Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Assistência Social

SAS REALIZA SEMANA DE ATIVIDADES SOBRE O DIA MUNDIAL DE ENFRENTAMENTO AO TRABALHO INFANTIL
18:58 Segunda-feira, 7 de Junho de 2010

Seminários, fóruns, esportes e caminhada fazem parte da programação que se estende até o próximo dia 12

Por Tádzio Estevam

A Secretaria de Assistência Social (SAS), por meio da Gerência Operacional de Erradicação do Trabalho Infantil realiza, a partir desta terça-feira (08), uma série de atividades em comemoração ao Dia Mundial de Enfrentamento ao Trabalho Infantil. Até o próximo sábado (12), técnicos da SAS realizarão várias ações na Cidade que envolverão discussões das políticas públicas do Recife e sensibilização da população.

A semana em alusão ao Dia Mundial de Enfrentamento ao Trabalho Infantil será marcada por cinco atividades. Nesta terça-feira (08), acontecerá, no auditório da Fundacentro, no bairro do Torreão, o seminário “Por um Recife sem Trabalho Infantil”. O evento acontece a partir das 8h e terá como público-alvo as secretarias municipais, o Sistema de Garantia de Direitos das Crianças e Adolescentes, o Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, entidades parceiras do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti Recife) e educadores do Programa. Durante a programação, haverá o lançamento do site do Peti, debates, apresentação de paineis, documentários e duas mesas redondas. Uma que abordará os desafios e propostas para formulação e implementação de políticas públicas e enfrentamento ao trabalho infanto-juvenil e outra sobre educação, trabalho infantil e gênero, relacionado ao trabalho infantil doméstico.

Os palestrantes convidados da primeira mesa serão José Carlos Cazumbá, gerente executivo de atenção à Saúde do Trabalhador, e Mabel Carvalho, da coordenação do Fórum para Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Fepetipe). Já da segunda mesa serão a coordenadora de formação do Centro Dom Helder Câmara (Cendhec), Janaína Pedrosa, e Eunice Monteiro, presidente do Sindicato das Domésticas. O seminário encerra às 17h com a apresentação artística e cultural do Núcleo Lar Fabiano de Cristo. A Fundacentro fica na Rua Djalma Farias, 126.

A segunda ação acontecerá na quarta-feira (09), a partir das 8h, no Quartel do Derby. Aproximadamente 100 crianças e adolescentes que participam do Peti, e mais 50 funcionários e educadores, realizam dois jogos de futebol no campo do quartel. Os times serão divididos pelos municípios de Recife, Olinda, Jaboatão e Camaragibe. Além dos jogos, mensagens de apoio à campanha serão repassadas ao público em geral. Às 10h20 acontecerá um grande jogo contra o Trabalho Infantil com a participação de artistas, esportistas e personalidades do Estado. O encerramento será feito por meio de um abraço em Defesa das Crianças e Adolescentes que farão uma grande roda de ciranda. Paralelamente às atividades do quartel, acontecerá uma panfletagem na Praça do Derby.

No dia 10 (quinta-feira), os funcionários e educadores do Peti farão uma panfletagem pelas ruas e avenidas dos bairros da Boa Vista, Encruzilhada, na estação central do Metrô, no Mercado de Casa Amarela, além do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da RPA 4. A ação começa às 10h e tem previsão de terminar ao meio-dia. Na sexta-feira (11), a programação terá um toque cultural. O Teatro do Parque abrirá suas portas para receber 800 crianças e adolescentes que irão assistir ao espetáculo circense “Sonho do Circo”, às 10h.

O último dia da semana comemorativa (12 de junho) será marcado por uma caminhada de sensibilização na praia de Boa Viagem. A partir das 9h30, mais de 400 crianças e adolescentes atendidos pelo Peti, irão percorrer três quilômetros entre a Padaria Boa Viagem e o Polo Pina, sensibilizando turistas, banhistas e comerciantes acerca da campanha de Erradicação do Trabalho Infantil. Panfletos com o tema “Não dê esmolas, nem compre produtos comercializados por crianças e adolescentes”, serão distribuídos ao longo da caminhada. Grupos de maracatu, capoeira e a Forrovioca (a Frevioca que se reveste nesta época junina), ficarão responsáveis pela parte artística do evento.

12 de Junho – O Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil – 12 de junho -, marca um momento na luta pela implementação das ações de promoção da cidadania e inclusão social de crianças e adolescentes precocemente inseridos no mundo do trabalho, expostos a situação de violência e exploração que comprometem seu desenvolvimento. A data foi escolhida por ser a mesma da publicação do relatório sobre o Trabalho Infantil da Conferência da Organização Internacional do Trabalho (OIT) de 2002, realizada em Genebra, na Suíça.

Matérias Relacionadas
- Profissionais do sexo comemoram Dia da Prostituta com encontro municipal
- Palestra orienta beneficiários do Bolsa Família no Coque
- Crianças assistidas pelo Peti realizam mostra artística e cultural nesta quarta (02)
- Assessora executiva do Iasc participa de café da manhã na Covest em dia de concurso
- SAS realiza blitz educativa da campanha Doação Cidadã na Zona Sul
- Assistência Social orienta população sobre plenária temática do OP
- Concurso do Iasc reúne 17.519 mil inscritos neste domingo
- Campanha Doação Cidadã continua no centro e nos bairros do Recife
- SAS promove palestra para beneficiários do Bolsa Família
- PCR realiza mais uma mobilização em torno da Campanha Doação Cidadã
- Campanha Doação Cidadã novamente nas ruas
- Palestra orienta beneficiários do Bolsa Família na Boa Vista
- PCR publica edital de seleção para bolsistas do Projeto Casa Brasil-Peixinhos
- Famílias atingidas pelo incêndio no Pina retiram 2ª via de documentos
- Candidatos ao Bolsa Família devem atualizar cadastro neste sábado
- Representante da SAS participa de Seminário do Bolsa Família em Salvador
- Internet é foco de campanha de combate ao abuso e à exploração sexual
- Ciclo de Palestras orienta beneficiários do Bolsa Família
- Assistência Social aplica questionário para traçar o perfil das profissionais do sexo
- PCR participa de panfletagem contra exploração sexual de crianças e adolescentes


Enviar    Imprimir