Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Gabinete do Prefeito

JOÃO DA COSTA PRESTIGIA FORMATURA DA PRIMEIRA TURMA DO PROJOVEM URBANO
09:43 Terça-feira, 1 de Junho de 2010

Para celebrar a formatura de três mil e quinhentos jovens, de 18 a 29 anos, que concluíram, entre março e abril deste ano, a 1ª edição no Recife do Programa Nacional de Inclusão de Jovens: Educação, Qualificação e Ação Comunitária (ProJovem Urbano), foi realizada uma solenidade, na noite desta segunda-feira (31), no Centro de Convenções da UFPE, Cidade Universitária, com a presença do prefeito João da Costa. A programação foi aberta com apresentações culturais dos concluintes, como a peça “A seca” e o “Rap de conclusão do curso ProJovem Urbano”. Logo depois, a solenidade foi aberta com a execução do Hino Nacional, seguida da fala das autoridades.

Em sua saudação, João da Costa citou como exemplo aos estudantes, as dificuldades que teve que enfrentar durante a juventude. “Trabalhei e estudei desde os meus oito anos de idade, foi assim que consegui hoje ser prefeito do Recife”, revelou. Segundo João da Costa, o projeto é um grande incentivo para o crescimento profissional dos alunos. “O ProJovem Urbano abriu uma janela de oportunidades para esses jovens e a Prefeitura do Recife trabalha para que eles possam transformar essas oportunidades num futuro melhor. Nosso compromisso é criar alternativas de emprego e renda, principalmente para a juventude”, afirmou.

Realizado pelo Governo Federal em parceria com a Prefeitura do Recife, o ProJovem Urbano envolveu 32 escolas (núcleos) municipais, oferecendo a oportunidade de conclusão do ensino fundamental (até a antiga 8ª série), no prazo de um ano e meio, além de atividades comunitárias, cursos profissionalizantes e uma bolsa mensal de ajuda de custo no valor de R$ 100,00. Os 18 meses do ProJovem Urbano foram divididos em seis unidades formativas, cada uma com três meses de duração (abordando os temas cultura, cidade, trabalho, comunicação, tecnologia e cidadania). Em todas elas, foram ministradas as disciplinas de matemática, português, inglês e ciências sociais e naturais, além de participação cidadã, qualificação profissional e informática.

Para o secretário de Educação, Cláudio Duarte, esta foi apenas a primeira etapa vencida por esses alunos. “Esses jovens tiveram a oportunidade de concluir o ensino médio com acesso à qualificação profissional, mas isso não é tudo para eles. Ainda há o ensino médio, a escola técnica e a faculdade pela frente”, disse o secretário, a fim de incentivar os alunos a continuarem os estudos. Mesmo com muitas etapas escolares a vencer, a concluinte Jaciara da Silva, 21 anos, da Escola Municipal Nova Descoberta, já comemora a conclusão do curso como um passo importante que conquistou. “Foi bom poder me formar no ProJovem Urbano. Isso poderá me ajudar a arrumar um emprego digno e crescer na vida”, comemorou. Após as falas, João da Costa, Cláudio Duarte e a coordenadora do ProJovem Urbano no Recife, Márcia Charret, entregaram os diplomas para seis alunos que representaram simbolicamente os demais durante a solenidade.

Também participaram da formatura o secretário especial da Juventude e presidente do Geraldão, Eduardo Granja, representantes da Câmara Municipal, da Caixa Econômica Federal, além da coordenação nacional do programa e do Senac.

2° turma - Na última segunda-feira (24), mais 6.511 recifenses, na mesma faixa etária, iniciaram a participação na 2ª edição do ProJovem Urbano, com aulas em 33 escolas/núcleos e duração também de um ano e meio. A exemplo da 1ª edição, cada estudante terá direito a uma bolsa mensal de ajuda de custo no valor de R$ 100,00, desde que seja obedecida a freqüência mínima de 75% da carga horária mensal em todas as atividades pedagógicas.

Histórico - Antes do ProJovem Urbano, a Prefeitura do Recife e o Governo Federal já ofereceram oportunidade semelhante, a partir de 2005, através do ProJovem. Na ocasião, o programa só beneficiava os jovens entre 18 e 24 anos e era exigida a conclusão do ensino fundamental I (1ª a 4ª série). Nessa antiga modalidade o programa beneficiou, só no Recife, um total de 8.240 jovens.

Matérias Relacionadas
- João da Costa apresenta Ano da Gastronomia no Recife
- João da Costa inicia reuniões com a sociedade sobre a área da Tamarineira
- Participação da mulher nos espaços de poder e decisão é tema de seminário
- João da Costa preside solenidade de formatura de alunos do ProJovem Urbano
- Decreto regulamenta contratação de artistas para eventos da Prefeitura
- Licenciamento de barracas de fogos termina nesta segunda
- Prefeitura recupera passarela em Boa Viagem
- Prefeito acompanha inauguração da primeira Área Integrada de Segurança
- João da Costa prestigia entrega de mais uma UPA no Recife
- Prefeitura paga benefícios a famílias vítimas de incêndio
- Prefeitura do Recife pinta Ponte da Boa Vista
- PCR realiza mapeamento das mulheres que trabalham nos Mercados Públicos
- Bomba do Hemetério recebe Caravana do Trabalho e Renda
- Prefeito instala Fórum Gestor de Gênero
- Prefeito João da Costa conversa com entidades sobre área da Tamarineira
- PCR encerra Curso de Desenvolvimento Operacional
- Prefeito do Recife instala o Fórum Gestor de Gênero
- Feiras de Produtos Orgânicos funcionam nesta sexta e sábado
- Bomba do Hemetério recebe Caravana do Trabalho e Renda nesta sexta
- Licenciamento de barracas de fogos termina na segunda (31)


Enviar    Imprimir