Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

TEATRO OFICINA REALIZA WORKSHOPS NO NASCEDOURO DE PEIXINHOS
08:15 Segunda-feira, 28 de Junho de 2010

Grupo paulista chega no próximo dia 1 com projeto financiado pelo MinC e patrocinado pela Prefeitura do Recife e Governo do Estado
 
O Teatro Oficina, grupo cinquentenário capitaneado por José Çelso Martinez, um dos principais diretores, atores, dramaturgos e encenadores brasileiros está chegando ao Recife. O motivo é a turnê do Dionisíacas em Viagem as oficinas Uzynas Uzonas, financiadas pelo Ministério da Cultura e que chega à capital pernambucana com o patrocínio da Prefeitura do Recife e do Governo do Estado.
 
As inscrições para as oficinas já podem ser feitas na Biblioteca do Nascedouro de Peixinhos, sempre das 9h às 12h e das 14h às 17h. São disponibilizadas apenas 40 vagas para cada uma das Uzynas e as inscrições podem ser feitas no Nascedouro ou por email (refinariapeixinhos@gmail.com.br), enviando a ficha que deve ser baixada no site da PCR.
 
O objetivo das Uzynas Uzonas, que traz ao Recife cerca de 60 integrantes do grupo, é aplicar um novo conceito de oficinas, transformadas em vivências artísticas. O ideia é intercambiar experiências, conhecimentos e sabedorias com os artistas de cada cidade, nas diversas áreas que fazem parte do jogo, q são direção e atuação, música, sonoplastia, iluminação, vídeo, arquitetura cênica e direção de arte, direção de cena, transmissão online e produção. Os participantes da oficina de direção, atuação e música serão também aproveitados nos coros dos quatro espetáculos encenados pela Cia Oficina no Recife: Taniko (07/07), Estrela Brazyleira a Vagar - Cacilda!! (08/07), Bacantes (09/07) e O Banquete (10/07).
 
De acordo com Myrian Brasileiro, assessora da Secretaria de Cultura do Recife, as Uzynas Uzonas serão realizadas nos dias 02, 03, 04, 05 e 11 de julho, sempre das 14h às 20h, na Refinaria Multicultural Nascedouro de Peixinhos. No dia 11 de julho a oficina será realizada às 15h, relacionando o jogo da Copa ao atuador de teatro estádio. Tanto os inscritos na oficina de direção/atuação/música quanto nas de montagem participarão das apresentações dos quatro espetáculos.
 
Ainda de acordo com Myrian, está sendo montando no Nascedouro de Peixinhos um Teatro de Estádio, uma instalação itinerante para a realização das oficinas. “É um espaço coberto, onde teremos capacidade para 2 mil pessoas, e a arquitetura segue o modelo de um teatro de arena. Como serão quatro espetáculos, teremos quatro cenários diferentes, executados dentro desta área, que tem acesso para cadeirantes”- explica.
 
HISTÓRICO - As Uzynas Uzonas tem parte teórica ministrada por integrantes da Cia de Teatro Oficina e por seu presidente, o diretor José Celso Martinez Corrêa. São oficinas de práticas conjuntas, ligadas a tudo que abrange o Teatro Total que vem sendo criado desde 1967, data histórica da estréia de “O Rei a Vela” de Oswald de Andrade, no Teatro Oficina. As oficinas fazem parte do Dionisíacas em Viagem, um projeto com apoio do Ministério da Cultura e manutenção da Cia Oficina pela Petrobras, e envolve a realização de oficinas e apresentações teatrais gratuitas.

AS OFICINAS
 
FIGURINO:
Os quatro espetáculos que serão apresentados: Taniko, O Banquete, As Bacantes e Cacilda!! terão seus figurinos montados nesta Oficina. A Figurinista irá orientar os alunos em cada peça utilizada, a fim de possuir um resultado prático e funcional ao término das aulas.
 
VIDEO/ TRANSMISSÃO ON LINE:
Estes trabalhos são para os interessados em Cinema Digital ligado às artes cênicas de atuação, e à Internet – Transmissão Direta dos espetáculos. O Diretor do Site do Oficina Uzyna Uzona, que fará as transmissões diretas dos espetáculos, trabalhará com os que quiserem atuar neste processo. Os candidatos destas oficinas Uzynas Uzonas  terão a iniciação na montagem das estruturas dos telões. Os interessados devem levar suas câmeras: domésticas, profissionais, celular e etc.
 
