade às iniciativas governamentais.

A idéia da caravana é um desmembramento do projeto Maio para o Trabalhador, que levou ação semelhante ao Parque da Jaqueira no início do mês. Queremos expandir a ação e criar edições mensais em RPAs distintas e transformar a caravana numa ação de governo contínua”, conta Sérgio Campello, da coordenação de Trabalho e Renda, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico.

Cerca de mil e quinhentas pessoas tiveram acesso a serviços como expedição de carteira de trabalho, cadastramento para o banco de dados para o sistema público de empregos, inscrições para cursos profissionalizantes e capacitações como informática. Atendimentos de saúde como aferição de pressão, teste de glicemia e aplicação de vacinas (dentre elas contra o vírus H1N1), palestras sobre saúde bucal e segurança alimentar e nutricional, corte de cabelos, entre outros serviços.

Além de ações de caráter didático de esclarecimento da população a respeito de ações da Prefeitura, como abordagem de educação ambiental sobre vegetação preventiva em morros e encostas, dentro do Operação da Codecir. A Secretaria de Educação estacionou o ônibus-escola para oferecer acesso à internet e aulas de informática, além de divulgar o programa Lição de Vida, voltado à alfabetização de jovens e adultos. Ainda houve recreação e animação com atrações culturais.

Estou achando tudo uma maravilha, nem sempre a gente tem como pegar um ônibus e ir atrás do que precisa. Agora mesmo, que estou perto, vou em casa buscar minha carteira de trabalho para me cadastrar nas vagas de emprego. E ainda posso deixar meu menino, de 6 anos, nas atividades infantis. Assim a gente tem oportunidade de ver o que a Prefeitura faz e a gente nem sabia”, vibra o auxiliar de serviços gerais Walmir José Sales, 31 anos.

Em 16 toldos montados na Bomba do Hemetério, foram instaladas as secretarias e órgãos com o objetivo de divulgar as ações da Prefeitura e realizar atendimento aos visitantes. Por meio da distribuição de folders, panfletos e explicações dadas pelos representantes dos programas, a população local terá a oportunidade de conhecer melhor as atividades realizadas na área.

Alguns moradores puderam efetuar a inscrição no Plano Setorial de Qualificação (PlanSeQ Construção Civil), programa de qualificação profissional voltado aos beneficiários do Bolsa Família, com cursos de pedreiro, azulejista, encanador, gesseiro, etc. Além disso, haverá serviço de aferição de pressão, teste de glicemia e aplicação de vacinas, dentre elas contra o vírus H1N1.

Com a caravana a Prefeitura comprova a presença do poder público na comunidade e atesta a população que os serviços, aos quais ela tem direito, são oferecidos e acessíveis. A estrutura do evento permite a desburocratização e facilita o envolvimento da comunidade. Assim a gestão municipal como agente transformador da sociedade se faz próximo e ativo”, avalia Rivaldo Cândido, representante do Comitê Bombando Cidadania, projeto de articulação social da Bomba do Hemetério.

A Caravana do Trabalho e Renda é resultado da parceria entre as secretarias de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico; Especial da Mulher; Direitos Humanos; Educação, Esporte e Lazer; Saúde; Meio Ambiente; Gestão e Planejamento; e Controle Urbano, Desenvolvimento e Obras. A ação também conta com a participação da autarquia de Saneamento Sanear, do Instituto Walmart e do Comitê Bombando Cidadania.

Matérias Relacionadas
- PCR realiza mapeamento das mulheres que trabalham nos Mercados Públicos
- Prefeito instala Fórum Gestor de Gênero
- Prefeito João da Costa conversa com entidades sobre área da Tamarineira
- PCR encerra Curso de Desenvolvimento Operacional
- Prefeito do Recife instala o Fórum Gestor de Gênero
- Feiras de Produtos Orgânicos funcionam nesta sexta e sábado
- Bomba do Hemetério recebe Caravana do Trabalho e Renda nesta sexta
- Licenciamento de barracas de fogos termina na segunda (31)
- Prefeitura mapeia trabalhadoras do Mercado de São José
- Prefeito participa do lançamento do Plano de Ações de Enfrentamento ao Crack
- João da Costa prestigia final brasileira da Imagine Cup 2010
- Fórum construirá cédula de votação da Plenária de Mulheres do OP
- PCR participa do 7º Fórum de Educação Física da Universo
- PCR promove 2ª plenária regional do OP Criança
- Reunião de Comitê Intersetorial da Juventude debate ações municipais
- Prefeito do Recife anuncia programação do São João 2010
- João da Costa recebe jornalistas de Guangzhou
- Prefeitura traça perfil das trabalhadoras dos mercados públicos
- Comitê Intersetorial de Juventude realiza mais uma reunião
- Recife recebe moderna pista de esportes radicais no Parque Dona Lindu


Enviar    Imprimir