Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

OFICINAS PARCEIRAS DO PROGRAMA MULTICULTURAL TERMINAM COM EXPOSIÇÃO NA FÁBRICA TACARUNA
00:00 Segunda-feira, 5 de Julho de 2010

Projeto promoveu o resgate histórico das comunidades próximas ao local e a interação entre os jovens moradores

Os resultados das Oficinas Cidadãs, realizadas na antiga Fábrica Tacaruna, foram apresentados ao público na manhã deste sábado (3). Entre os dias 24 maio e 18 de junho, 130 jovens, dos 15 aos 24 anos, frequentaram gratuitamente 42h/aulas de oficinas integradas, que tinham como objetivo o resgate histórico da formação das comunidades das cercanias da Fábrica Tacaruna.

A Fábrica Tacaruna vai entrar em reforma para abrigar o Centro de Cidadania Padre Henrique, um equipamento do Governo do Estado destinado à formação da juventude em diversas linguagens culturais. O projeto Oficinas Cidadãs foi criado para promover a aproximação dos moradores do entorno entre si e com a criação do centro, além de realizar um levantamento das expectativas das comunidades em relação ao equipamento que ocupará o local.

De acordo com critérios de assiduidade e aproveitamento da aprendizagem, os 96 alunos aprovados puderam expor os produtos desse trabalho, que teve como temática principal as práticas culturais do cotidiano nas comunidades da Ilha do Chié, Campo Grande, Santa Terezinha, Ilha do Joaneiro e Santo Amaro (RPAs 1 e 2).

Os resultados
Divididos em quatro turmas para a aprendizagem de técnicas nas áreas de Memória, Fotografia, Produção de Vídeo e Fanzine, jovens de comunidades em constante disputa puderam se harmonizar entre si para a construção coletiva de um jornal, uma mostra fotográfica, quatro vídeos e dezenas de fanzines, publicação simples realizada com cópias em xerox. Durante os exercícios, houve oportunidades para ver o espaço vivido com o olhar do estrangeiro, flagrar retratos e trocar experiências.

A pesquisa realizada pelos alunos da oficina de Memória partiu do passado das pessoas e da formação das comunidades, passou pela história da Fábrica e das mudanças no meio ambiente até chegar ao mapeamento das atividades realizadas na atualidade. Os resultados foram a redação do “Jornal da Memória” e uma faixa com dez metros, apresentando as atividades esportivas, religiosas e de assistência social mapeadas.

Os resultados da oficina de Fotografia foram apresentados impressos e em slides. As imagens foram produzidas pelos alunos com câmeras simples automáticas, usando filmes com sensibilidades diversas. Os alunos também puderam usar suas próprias câmeras digitais e de celular. Nas fotos, brincam com grafismos, mostram a arquitetura da antiga Fábrica Tacaruna, cenas da precariedade da vida nas comunidades de baixa renda, e a alegria de viver estampada nos rostos de crianças e adultos.

Na oficina de vídeo, os aprendizes foram além da prática em técnicas de filmagem e edição. Nos quatro vídeos finalizados pela turma, foram revelados talentos em atuação e entrevista. Conteúdos de efeitos especiais e maquiagem também foram abordados, o que abriu espaço para a brincadeira. “Uma das garotas saiu da aula maquiada como se houvesse uma ferida no pescoço, que de tão real, assustou um pouco”, disse o educador Marlom Meirelles.

Jaqueline Francisca de Oliveira cursou a oficina de Fanzine. Ela conta como teve de caminhar pela comunidade, realizar pesquisas na internet e conversar com muitas pessoas para construir o seu impresso. “Eu aprendi várias técnicas com papel: recortes, colagens e reciclagem de materiais como revistas antigas e papelão. Mas o principal foi que também aprendi muito sobre a comunidade”, avalia Jaqueline.

As parcerias
O projeto das Oficinas Cidadãs foi viabilizado por meio da articulação entre poder público, terceiro setor e iniciativa privada. O convênio com o Centro de Cultura Luiz Freire enriqueceu as possibilidades de realização da parceria entre a Secretaria Especial de Juventude e Emprego, do Governo do Estado; e o Programa Multicultural, da Fundação de Cultura Cidade do Recife.

A iniciativa privada possibilitou a distribuição de lanches, a melhoria da segurança para os jovens e a distribuição de brindes. Participaram do projeto: Tacaruna Social, Tupan, Água Mineral Santa Clara, Liserve Vigilância, Mirabilândia, Espaço Ciência, Pilar e São Mateus.

Matérias Relacionadas
- Atores do Teatro Oficina se apresentam na Terça Negra
- Atrás das Linhas Inimigas em exibição na Biblioteca de Casa Amarela
- Apolo-Hermilo abre inscrições para Performances e Construção Comunitária
- Cia. de Teatro Oficina encena quatro montagens no Nascedouro de Peixinhos
- Sai pra lá videogame: Murillo La Greca tem oficinas de férias
- Oficinas parceiras do Multicultural terminam com exposição na Fábrica Tacaruna
- A Roda leva toda sua versatilidade ao Pátio Sonoro nesta sexta
- Começam nesta sexta workshops gratuitos do Teatro Oficina
- Saiba Mais
- Banda Sinfônica encerra programação junina com concerto dedicado aos ritmos nordestinos
- Mamam inaugura exposição de Solon Ribeiro
- Noite dedicada à solidariedade no Arsenal da Marinha
- Bloco “Me Segura Se Não Eu Caio” realiza edição junina
- Mestres da sanfona animam Sítio Trindade
- A sanfona não parou
- Mais de três mil quadrilheiros invadem o Centro do Recife
- Comunidade de Brasília Teimosa e PCR mantêm tradição de Procissão de São Pedro
- SPA das Artes abre inscrições para bolsas e vem com novidades
- Banda Sinfônica faz concerto de São João
- Biblioteca de Afogados exibe O Segredo dos Animais


Enviar    Imprimir