Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

BANDA SINFÔNICA ENCERRA PROGRAMAÇÃO JUNINA COM CONCERTO DEDICADO AOS RITMOS NORDESTINOS
00:00 Quinta-feira, 1 de Julho de 2010

No repertório, a Banda reuniu clássicos do forró e do baião de compositores populares e outros menos conhecidos do público

Por Juliano Muta


Fechando com chave de ouro a programação do São João do 2010, a Banda Sinfônica da Cidade do Recife (BSCR) apresentou um concerto especial no Teatro do Parque, na noite desta quarta-feira (30). Para aludir à ocasião, o maestro Nenéu Liberalquino preparou um repertório totalmente voltado para os festejos juninos, com composições populares menos ou mais conhecidas do público.

Dentre os compositores pouco difundidos entre o grande público, o programa apresentou Abertura Festiva, do paulista Hudson Nogueira e Baião de Lacan, do carioca Guinga, em parceria com Aldir Blanc. “Guinga é considerado hoje o mais importante compositor da MPB e alguns o comparam a Tom Jobim, apesar de eu o considerar mais rico em termos de harmonia”, comentou Nenéu. Mas o grande público que compareceu ao Teatro do Parque também foi contemplado com um bloco com músicas de Humberto Teixeira e Anastácia, os homenageados do São João deste ano, interpretados pela cantora Nena Queiroga.

O concerto contou, ainda, com a participação das bandolinistas Maíra e Moema Macêdo. Maestro Nenéu comentou sobre a numerosa plateia que prestigiou a apresentação. “A gente tem tido a satisfação de já há muito tempo ter um público assíduo, com media de 1000 pessoas por espetáculo. Um concerto como esse, que encerra o ciclo junino, além de trazer pessoas interessadas em ouvir o popular, também attrai atentos aos elementos sinfônicos”, afirmou.

Frequentadora assídua dos concertos da BSCR, a aposentada Maria Auxiliadora, 66 anos, aproveitou a oportunidade para sair com o marido, Rivaldo de Oliveira. Ela elogiou a iniciativa da Prefeitura de encerrar o ciclo junino com o concerto. “Sempre acompanho os concertos e achei maravilhosa essa ideia de fazer uma apresentação especial de São João”, comentou.

Assim como na Praça do Arsenal, onde foi realizado o show Recife Solidário, o concerto no Teatro do Parque foi ponto de coleta de donativos para os desabrigados do interior do Estado.

Matérias Relacionadas
- Começam nesta sexta workshops gratuitos do Teatro Oficina
- Saiba Mais
- Mamam inaugura exposição de Solon Ribeiro
- Noite dedicada à solidariedade no Arsenal da Marinha
- Bloco “Me Segura Se Não Eu Caio” realiza edição junina
- Mestres da sanfona animam Sítio Trindade
- A sanfona não parou
- Mais de três mil quadrilheiros invadem o Centro do Recife
- Comunidade de Brasília Teimosa e PCR mantêm tradição de Procissão de São Pedro
- SPA das Artes abre inscrições para bolsas e vem com novidades
- Banda Sinfônica faz concerto de São João
- Biblioteca de Afogados exibe O Segredo dos Animais
- PCR promove II forró do bloco “Me Segura Se Não Eu Caio”
- Barreto Júnior abre edital de ocupação de pautas
- PCR divulga vencedoras do Festival de Quadrilha
- Mostra Mosca fica até dia 1º no Memorial Chico Science
- Paulinho Leite e João Silva agitam forrozeiros no Sítio Trindade
- São João do Recife ainda não acabou
- Teatro Oficina realiza workshops no Nascedouro de Peixinhos
- Mamulengos animam programação do Arraial Arsenal


Enviar    Imprimir