Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

MAMAM INAUGURA EXPOSIÇÃO DE SOLON RIBEIRO
11:36 Quinta-feira, 1 de Julho de 2010

Acervo adquirido pelo Mamam apresenta fotos de Hélio Oiticica na década de 70

Por Jaciana Sobrinho


O Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães - Mamam, inaugura nesta quinta-feira (1), às 17h30, a exposição fotográfica Mitos Vadios, de Solon Ribeiro. A mostra é fruto do registro apaixonado da participação de Hélio Oiticica na ação Mitos Vadios, em 1978. Idealizada por Ivald Granato, a ação aconteceu em um estacionamento da Rua Augusta, no ano anterior à morte de Oiticica.

A inauguração contará com um bate-papo entre Solon Ribeiro e Paulo Bruscky, artistas que presenciaram as últimas ações de Hélio Oiticica no Brasil. Bruscky foi responsável pela vinda de Oiticica ao Recife, em 1978, onde o artista realizou ações com os seus Parangolés.

Solon Ribeiro - Formado em Comunicação e Arte pela L'ecole Superieure des Arts Décoratifs, em Paris, em 1990. Autor do livro Lambe-Lambe, Pequena História da Fotografia Popular, Solon Ribeiro, em suas atividades, busca mostrar a relação entre a fotografia, a cenografia, a instalação e a performance. Através de técnicas populares, como as utilizadas pelos fotógrafos lambe-lambe, desenvolveu uma máquina na qual ele próprio é a peça integrante do aparelho. Essa obra foi levada para Paris e teve grande aceitação. Expôs em várias cidades brasileiras entre elas, São Paulo, São Luís, João Pessoa e Fortaleza, além do exterior.

Paulo Bruscky - Possui uma obra marcadamente experimental, desde o início até hoje. É pioneiro, no Brasil, na arte xerográfica e postal. Realiza filmes, vídeos e vários livros de artista, além de organizar diversas exposições coletivas de artistas envolvidos com esse tipo de trabalho; a 1ª Exposição Internacional de Arte Postal, no Recife, em 1975; e Artedoors, a primeira exposição internacional de arte em outdoors nessa cidade, em 1981. Em 1976 organiza, junto com Daniel Santiago, a 2ª Exposição Internacional de Arte Postal, que é fechada pelos militares brasileiros. Esse tipo de perseguição e censura vigora em toda a América Latina até 1980, quando a arte postal volta a se fortalecer, ganhando em 1981 uma sala especial na 16ª Bienal Internacional de São Paulo, na qual Paulo Bruscky é um dos expositores. Nesse ano, recebe prêmio da Fundação Guggenheim, e passa a desenvolver suas pesquisas em Nova York e em Amsterdã. O artista possui importante coleção de livros de artistas, vídeos, envios postais e filmes, além de obras de sua autoria que nunca foram expostas. Esteve no Panorama da Arte Brasileira, MAM-SP, 2001 e 2005; na 26° Bienal de São Paulo, 2004.

Serviço:
Exposição Fotográfica Mitos Vadios | Hélio Oiticica, de Solon Ribeiro Bate-papo com Solon Ribeiro e Paulo Bruscky
Quando: Quinta-feira, 1º de julho de 2010, às 17h30
Onde: Espaço Aquário Oiticica – Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães - Rua da Rua da Aurora, 265 Boa Vista - Recife/PE (81) 3232.1694

Matérias Relacionadas
- Noite dedicada à solidariedade no Arsenal da Marinha
- Bloco “Me Segura Se Não Eu Caio” realiza edição junina
- Mestres da sanfona animam Sítio Trindade
- A sanfona não parou
- Mais de três mil quadrilheiros invadem o Centro do Recife
- Comunidade de Brasília Teimosa e PCR mantêm tradição de Procissão de São Pedro
- SPA das Artes abre inscrições para bolsas e vem com novidades
- Banda Sinfônica faz concerto de São João
- Biblioteca de Afogados exibe O Segredo dos Animais
- PCR promove II forró do bloco “Me Segura Se Não Eu Caio”
- Barreto Júnior abre edital de ocupação de pautas
- PCR divulga vencedoras do Festival de Quadrilha
- Mostra Mosca fica até dia 1º no Memorial Chico Science
- Paulinho Leite e João Silva agitam forrozeiros no Sítio Trindade
- São João do Recife ainda não acabou
- Teatro Oficina realiza workshops no Nascedouro de Peixinhos
- Mamulengos animam programação do Arraial Arsenal
- Crianças se despedem do São João do Sítio com programação infantil
- Arraial Tomazina vira festa junina ao som de muito rock
- São João continua ao som de muito rock no Bairro do Recife


Enviar    Imprimir