Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

SÃO JOÃO DO RECIFE AINDA NÃO ACABOU
10:18 Segunda-feira, 28 de Junho de 2010

O São Pedro vem aí, trazendo mais forró. Show em prol dos desabrigados pelas chuvas encerram ciclo

Até o dia 30 de junho, o Ciclo Junino do Recife continua. Na capital pernambucana, forrozeiros de carteirinha, que gostam dos ritmos tradicionais, podem curtir o arrasta-pé até “quebrar a barra e pegar o sol com a mão”.

Esta segunda-feira (28) traz forró dos bons para o Sítio Trindade (Casa Amarela), a partir das 20h. O primeiro a subir ao palco é Heleno de Maceió, que é seguido por ninguém menos que o Caboclo Sonhador, Maciel Melo. No repertório, sucessos como A Dama de Ouro, Caia por Cima de Mim, De Mala e Cuia e Quem Nem Vem-vem. Continuando a noite, o público vai ter Bellas Marias, Forró Ponta Rama e Djalma Siqueira.

É neste dia ainda que acontece a premiação das Quadrilhas Campeãs do Concurso da FCCR. Este ano, a entrega dos prêmios será itinerante, com uma comissão da PCR indo ao encontro de onde as vencedoras estiverem se apresentando.

DIA 29 - No dia de São Pedro tem programação religiosa e profana no Arraial da Colônia Z1, em Brasília Teimosa, que este ano comemora 90 anos de fundação. A Procissão de São Pedro tem início às 14h, quando vários barcos de pescadores locais saem ao mar para reverenciar o padroeiro daqueles que vivem dos recursos trazidos pelas águas. A procissão, que também tem um trecho terrestre, conta com uma celebração ecumênica. A novidade deste ano é o Concurso de Decoração de Barcos, promovida pela Prefeitura do Recife, que vai contemplar a embarcação mais bonita e enfeitada. De acordo com Marcelo Varela, da Comissão de Ciclos Culturais da PCR, o concurso foi criado para estimular a participação dos pescadores locais: “A Procissão de São Pedro já conta com 60 anos de tradição. Com a criação do concurso, queremos despertar o interesse de mais pescadores”, explica.

Ainda em Brasília Teimosa, a partir das 15h, começa a programação infantil, com Grupo Cultura Pre Pular, Coco do Centro Escola Mangue, Grupo Sereias Teimosas, Cia de Danças da Turma do Flu e Cia de Danças Angelitas Kerolayne. A partir das 20h, o púbico vai assistir e dançar com as apresentações do Balé Deveras, Adiel Luna e Coco Camará,Lan Show, Forró Culé de Xá e o Xote Moleque.

No Sítio Trindade a programação começa às 19h, com Guilherme Conolly, Rosaura Muniz, Gláucia Oliveira, Geo e Seus Manos. A noite será fechada com chave de ouro com o queridinho Geraldinho Lins, que certamente não vai deixar ninguém ficar parado.

O Pátio de São Pedro reverencia seu padroeiro com uma bela festança que acontece a partir das 19h. Na programação tem Banda Nó na Marra, Joquinha Gonzaga, Maciel Melo e Os Filhos de Vitor.

SHOW DE SOLIDARIEDADE – No dia 30 (quarta-feira) a Prefeitura do Recife, através da Secretaria e Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR), realiza, às 20h, ação que visa arrecadar donativos para as pessoas que perderam seus bens por causa das chuvas torrenciais que caíram no Estado nos últimos dias. É o Recife Solidário, que conta com a participação de um grande número de artistas que vão subir ao palco do Polo Arsenal (Praça do Arsenal da Marinha) para atrair a população e arrecadar donativos. Já estão confirmados nomes como Maciel Melo, Nando Cordel, Petrúcio Amorim, Nádia Maia, Santanna, Cristina Amaral, André Macambira, Rogério Rangel, Beto Ortiz, Terezinha do Acordeon, Irah Caldeira, Israel Filho e a homenageada do São João do Recife 2010, Anastácia. Todos eles abriram mão de seus cachês, para a realização das apresentações deste dia.

O Recife Solidário conta ainda com o importante apoio dos fornecedores de infra-estrutura, as empresas Novo Som, Closteerman ,Lixiki e APL, que abriram mão do valor da diária de seus equipamentos e ainda a Recife Silk, que doou 100 camisetas para as apresentações dos artistas e divulgação da campanha e a Rapidão Cometa, que contribui disponibilizando uma carreta que ficará no locar a partir das 18h até o final do show para receber as doações e encaminhar para as localidades atingidas.

NO PARQUE - No mesmo dia, também a partir das 20h, no Teatro do Parque, a Banda Sinfônica Cidade do Recife vai realizar o concerto de encerramento de São João. No local, a Prefeitura do Recife também estará recebendo donativos para os desabrigados.

Serviço:

Recife Solidário – show para arrecadação de donativos para desabrigados das chuvas de Pernambuco

Quando: 30 de junho (quarta-feira)
Onde: Praça do Arsenal da Marinha
Horário: a partir das 20h
A carreta que receberá os donativos ficará no local a partir das 18h até o final das apresentações
Acesso gratuito

Concerto da Banda Sinfônica Cidade do Recife – Encerramento do São João 2010
Quando: 30 de junho (quarta-feira)
Onde: Teatro do Parque
Horário: 20h
Acesso gratuito
No concerto da BSCR também haverá posto de coleta de donativos

Matérias Relacionadas
- Teatro Oficina realiza workshops no Nascedouro de Peixinhos
- Mamulengos animam programação do Arraial Arsenal
- Crianças se despedem do São João do Sítio com programação infantil
- Arraial Tomazina vira festa junina ao som de muito rock
- São João continua ao som de muito rock no Bairro do Recife
- Rob Curto prova que a música não tem fronteiras
- A sanfona marota de Severo faz sucesso em show para grande público
- Dudu do Acordeon leva mix de ritmos pernambucanos ao Pátio
- Nascedouro de Peixinhos recebe programação do São João do Recife
- Arraial do Sítio Trindade ganha mais brilho com a Banda de Pífanos de Caruaru
- São João do Ibura recebe lição de superação no ritmo do forró
- Forró de Reinivaldo Pinheiro agita Sítio Trindade
- Azabumba homenageia Genival Lacerda no Pátio
- Manifestações culturais do São João animam população do Ibura
- Gel e Seus Manos abrem a programação no Pátio de São Pedro
- Juventude e tradição democratizam palco do Sítio Trindade
- Prefeitura oferece atividades e serviços durante São João
- São João do Recife anuncia quadrilhas vencedoras
- Programação infantil colore tarde do Sítio Trindade
- Mombojó lota o Arraial da Tomazina em show onde sobrou emoção


Enviar    Imprimir