Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

CRIANÇAS DE BRASÍLIA TEIMOSA APRENDEM BRINCANDO A CUIDAR DA SAÚDE BUCAL
00:00 Quarta-feira, 7 de Julho de 2010

Por Clara Albuquerque

A comunidade de Brasília Teimosa recebeu, na manhã desta terça-feira (07), orientações sobre boas práticas de higiene bucal. Mais de 50 crianças participaram da atividade promovida pela Prefeitura do Recife. A ação destacou a educação como forma de prevenção contra as doenças bucais.

Profissionais do PSF Djalma de Holanda Cavalcante e as odontólogas Luciana Avelina e Renata Paranhos idealizaram o evento, que contou com palestras e oficinas, entre outras atividades. “Além da socialização, que é muito importante, as crianças poderão praticar em casa a utilização correta da escovação e as técnicas de acondicionamento das escovas de dente”, explicou Luciana.

Ao longo da manhã, o evento também reforçou a importância da reciclagem. A criançada aprendeu a produzir porta-escovas a partir de garrafas pet e a fazer um fio dental alternativo com fibra de ráfia branca – a mesma utilizada em mamãe-sacode e sacos para transporte de frutas e verduras. Antes do manuseio, o material usado foi esterilizado.

Envolvidos com o assunto, meninos e meninas com idade entre seis e 12 anos prestavam atenção nas orientações e queriam aprender rápido como confeccionar o fio dental e o suporte para escovas de dente. As peças foram ornamentadas com aplicações em E.V.A. “Acho legal porque fica mais fácil aprender brincando”, afirma a estudante Ana Vitória Souza, 10 anos.

Grávida de nove meses, Geise Silva, 22, fez questão de assistir às palestras ao lado da outra filha, de 5 anos. “Às vezes, tenho dificuldade para ensiná-la a escovar os dentes porque ela é muito sapeca. Achei muito interessantes as dicas das dentistas e, com certeza, vou praticar em casa”, afirma. Com quatro anos de idade, Vinícius Silva traduziu em movimento o que aprendeu na palestra: mostrando os dentes, fez um gesto indicando a escovação, comprovando que prestou atenção ao que foi dito pelas odontólogas.

Os palestrantes também deram orientações sobre a higiene adequada dos dentes, necessidade da aplicação de flúor e dieta que não facilite a criação de cáries, com frutas e verduras. Eles ainda falaram sobre a escovação correta, principalmente após as refeições e, mais ainda, quando houver o consumo de açúcar.

A mobilização foi finalizada com um lanche coletivo seguido por escovação supervisionada e aplicação de flúor. Os participantes receberam brindes do evento e kits odontológicos contendo escova e creme dental. Eles ainda levaram para casa as peças produzidas na oficina.

Onze pessoas da Secretaria Municipal de Saúde estiveram envolvidas na ação, entre dentistas, agentes comunitários de saúde, assistentes de saúde bucal e técnicos de enfermagem. A expectativa é que, num próximo encontro, o foco do evento seja nos pais e responsáveis pela criançada.


Como fazer

Fio dental de ráfia branca – Para confeccionar o produto é necessário deixar o saco de molho em água sanitária e sabão neutro durante meia hora. Depois de escorrer, colocar a peça em água fervente por mais 30 minutos. Encerrado o período, esperar a secagem e recortar o saco em pedaços de 20cm. Por fim, desfiar a fibra e guardar os fios em recipientes limpos.

Porta-escova – Cortar uma garrafa pet de um ou dois litros em um comprimento pouco maior que o de uma escova de dente. No fundo, fazer furos para encaixe das escovas. A parte superior da garrafa servirá como tampa de proteção. A ornamentação fica a critério do usuário.

Matérias Relacionadas
- Criançada aprende a confeccionar itens de higiene dental com material reciclado
- Mutirão da Saúde leva informações sobre a dengue ao Vasco da Gama
- PCR e Correios combatem a dengue levando informações aos recifenses
- Saúde recebe reforço de agentes comunitários no combate à dengue
- Mutirão recolhe animais soltos nas ruas de Barreiros
- CPTRA comemora 20 anos de fundação com grande festa junina
- Combate à dengue no Recife é intensificado com adesão dos Correios
- PCR participa de ação de captura de animais em Palmares
- Saúde recebe reforço de agentes comunitários no combate à dengue
- Campanha 100 anos de Diagnóstico da Doença Falciforme é lançada no Recife
- CPTRA comemora 20 anos de existência com festa junina
- Saúde firma parceria com os Correios e intensifica o combate à dengue
- Samu Recife reforça equipes de resgate à desabrigados na Zona da Mata Sul
- Saúde capacita pastores da I Igreja Batista do Recife
- Saúde monitora presença do Aedes aegypti com instalação de armadilhas
- Saúde e Igreja dos Santos dos Últimos Dias combatem a dengue no Recife
- Igreja Católica recebe informações sobre cuidado com a dengue
- Academia da Cidade promove arraial no Coque
- Técnicos da Secretaria de Saúde caminham para combater a dengue
- Saúde realiza caminhada de combate à dengue na Imbiribeira e Ipsep


Enviar    Imprimir