PRODUÇÃO E ADMINISTRAÇÃO:
Os interessados em Produção e Administração deste mega empreendimento, iniciar-se-ão pelos Produtores e Administradores da equipe.
 
DIREÇÃO DE CENA (TRAQUITANAS/CONTRA REGRAGEM/MAQUINÁRIO):
Os interessados em contra regragem serão iniciados pelos Diretores de Cena e terão acesso ao trabalho de contra regragem dos elementos descartáveis ou na reparação de objetos, assim como no jogo cênico, no futebol destas funções na cena do Teatro de Estádio.
 
SONOPLASTIA:
O Teatro Oficina é conhecido pela sua vivência audaciosa e inovadora em todos os sentidos do fazer arte. A oficina de sonoplastia permite que o candidato tenha a oportunidade de experimentar uma sonoplastia diferente e extremamente profissional em um espaço alternativo. Vários microfones e mais uma banda musical funcionam ao mesmo tempo. Magia? Não...Tecnologia!!! Confira.
 
ILUMINAÇÃO:
Esta Oficina terá uma associação direta com a Oficina de Vídeo e Transmissão. Serão trabalhadas as montagens dos refletores, a operação de luz e as mudanças específicas para cada espetáculo.
 
ATUAÇÃO/DIREÇÃO/ MÚSICA:
Esta área é o centro irradiador da ação estética e técnica dos espetáculos. Tem como base a Física-Anímica e a prática de trabalhos de corpo, visando a transformação da anatomia na desconstrução do corpo sedentário, careta, ou tipo “Malhação”, em busca do Corpo Elétrico–Corpo Atuador de jogador de Teatro. As pessoas inscritas nessa oficina participarão dos espetáculos a serem apresentados pelo teatro Oficina entre os dias 07 a 10 de julho no Teatro de Extádio.

CENOGRAFIA/ ARQUITETURA CÊNICA/ OBJETOS DE CENA:
Os interessados no que o teatro tradicional chama de cenografia, e nós de território ou arquitetura cênica, irão juntamente com os arquitetos que estão criando as estruturas do Teatro de Estádio e os criadores dos Objetos (Bolas do Jogo) Cênicos, participar de ensinamentos sobre a complexidade cênica de um novo Teatro de Estádio e de suas alegorias, objetos de cena, assim como do que influenciam visualmente nas “marcas” de divulgação dos espetáculos e nos libretos das óperas de Carnaval.

SERVIÇO:
 
UZYNAS UZONAS no RECIFE
Período: De 02 a 05 de julho de 2010, na Refinaria Multicultural Nascedouro de Peixinhos (Av. Brasília, s/n)
Inscrições: Até 29 de junho de 2010, na Biblioteca Nascedouro, sempre das 9h às 12h e das 14h às 17h ou através do email: refinariapeixinhos@gmail.com.br (baixar a ficha de inscrição no site da PCR)
Vagas: 40 vagas por oficina. Cada aluno deve se inscrever em apenas uma delas.
Valor: Gratuito
Mais informações: 3232-7779 // 3244-3325
 www.teatroficina.com.br

Matérias Relacionadas
- Mamulengos animam programação do Arraial Arsenal
- Crianças se despedem do São João do Sítio com programação infantil
- Arraial Tomazina vira festa junina ao som de muito rock
- São João continua ao som de muito rock no Bairro do Recife
- Rob Curto prova que a música não tem fronteiras
- A sanfona marota de Severo faz sucesso em show para grande público
- Dudu do Acordeon leva mix de ritmos pernambucanos ao Pátio
- Nascedouro de Peixinhos recebe programação do São João do Recife
- Arraial do Sítio Trindade ganha mais brilho com a Banda de Pífanos de Caruaru
- São João do Ibura recebe lição de superação no ritmo do forró
- Forró de Reinivaldo Pinheiro agita Sítio Trindade
- Azabumba homenageia Genival Lacerda no Pátio
- Manifestações culturais do São João animam população do Ibura
- Gel e Seus Manos abrem a programação no Pátio de São Pedro
- Juventude e tradição democratizam palco do Sítio Trindade
- Prefeitura oferece atividades e serviços durante São João
- São João do Recife anuncia quadrilhas vencedoras
- Programação infantil colore tarde do Sítio Trindade
- Mombojó lota o Arraial da Tomazina em show onde sobrou emoção
- Muito groove e curtição no show do versátil Jr. Black


Enviar    Imprimir