Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Gabinete do Prefeito

JOÃO DA COSTA APRESENTA ANO DA GASTRONOMIA NO RECIFE
00:00 Segunda-feira, 31 de Maio de 2010

O prefeito João da Costa apresentou, nesta segunda (31), o Ano da Gastronomia no Recife, em evento para a Imprensa, parceiros e Trade Turístico, realizado num restaurante das Graças. Estiveram presentes os secretários de Turismo de Pernambuco, Paulo Câmara; do Recife, Samuel Oliveira; o coordenador de projetos da Fundação Gilberto Freyre, Gilberto Freyre Neto; o presidente da Associação de Bares e Restaurantes de Pernambuco (Abrasel), Núncio Natrielle; além do presidente do Recife Convention Bureau e ABIH-PE, José Otávio de Meira Lins; do presidente da Abrajet, Luiz Felipe Moura; e demais representantes do Trade, de instituições de ensino e organizadores de festivais gastronômicos. Nesta terça-feira, às 19h, acontece o lançamento oficial com coquetel na Associação Comercial de Pernambuco (ACP).

O Ano da Gastronomia no Recife é um projeto inovador e diferente, que garante mais de 365 dias de eventos gastronômicos. A ação integra o projeto Ano Temático, criado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, em parceria com o Trade Turístico, e tem realização pela Fundação Gilberto Freyre e Abrasel-PE. A iniciativa conta com o apoio do Governo do Estado e também envolve bares, restaurantes, promotores de eventos e universidades.

O prefeito João da Costa demonstrou o seu contentamento com o projeto, que, na sua opinião, será uma ação estratégica para o fortalecimento de uma das atividades que mais geram receita no Turismo. “A dinâmica do Ano da Gastronomia no Recife será importante para a geração de empregos e inclusão social.” O prefeito comentou que a gastronomia é hoje uma referência na Cidade e um dos motivos principais para o aumento no fluxo nos mercados públicos como também nos bares e restaurantes das comunidades, dando visibilidade e atraindo público para todas as RPAs.

“Mais uma vez, o Recife sai na frente com um projeto inovador para o Turismo em um ano dedicado exclusivamente à gastronomia, com a valorização turística, descoberta de novos talentos e participação das comunidades”, comentou o secretário de Turismo do Recife, Samuel Oliveira. Para o secretário de Turismo de Pernambuco, Paulo Câmara, o projeto já é um sucesso. “Recife apresenta mais uma ação pioneira, relevante e inédita, que temos satisfação em apoiar. Entendemos que é um projeto que vai contribuir para o fortalecimento das políticas públicas para o turismo”, disse Câmara.

O presidente da Abrasel, Núncio Natrielle, também mostrou satisfação com o projeto. “Estamos muito orgulhosos da parceria, que promove ênfase ao turismo e gastronomia”, acrescenta. Já o coordenador de projetos da Fundação Gilberto Freyre, Gilberto Freyre Neto, afirmou que o Ano da Gastronomia vai fazer com que a população se utilize mais dos espaços gastronômicos da Cidade. “Vamos consolidar a gastronomia como um hábito social do recifense, estimulando também o turismo de base comunitária no Recife, que já o principal polo gastronômico do Norte/Nordeste.”

Para o Ano da Gastronomia foi elaborado um calendário de 365 dias, sequenciando todos os festivais gastronômicos da Cidade, arenas gastronômicas, workshops, palestras e eventos diversos, reunindo os apreciadores da boa mesa. Com isso, o visitante e o morador terão a oportunidade de conhecer e degustar o melhor da Cidade entre 2010 a 2011. Além disso, a ação contribuirá para descobrir novos valores, talentos, fortalecendo as RPAs (Regiões Político-Administrativas) da Cidade e contribuindo para um intercâmbio cultural com a vinda de chefs de outros Estados, que vão elaborar novos pratos a partir de matérias-primas locais.

O Ano da Gastronomia tem como principais objetivos a valorização turística e o aquecimento da economia do turismo, através da movimentação nos bares, restaurantes e equipamentos voltados à alimentação fora do lar. Vale lembrar que os festivais gastronômicos realizados em 2009 mobilizaram mais de 200 bares e restaurantes e aumentaram a movimentação dos estabelecimentos em 15% a 25%.

Entre os destaques do calendário, o apoio a tradicionais festivais gastronômicos, como Comedoria de Mercado, Brasil Sabor, Pernambuco Restaurant Week, Roda de Boteco, e apoio a novos, como um festival de gastronomia infantil e um direcionado à culinária afro-brasileira, entre outros. Já o programa de qualificação profissional deverá beneficiar cerca de três mil integrantes da cadeia produtiva.

Outro destaque vai para as atividades acadêmicas com universidades e entidades promotoras de cursos de turismo, gastronomia e hotelaria. Haverá também palestras, seminários, um congresso gastronômico, para divulgar o conhecimento adquirido com a realização do Ano da Gastronomia no Recife e promover a Cidade como polo gastronômico, e a Equipotel Nordeste 2011, a maior feira de turismo e hotelaria da América Latina em sua primeira edição regional. Envolvendo a população, o Programa Delícias da Comunidade prevê a identificação de potencialidades, oficinas e mostras gastronômicas em bairros populares da Cidade.

Confira a cobertura de rádio AQUI.

Matérias Relacionadas
- João da Costa inicia reuniões com a sociedade sobre a área da Tamarineira
- Participação da mulher nos espaços de poder e decisão é tema de seminário
- João da Costa preside solenidade de formatura de alunos do ProJovem Urbano
- Decreto regulamenta contratação de artistas para eventos da Prefeitura
- Licenciamento de barracas de fogos termina nesta segunda
- Prefeitura recupera passarela em Boa Viagem
- Prefeito acompanha inauguração da primeira Área Integrada de Segurança
- João da Costa prestigia entrega de mais uma UPA no Recife
- Prefeitura paga benefícios a famílias vítimas de incêndio
- Prefeitura do Recife pinta Ponte da Boa Vista
- PCR realiza mapeamento das mulheres que trabalham nos Mercados Públicos
- Bomba do Hemetério recebe Caravana do Trabalho e Renda
- Prefeito instala Fórum Gestor de Gênero
- Prefeito João da Costa conversa com entidades sobre área da Tamarineira
- PCR encerra Curso de Desenvolvimento Operacional
- Prefeito do Recife instala o Fórum Gestor de Gênero
- Feiras de Produtos Orgânicos funcionam nesta sexta e sábado
- Bomba do Hemetério recebe Caravana do Trabalho e Renda nesta sexta
- Licenciamento de barracas de fogos termina na segunda (31)
- Prefeitura mapeia trabalhadoras do Mercado de São José


Enviar    Imprimir