Emlurb     Operação especial de limpeza retira 145 toneladas de lixo da orla Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

Emlurb

OPERAÇÃO ESPECIAL DE LIMPEZA RETIRA 145 TONELADAS DE LIXO DA ORLA
15:10 Quarta-feira, 23 de Junho de 2010

Inaldo Menezes
Operação especial de limpeza já retirou 145 toneladas de lixo
Inaldo Menezes
Ação aconteceu nas praias de Boa Viagem e do Pina

Material foi trazido pelos rios por causa das chuvas torrenciais que caíram no Estado

Por Shirley Pacheco

A operação especial de limpeza, realizada pela Prefeitura do Recife, já retirou 145 toneladas de lixo nas praias de Boa Viagem e do Pina, desde segunda (21) até o final da manhã desta quarta-feira (23). O material foi trazido pelas águas dos rios devido aos estragos causados pelas chuvas torrenciais que atingiram o Estado na semana passada. Mais de 100 homens, entre garis e técnicos da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), estão atuando ao longo de toda a orla recifense.

Para acelerar a retirada de entulho das praias, hoje redimensionamos o quadro de funcionários na atividade manual para 60 garis e reforçamos as ações mecanizadas, cujos resultados têm sido mais efetivos. Agora, atuamos com duas pás-mecânicas – equipamento maior que uma retroescavadeira – 23 caminhões caçambas e 23 caminhões basculantes”, detalha a gerente de Fiscalização e Operação da Emlurb, Amélia Lucena.

Os trabalhos com equipamentos mecânicos são realizados normalmente pela manhã até 13h ou de acordo com o movimento maré. “É preciso que a maré esteja baixa para os caminhões e as pás-mecânicas terem acesso à praia. Mas, mesmo quando os equipamentos não podem ser utilizados, mantemos as equipes de garis trabalhando na retirada de entulhos”, informou Amélia. Por ações manuais e mecânicas, diversos materiais vêm retirados da faixa de areia, a exemplo de sofás, eletrodomésticos, vacas, porcos, entre outros.

A expectativa da Emlurb é que a intensa operação de limpeza continue por mais alguns dias na orla, pois as águas dos rios despejam, a cada momento, mais lixo no mar. Também por causa da presença destes materiais na praia, a Secretaria de Saúde do Recife orienta a população a evitar o banho de mar. O gerente do Programa de Saúde Ambiental do município, Otoniel Barros, explica que “ao entrar no mar, as pessoas podem a adquirir doenças de pele, além de estarem vulneráveis a outras doenças devido à quantidade de coliformes fecais presentes na água”.

- Mutirão limpa galerias em três comunidades
- PCR promove Descarte e Limpeza no Mercado da Madalena
- Prefeitura faz convênio para reciclagem de pneus
- PCR limpa galerias na comunidade de Entra a Pulso e em mais quatro bairros