Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 
RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Finanças

GESTÃO DA CRISE NO RECIFE É APRESENTADA EM CONGRESSO NO CANADÁ
10:40 Segunda-feira, 7 de Junho de 2010

PCR é única prefeitura brasileira participante do evento sobre a América Latina

Por Cristina Ramos

As estratégias utilizadas pela Prefeitura do Recife para enfrentar a crise econômica, que teve início nos EUA e se alastrou sobre o mercado mundial, serão apresentadas pelo secretário municipal de Finanças, Marcelo Barros, durante o Congresso Internacional da Latin American Studies Association (LASA), que ocorrerá em outubro próximo, na cidade de Toronto, no Canadá. A PCR é a única prefeitura brasileira participante do evento da LASA, maior associação profissional do mundo composta de instituições e indivíduos dedicados ao estudo da América Latina, que reúne mais de seis mil sócios de universidades americanas e européias.

O case de sucesso da capital pernambucana é tema do artigo “Finanças Públicas Municipais e a Retomada do Crescimento. O Caso de Três Capitais Brasileiras”, elaborado em co-autoria com o prefeito do Recife, João da Costa, e o professor universitário Antônio Pessoa Nunes Neto. Inserido no Congresso Internacional, cujo tema é “Crise, Resposta e Recuperação na América Latina”, o trabalho recifense será exibido na mesa-redonda O Impacto da Crise de 2008 em Regiões Periféricas do Capitalismo Brasileiro: O Caso do Nordeste. Marcelo Barros terá como debatedores os professores José Raimundo Vergolino (UFPE) e Maurício Aguiar (UFPR).

O trabalho baseia-se em estudo comparativo entre capitais do mesmo porte na Região Nordeste (Recife, Salvador e Fortaleza), discutindo qual o impacto da crise nas finanças municipais das três cidades analisadas. Estratégias adotadas para enfrentamento da crise e seus resultados foram alguns dados colhidos junto aos secretários de Finanças dessas capitais. Enquanto Fortaleza e Salvador aumentaram as despesas com a máquina pública em 5,4% e 13,9%, respectivamente, Recife fez o caminho inverso, reduzindo os custos em 5,1%. Foi uma espécie de “freio de arrumação”, que resultou numa redução de R$ 55 milhões na despesa de custeio anual da PCR.

Empossados no início de 2009, com a crise econômica já instalada, os novos gestores dos municípios brasileiros tiveram que encarar um período de incertezas e a necessidade de buscar alternativas para superar as dificuldades de caixa. Para enfrentar a imprevisibilidade na arrecadação tributária, em consequência da crise, a Prefeitura do Recife optou pela imediata redução das despesas de custeio, que vão desde o corte de verbas para publicidade até material de consumo, passando por diminuição de gastos com consultoria, passagens e diárias.

O resultado ganhou destaque em pesquisa realizada pela ABRASF (Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais), ao longo de 2009, revelando que apenas sete capitais brasileiras conseguiram reduzir os gastos com a máquina: Rio Branco (9,8%), Recife (5,1%), Rio de Janeiro (4,9%), Manaus (2,7%), Vitória (2,6%), Natal (1,7%) e São Paulo (1%).

Apesar da crise, a política de eficiência adotada pela administração João da Costa possibilitou a manutenção dos recursos destinados às obras e ao reajuste do funcionalismo. Mesmo com a superação da crise e expectativas otimistas, quando está previsto um novo ciclo de crescimento econômico no Brasil, a Prefeitura do Recife deverá manter a estratégia de redução dos gastos com a máquina. “A ideia é “cortar na carne”, de modo a permitir a destinação de um maior volume de recursos para investimento na área social e em obras estruturadoras para a cidade”, conclui o secretário de Finanças da PCR, Marcelo Barros.

Matérias Relacionadas
- Secretaria de Finanças promove II edição do Ciclo de Palestras
- Quarta parcela do IPTU deve ser quitada até esta segunda
- Quarta parcela do IPTU deve ser quitada até dia 10
- Terceira parcela do IPTU vence neste sábado
- Procon-Recife divulga as empresas mais reclamadas no mês de março
- Programa de Educação Fiscal do Recife será apresentado em encontro nacional
- Nota Fiscal de Serviços Eletrônica gera bönus aos contribuintes do Recife
- Secretaria de Finanças promove palestra sobre gestão
- Procon realiza ação no centro da Cidade em defesa do consumidor
- Procon-Recife comemora 20 anos do Código de Defesa do Consumidor
- Segunda parcela do IPTU vence amanhã (10)
- Prefeitura apresenta balanço financeiro de 2009 à imprensa
- Simpósio Brasileiro de Informática Educativa é tema do primeiro Quintas Técnicas
- Prefeitura mantém equilíbrio financeiro em 2009 e garante investimentos para 2010
- Emprel inicia encontros do Programa Quintas Técnicas da nesta quinta (25)
- PCR realiza coletiva de imprensa sobre balanço das finanças municipais
- Calendário de pagamento do IPTU do Recife começa dia 10
- Calendário de pagamento do IPTU do Recife começa dia 10
- Prefeitura entrega carnês de IPTU do Recife
- Prefeitura participa de evento de Educação Fiscal em Gravatá


Enviar    Imprimir