Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Secretaria Especial da Mulher

PCR REALIZA MAPEAMENTO DAS MULHERES QUE TRABALHAM NOS MERCADOS PÚBLICOS
00:00 Sexta-feira, 28 de Maio de 2010

Dentro das centenas de barracas dos mercados públicos espalhados pela Cidade, existem as histórias de mulheres de várias cores e idades, que dedicam parte da vida trabalhando no comércio, muitas vezes de maneira informal. São mulheres que percorreram caminhos distintos, mas que estão juntas na luta pela sobrevivência, vendendo, no dia a dia, os mais variados produtos. Com a finalidade de mapear as trabalhadoras dos Mercados Públicos, a Secretaria Especial da Mulher da Prefeitura do Recife vem desde a última segunda-feira (24), visitando os espaços e entrevistando as mulheres para entender um pouco mais o perfil desse público.

Depois de irem aos mercados da Encruzilhada, Madalena, Casa Amarela e Cordeiro, as técnicas da secretaria estiveram na manhã desta sexta-feira (28), no Mercado de São José. Lá, a equipe distribuiu os questionários para as entrevistadas e entregaram informativos sobre o trabalho desenvolvido pela secretaria.

Além de responderem as perguntas sobre escolaridade, perfil social e se participam de algum programa social, as mulheres também tomaram conhecimento sobre as atividades da Secretaria Especial da Mulher. “Deixem esses panfletos à mão, sempre que vocês escutarem ou perceberem uma situação de violência contra a mulher saberão como ajudá-las”, orientou a gerente temática da secretaria, Ana Paula Santana, entregando o informativo sobre o Centro de Referência Clarice Lispector.

O momento também é utilizado para convidar as trabalhadoras a participarem da Plenária Temática da Mulher dentro do Orçamento Participativo (OP), marcada para o dia 17 de julho, no Terminal Marítimo de Passageiros. “Vocês podem nos ajudar a formular políticas que melhorem a vida das mulheres no Recife”, disse Ana Paula, ressaltando a importância da participação de todas.

A comerciante Maria José Barbosa, de 37 anos, 15 deles dentro do Mercado de São José, aprovou a iniciativa. “Nunca nenhum poder público veio até aqui entender um pouco mais sobre a gente e saber como a gente pensa. É bom saber que tem alguém olhando para nós”, contou.

A pesquisa continua neste sábado (29), quando a equipe visita o Mercado da Boa Vista. A expectativa é que 200 mulheres respondam o questionário. Depois será feito um banco de dados com o resultado. “Iremos contatá-las novamente para aprofundar a participação delas no OP”, afirmou Ana Paula.

Matérias Relacionadas
- Bomba do Hemetério recebe Caravana do Trabalho e Renda
- Prefeito instala Fórum Gestor de Gênero
- Prefeito João da Costa conversa com entidades sobre área da Tamarineira
- PCR encerra Curso de Desenvolvimento Operacional
- Prefeito do Recife instala o Fórum Gestor de Gênero
- Feiras de Produtos Orgânicos funcionam nesta sexta e sábado
- Bomba do Hemetério recebe Caravana do Trabalho e Renda nesta sexta
- Licenciamento de barracas de fogos termina na segunda (31)
- Prefeitura mapeia trabalhadoras do Mercado de São José
- Prefeito participa do lançamento do Plano de Ações de Enfrentamento ao Crack
- João da Costa prestigia final brasileira da Imagine Cup 2010
- Fórum construirá cédula de votação da Plenária de Mulheres do OP
- PCR participa do 7º Fórum de Educação Física da Universo
- PCR promove 2ª plenária regional do OP Criança
- Reunião de Comitê Intersetorial da Juventude debate ações municipais
- Prefeito do Recife anuncia programação do São João 2010
- João da Costa recebe jornalistas de Guangzhou
- Prefeitura traça perfil das trabalhadoras dos mercados públicos
- Comitê Intersetorial de Juventude realiza mais uma reunião
- Recife recebe moderna pista de esportes radicais no Parque Dona Lindu


Enviar    Imprimir