Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Assistência Social

SEMINÁRIO ABRE AÇÕES ALUSIVAS AO DIA MUNDIAL DE ENFRENTAMENTO AO TRABALHO INFANTIL
12:18 Terça-feira, 8 de Junho de 2010

Promovidas pela SAS, as atividades discutem políticas públicas do Recife e sensibilizam a população

Por Marcela Sotero

“Por um Recife sem Trabalho Infantil” é o nome do seminário que está sendo realizado nesta terça-feira (8), no auditório da Fundacentro, no bairro do Torreão. O encontro é a primeira das cinco atividades realizadas no Recife, promovidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), por meio da Gerência Operacional de Erradicação ao Trabalho Infantil, que comemorarão o dia 12 de junho, Dia Mundial de Enfrentamento ao Trabalho Infantil. As ações prosseguem até o sábado (12) e têm como foco as discussões das políticas públicas da Cidade e sensibilização da população.

Na programação há o lançamento do site do Peti, debates, apresentação de painéis, documentários e duas mesas redondas. “Trabalho infantil é um tema que busca uma vida mais digna e mais justa para as crianças e adolescentes e por isso pede um trabalho integrado com outros órgãos municipais, as mais diversas representações governamentais, assim como com membros da Sociedade Civil. Por isso, fico feliz com o interesse de vocês em participar deste debate”, disse a secretária de Assistência Social, Karla Menezes, para uma plateia composta por representantes de diversas pastas municipais, do Sistema de Garantia de Direitos das Crianças e Adolescentes, do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, de entidades parceiras do Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil (Peti), além de educadores do Programa

Após a apresentação artística e cultural do Núcleo Centro Profissionalizante Turma do Flau, começou a primeira mesa redonda do dia, que teve como tema “Desafios e propostas para a formulação e implementação de políticas públicas de enfrentamento ao trabalho infanto-juvenil – estratégias de articulações intersetoriais para Erradicação ao Trabalho Infantil. Coordenada pela diretora de Proteção Social Especial do Recife, Verônica Oliveira, palestraram o Gerente Executivo de Atenção à Saúde do Trabalhador, José Carlos Cazumbá e Mabel Cavalcante, da coordenação colegiada do Fórum Estadual para Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FEPETIPE). “A defesa é que o trabalho seja realizado, mas na hora certa, pois, além de não ter os direitos delas, como educação, a criança e o adolescente não terá muito que construir”, observou Mabel Cavaltanti, que ressaltou: “A gestão municipal vem se organizando na luta e o melhor, preserva essa construção de um trabalho em rede. O desafio e a luta são grandes, mas o Recife está no caminho certo”, ressaltou Cavalcanti que atua desde 93 na área de erradicação do trabalho infantil.

Para os participantes, a expectativa é que depois do encontro a bagagem profissional seja ampliada. “Ouvir profissionais experientes é fundamental para enriquecer o nosso conhecimento”, falou a estagiária do Centro Bido Krause, na RPA 5, Rayanne Moura. Já para a monitora do Ides, na RPA 5, Renata Araújo, as crianças também saem ganhando com encontros como esse: “Com certeza vou aprender muito e repassarei tudo para elas”.

O seminário prossegue durante toda a tarde de hoje, quando estão previstas as apresentações de painéis e do documentário “A que Preço?”. Logo em seguida, haverá a segunda mesa redonda que, coordenada pela gerente de Políticas de Proteção Recife, Elza Mota, tem como tem “Educação, Trabalho Infantil e Gênero – As faces do Trabalho Infantil Doméstico”. Como palestrantes, a coordenadora de Formação do CENDHEC, Janaina Pedrosa e a presidente do Sindicato das Domésticas, Eunice Monteiro. Após o debate, haverá o encerramento e a apresentação artística e cultural do Núcleo Lar Fabiano de Cristo.

Veja abaixo as demais atividades previstas:

  • Quarta-feira (9) – 8h - Jogos de futebol no Quartel do Derby – com cerca de 100 crianças e adolescentes do Peti, além de 50 funcionários e educadores. A partir das 10h20 acontecera um grande jogo contra o Trabalho Infantil com a participação de artistas, esportistas e personalidades do Estado. Para encerrar, será dado um grande abraço em Defesa das Crianças e Adolescentes, por meio de uma grande roda de ciranda. Paralelamente a essas atividades, acontecerá uma panfletagem na Praça do Derby.

  • Quinta-feira (10) – 8h às 12h – Funcionários e educadores do Peti farão panfletagem pelas ruas e avenidas dos bairros da Boa Vista, Encruzilhada, na estação central do Metrô, no Mercado e Casa Amarela, além do Centro de Referencia de Assistência Social (CRAS), da RPA 4.

  • Sexta-feira (11) – 10h – Apresentação, no Teatro do Parque, do espetáculo circense “Sonho do Circo”. A expectativa é que 800 crianças e adolescentes assistam à apresentação.

  • Sábado (12) – 8h30 – concentração para Caminhada de Sensibilização na praia de Boa Viagem. A partir das 9h, mais de 400 crianças e adolescentes atendidos pelo Peti, irão percorrer três quilômetros, entre a Padaria Boa Viagem e o Pólo Pina, para sensibilizar turistas, banhistas e comerciantes para a Erradicacao do Trabalho Infantil. Na ocasião, serão distribuídos panfletos com o tema: “Não dê esmolas, nem compre produtos comercializados por crianças e adolescentes”. A parte artística do evento caberá a grupos de maracatu, capoeira, e a frevioca, que nesta época do ano se reveste ao estilo junino.
Matérias Relacionadas
- SAS realiza semana de atividades sobre o Dia Mundial de Enfrentamento ao Trabalho Infantil
- Profissionais do sexo comemoram Dia da Prostituta com encontro municipal
- Palestra orienta beneficiários do Bolsa Família no Coque
- Crianças assistidas pelo Peti realizam mostra artística e cultural nesta quarta (02)
- Assessora executiva do Iasc participa de café da manhã na Covest em dia de concurso
- SAS realiza blitz educativa da campanha Doação Cidadã na Zona Sul
- Assistência Social orienta população sobre plenária temática do OP
- Concurso do Iasc reúne 17.519 mil inscritos neste domingo
- Campanha Doação Cidadã continua no centro e nos bairros do Recife
- SAS promove palestra para beneficiários do Bolsa Família
- PCR realiza mais uma mobilização em torno da Campanha Doação Cidadã
- Campanha Doação Cidadã novamente nas ruas
- Palestra orienta beneficiários do Bolsa Família na Boa Vista
- PCR publica edital de seleção para bolsistas do Projeto Casa Brasil-Peixinhos
- Famílias atingidas pelo incêndio no Pina retiram 2ª via de documentos
- Candidatos ao Bolsa Família devem atualizar cadastro neste sábado
- Representante da SAS participa de Seminário do Bolsa Família em Salvador
- Internet é foco de campanha de combate ao abuso e à exploração sexual
- Ciclo de Palestras orienta beneficiários do Bolsa Família
- Assistência Social aplica questionário para traçar o perfil das profissionais do sexo


Enviar    Imprimir