Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

PREFEITO JOÃO DA COSTA DECIDE CRIAR UM PARQUE PÚBLICO NA TAMARINEIRA
10:36 Sexta-feira, 4 de Junho de 2010

Decreto de desapropriação da área foi assinado nesta sexta-feira (4), na abertura da Semana do Meio Ambiente

Um parque público será criado na área onde hoje funcionam o Hospital Ulysses Pernambucano, o Hospital Municipal Pediátrico Helena Moura e o Centro Municipal de Tratamento e Prevenção de Álcool (CPTRA), na Tamarineira. A decisão do prefeito João da Costa, anunciada na manhã desta sexta (4), na abertura da Semana do Meio Ambiente, foi tomada após ouvir, durante toda esta semana, representantes dos diversos setores da sociedade envolvidos com a questão. E levou também em conta o resultado de uma enquete realizada no portal da Prefeitura do Recife. Para a definição do projeto, a Prefeitura vai realizar um concurso nacional de idéias de arquitetura, em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB).

O parque começou a ser viabilizado com atitudes concretas já a partir desta sexta (4), quando o prefeito decretou a utilidade pública da área para fins de desapropriação total, devido à necessidade de sua preservação e conservação. “A decisão foi tomada sob a perspectiva de qual cidade queremos deixar para as gerações futuras. Ponderamos a importância do local para a amenização climática, a preservação ambiental e a disposição de mais espaços de lazer para a população, sem descartar a crucial relevância das três unidades de saúde que ali prestam serviços à sociedade”, ponderou João da Costa.

Outro decreto, assinado na ocasião pelo prefeito, criou um Grupo de Trabalho para realizar o processo de implantação do equipamento, coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com representantes das secretarias de Controle, Desenvolvimento Urbano e Obras; Saúde; Especial de Gestão e Planejamento; e do Instituto da Cidade do Recife Engenheiro Pelópidas Silveira. O grupo vai definir e conduzir os desdobramentos da decisão, como abrir discussões com as entidades médicas e a sociedade para conciliar os diferentes usos do espaço.

Ao anunciar sua decisão, o prefeito foi ovacionado e parabenizado pessoalmente por diversos representantes de entidades envolvidas na luta pela preservação e utilidade pública do terreno. “Foi realmente maravilhoso, o decreto nos tranquiliza no sentido de que todo o trabalho pensado para o desenvolvimento da saúde pública não vai ser em vão. A história da psiquiatria pernambucana não vai se perder”, disse a diretora do Hospital Ulysses Pernambucano, Benvinda Magalhães, apoiada pela gerente do Hospital Helena Moura, Lúcia Helena Amorim.

Há ainda várias possibilidades, mas o importante é que a cidade está preservando um patrimônio fundamental para a qualidade de vida dos recifenses. Esse é apenas o primeiro passo e contamos para que a sociedade se mobilize com o mesmo ímpeto que clamou o debate sobre o espaço para articular o destino e lutar para que os projetos se concretizem”, destacou o prefeito.

          /  Assista o vídeo do prefeito João da Costa

Política ambiental – A decisão de implantar o parque público na Tamarineira está inserida na política ambiental da gestão João da Costa que, a partir da criação da Secretaria de Meio Ambiente, trabalha de forma integrada por uma cidade sustentável. Exemplos desta política incluem o projeto Capibaribe Melhor, que entra em licitação até julho e vai criar o Parque de Apipucos, duplicar o Parque de Santana e requalificar o parque do Caiara; o projeto do Parque do Jiquiá, que une preservação ambiental, ciência, cultura e lazer; a decisão de não implantar a refinaria multicultural no Sítio Trindade, preservando as características históricas e naturais do local; a transformação do Parque da Jaqueira em Unidade de Conservação da Paisagem (UCP), garantindo a preservação da vegetação e impedindo construções no local; bem como a ênfase na reforma e requalificação de praças e áreas verdes.

Matérias Relacionadas
- Servidores dos DAS concluem curso de Desenvolvimento Operacional
- Biblioteca de Afogados inscreve para Oficina de Internet
- Prefeitura divulga resultado de enquete
- João da Costa anuncia decisão sobre a Tamarineira
- PCR terá horário especial durante jogos do Brasil na Copa
- Prefeito e secretários visitam terreno da Tamarineira
- Tamarineira: internautas podem votar na enquete até esta quinta
- João da Costa e secretários municipais visitam Tamarineira
- Urnas eletrônicas do OP chegam à Micro 3.1 do Recife
- Prefeito ouve representantes de entidades médicas sobre futuro da Tamarineira
- Secretaria Especial da Mulher realiza diversas ações nesta quinta-feira
- Praça da Várzea recebe plenária regional do OP Recife
- João da Costa apresenta o Instituto da Cidade do Recife Engenheiro Pelópidas Silveira
- Prefeitura funciona no feriado de Corpus Christi
- João da Costa participa do lançamento do Ano da Gastronomia
- Prefeito conversa com representantes da Santa Casa e da Realesis
- Orçamento Participativo inicia plenárias regionais na RPA-6 do Recife
- João da Costa prestigia 19º Congresso Brasileiro de Arquitetos
- Prefeito discute questão da Tamarineira com conselhos de Meio Ambiente e Cultura
- Profissionais do sexo debatem ofício durante encontro


Enviar    Imprimir