Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Instituto Pelópidas Silveira

JOÃO DA COSTA APRESENTA O INSTITUTO DA CIDADE DO RECIFE ENGENHEIRO PELÓPIDAS SILVEIRA
14:31 Quarta-feira, 2 de Junho de 2010

Retomar o protagonismo do planejamento do Recife. Pensar, de maneira estratégica o futuro da Cidade. Estes são alguns dos pilares básicos do Instituto da Cidade do Recife - Engenheiro Pelópidas Silveira, apresentado aos recifenses na manhã desta quarta-feira (02), pelo prefeito do Recife, João da Costa, durante evento ocorrido no Teatro Apolo, bairro do Recife. O evento - que ainda contou com uma exposição paralela sobre a vida e carreira política do patrono do Instituto, Pelópidas Silveira, nas dependências do teatro -, foi prestigiado por amigos, parentes, ex-colegas de trabalho do engenheiro  e por vários secretários da PCR.

Criado em novembro do ano passado, o Instituto desenvolve um importante papel no desenvolvimento das grandes obras de estruturação do Recife. Os profissionais, comandados pelo coordenador geral do órgão Milton Botler, trabalham em projetos prioritários, decorrentes do Plano Diretor do Município, para melhorar a qualidade de vida da população. De acordo com o prefeito, esses projetos estão divididos em duas frentes. “Dentro do Programa Municipal de Mobilidade Urbana, atuaremos nos principais corredores viários. Um trabalho que está sendo feito com as entidades envolvidas na questão”.

João da Costa mostrou satisfação em apresentar as ações do órgão. “Estamos muito felizes em discutir as ideias pensadas para o funcionamento deste instituto. O Recife nos anos 70, a partir da criação da URB, chegou a ter um instituto de planejamento. Chegou a pensar a Cidade em algumas diretrizes. E ainda hoje executamos aquilo que foi pensado naquela época do ponto de vista de mobilidade”. De acordo com prefeito, a Cidade ainda está concluindo o que foi pensado em urbanização há 40 anos. “De lá para cá, não pensamos mais em estratégias e a Cidade foi crescendo e consolidando um conjunto de diferenças, um conjunto de separações e indiferenças dentro dela mesma”, comentou.

O Plano de Mobilidade Urbana, um dos pilares básicos do Instituto, servirá como alicerce para os grandes corredores estruturados pelo Governo do Estado para a Copa do Mundo de 2014 (Leste-Oeste, Norte-Sul e Avenida Norte). Nestes corredores será instalado o sistema BRT (Bus Rapid Transit), com faixas exclusivas para os coletivos e um moderno sistema de bilhetagem eletrônica. O plano servirá exatamente para alimentar estes grandes corredores, levando a população dos bairros mais afastados a estações intermodais estratégicas ao longo do percurso.

Uma segunda frente de trabalho consiste na elaboração do Projeto de Lei que viabiliza a Operação Urbana Consorciada Joana Bezerra, para a criação do Polo Jurídico, sendo construídas no local as sedes do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), além de outras entidades jurídicas. O prefeito também citou a recuperação do Centro Expandido do Recife. “Esta é uma área que precisa de uma recuperação urbana, cuja responsabilidade será exclusivamente do Instituto, que se encarregará de organizar e coordenar as ações de recuperação. Devemos apresentar, em breve, um primeiro esboço do projeto depois de nos reunirmos com as entidades ligadas ao setor”, frisou o gestor.

O coordenador geral do Pelópidas Silveira, Milton Botler, ressaltou que as ações do órgão já vinham sendo planejadas desde sua criação, e que agora o Instituto já está trabalhando na sua execução. “Estamos apresentando o Instituto oficialmente à Cidade, porque até então, estávamos desenvolvendo o trabalho de montagem e a organização do planejamento. Agora já temos todo o trabalho em andamento e já podemos dizer ao que viemos. O Projeto de Lei sobre a construção do Polo Jurídico já está na Câmara dos Vereadores para aprovação. O Plano de Mobilidade será apresentado ainda este mês, além do restante do planejamento para o Centro. O nosso grande intuito é pensar estrategicamente o Recife para o futuro”, comentou.

Exposição – Paralelamente ao lançamento do Instituto, aconteceu, nas dependências do teatro, a exposição Pelópidas Plural, uma mostra multimídia que reuniu fotos e depoimentos de familiares e amigos do ex-prefeito do Recife, reconhecido como um humanista que, como prefeito construiu um diálogo democrático exemplar, quebrando as tensões dos diversos grupos que formavam a Cidade durante os três mandatos que exerceu à frente do Executivo Municipal. A exposição foi produzida pelo Museu da Cidade do Recife e compõe uma homenagem ao patrono do Instituto. Representando a família, a filha de Pelópidas, Hebe Silveira, comentou, bastante emocionada, sobre a homenagem feita pela Prefeitura. “É com muita emoção que recebemos essa homenagem da Prefeitura do Recife. A criação desse instituto, com certeza, seria uma atitude muito apoiada pelo meu pai pela sua trajetória política, envolvendo o urbanismo dessa cidade. E essa exposição nos emocionou muito. A família agradece essa lembrança. É um marco termos o nome dele nesse instituto”.

A exposição será itinerante, e vai, a partir de agosto deste ano, visitar todas as escolas municipais.

Matérias Relacionadas
- Tamarineira: internautas podem votar na enquete até esta quinta
- João da Costa e secretários municipais visitam Tamarineira
- Urnas eletrônicas do OP chegam à Micro 3.1 do Recife
- Prefeito ouve representantes de entidades médicas sobre futuro da Tamarineira
- Secretaria Especial da Mulher realiza diversas ações nesta quinta-feira
- Praça da Várzea recebe plenária regional do OP Recife
- Prefeitura funciona no feriado de Corpus Christi
- João da Costa participa do lançamento do Ano da Gastronomia
- Prefeito conversa com representantes da Santa Casa e da Realesis
- Orçamento Participativo inicia plenárias regionais na RPA-6 do Recife
- João da Costa prestigia 19º Congresso Brasileiro de Arquitetos
- Prefeito discute questão da Tamarineira com conselhos de Meio Ambiente e Cultura
- Profissionais do sexo debatem ofício durante encontro
- João da Costa prestigia formatura da primeira turma do ProJovem Urbano
- João da Costa apresenta Ano da Gastronomia no Recife
- João da Costa inicia reuniões com a sociedade sobre a área da Tamarineira
- Participação da mulher nos espaços de poder e decisão é tema de seminário
- João da Costa preside solenidade de formatura de alunos do ProJovem Urbano
- Decreto regulamenta contratação de artistas para eventos da Prefeitura
- Licenciamento de barracas de fogos termina nesta segunda


Enviar    Imprimir